Sinais que o corpo dá quando a ingestão de proteínas é baixa

Sinais que o corpo dá quando há falta de proteína

Será que você está consumindo proteínas na quantidade certa, conforme as necessidades do seu corpo? Se você sente dor muscular, fadiga e sofre com queda de cabelo, pode ser um sinal de que as proteínas não estão sendo suficientes. Saiba aqui quais os sinais que o corpo dá quando há falta de proteína e cuide-se!

Não consumir proteínas o suficiente é prejudicial?

Proteínas são encontradas em alimentos de origem animal e vegetal e são fundamentais para que nosso corpo funcione corretamente. Esse é um componente que ajuda na perda de peso, já que afasta o desejo de consumo de alimentos calóricos, assim como também colabora para que o indivíduo ganhe massa magra.

Muitas pessoas querem emagrecer e para isso fazem dieta para conseguir chegar ao peso ideal, evitando o consumo de muitos alimentos. Por não seguir uma dieta prescrita por um profissional, acaba consumindo poucas proteínas e a sua falta pode causar diversos problemas.

Por isso, passar por um nutricionista é essencial para uma avaliação e acompanhamento. Mas por que muitos insistem em fazer sua própria dieta? As respostas podem ser diversas, como a falta de tempo para ir à consulta, não ter um plano de saúde, tendo que depender do atendimento público demorado ou outros motivos.

Os problemas acabam surgindo, como a queda de cabelos, fadiga e baixa imunidade. Isso ocorre porque as dietas baixas em calorias podem levar o indivíduo a um déficit proteico. Conforme um estudo realizado recentemente, perder cabelo em uma velocidade igual ao ganho de rugas, sentir dor muscular constantemente e se sentir super cansado, são alguns dos sinais de falta de proteína.

É importante saber que nossos ligamentos, cartilagens, unhas, cabelos, músculos e pele são, praticamente, compostos de proteína. Ela é constituída por meio de cadeias de aminoácidos. Entre as fundamentais para o nosso corpo, está a hemoglobina, enzimas, os anticorpos e alguns hormônios. Com isso, as cadeias de aminoácidos, que são blocos responsáveis pela formação das proteínas, se tornam essenciais para o sistema imunológico, a reparação dos tecidos e também para a oxigenação do corpo.

Sinais que o corpo dá quando há falta de proteína

  1. Fraqueza do couro cabeludo, unhas e pele

O couro cabeludo tem folículos que são feitos de proteína e elas são responsáveis pelo crescimento saudável dos fios. Quando essas moléculas são poucas, o que ocorre em pessoas que consomem baixo teor proteico, o couro cabeludo enfraquece e é por isso que os fios crescem devagar. Se o caso é extremo, os fios podem até cair em quantidades maiores que o normal.

Esse é o mesmo caso da pele e unhas, já que precisam das proteínas para se regenerar. A pele, por exemplo, se tiver níveis baixos de colágeno, queratina e elastina, que são as proteínas essenciais, irá ficar mais fina e as rugas aparecerão.

  1. Fadiga

A dieta pobre em calorias, consequentemente em proteínas, faz com que a pessoa fique sem energia suficiente. Nosso corpo precisa consumir um mínimo de proteínas todos os dias para funcionar corretamente, ou seja, cerca de 0,8 grama por quilo de peso.

  1. Gases

Problemas digestivos também são sinais da falta de proteínas que nosso corpo dá e eles são constipação e gases. Isso ocorre porque os aminoácidos das proteínas são essenciais para a boa digestão.

  1. Perda de massa muscular

A redução da massa muscular pode dificultar as atividades físicas, o que pode até causar câimbras. Nosso corpo mostra que não consumimos proteínas suficientes com a redução de massa muscular.

  1. Imunidade baixa

As proteínas têm, entre suas funções, apoiar o sistema imunológico e em uma dieta baixa em proteínas, o indivíduo tende a ficar exposto a doenças, principalmente resfriados e infecções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *