Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico

Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológicoExistem alimentos que podem ajudar e muito nosso sistema imunológico, ajudando manter o organismo menos instável e vulnerável às alterações do tempo. Dessa maneira, consumindo os alimentos corretos, você diminui bastante as chances de ser surpreendido com um mal estar advindo de mudanças abrutas, como, por exemplo, passar por uma manhã e uma tarde extremamente, quente e sufocante e, inesperadamente, se deparar com uma frente fria fora de época – que pode surgir em virtude de determinados fenômenos climáticos. Abaixo, confira alguns alimentos aptos a fortalecer o seu organismo e deixá-lo preparado para vivenciar qualquer adversidade, independentemente, da estação do ano.

Alimentos para melhorar o sistema imunológico

O alho
Seu odor e sabor são insuportáveis para muitas pessoas, que sentem uma profunda aversão ao seu consumo. Entretanto, devido às suas elevadas concentrações de substâncias como selênio e zinco, o alho é um dos componentes mais vitais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Tradicional na culinária brasileira e de diversos outros pratos estrangeiros, o alho quase sempre está presente, o que facilita a sua ingestão diária.

A cebola
Tão comum quanto o alho, a cebola também é consumida quase todos os dias pela imensa maioria das pessoas. No caso, o destaque fica para a substância que leva o nome de quercitina, responsável por potencializar as ações imunológicas do corpo e reduzir o poder de ação de certos vírus. Além de ser utilizada para refogar uma infinidade de pratos, a cebola também pode e deve ser consumida em sua forma crua através de sua adição em saladas. Outra opção é a cebola em conserva.

O gengibre
Sempre presente quando o assunto é alimentação saudável, além de uma variedade de outros benefícios, o gengibre também detém ação bactericida. Sua ingestão é bem variada e pode ser incluso até nos sucos naturais ou em chás.

As frutas cítricas
O poder da vitamina C pode ser, facilmente, encontrado em frutas como kiwi, morango, acerola, laranja e limão. Além disso, essas frutas também contribuem para os processos anti-inflamatórios das células e são muito ricas em outras substâncias, tais como flavonoides, antioxidantes e fibras. Além de colaborar para que o organismo tenha um sistema imunológico mais eficaz, as frutas cítricas ajudam a prevenir doenças graves como as ligadas ao coração e o câncer.

O iogurte natural
Já é sabido que o iogurte natural possui altas doses de lactobacilos dotados de propriedades probióticas. Mas, além de atuarem na regulação do intestino, esses elementos também ajudam a tornar o organismo mais imune.

Os vegetais
A intensificação da resistência corporal ao surgimento de infecções está, diretamente, ligada ao consumo de vegetais verde-escuros, tais como o espinafre, a couve de Bruxelas, o brócolis, a couve e a rúcula. Todos estes alimentos são ricos em vitaminas B6, B12 e A, além de conterem elevadas concentrações de ácido fólico. Enquanto as primeiras substâncias atuam no revigoramento das células que compõem o sistema imunológico, o que por sua vez culmina em um número muito pequeno de processos infecciosos, o ácido fólico é um nutriente importante para a formação dos glóbulos brancos, agentes diretos da defesa do corpo e que controlam a entrada de elementos estranhos ou nocivos ao organismo.

O cogumelo shitake
Devido à grande concentração da substância lentinana, a imunidade corporal é intensificada devido ao aumento da produção de células protetoras – linfócitos e macrófagos. Para ter um organismo bem fortalecido, os nutricionistas recomendam doses diárias de 100 gramas do cogumelo shitake, muito usado em diversos pratos da gastronomia japonesa.

A batata yacon
Segundo os nutricionistas, intestino regular é sinônimo de sistema imunológico mais consolidado. A Batata yacon é uma excelente fonte de frutooligossacarídeos, fundamental para que as funções intestinais ocorram com toda a fluidez necessária a um organismo saudável.

Veja também:
Alimentos que previnem o Mal de Alzheimer
ALIMENTOS QUE TURBINAM SUA IMUNIDADE
SISTEMA IMUNITÁRIO

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE