Importância da água: saiba mais sobre seus benefícios 1


Quando se fala em alimentação saudável, muitos alimentos vêm a mente. Mas, talvez, um dos principais seja esquecido ou não receba a devida atenção: A importância da água. O problema é que, pelo fato de essa substância estar presente em quase todos os alimentos, marcando presença até em bebidas alcoólicas, como a cerveja, e em refrigerantes, muitas pessoas deduzem que consomem grandes quantidades de água, o que quase nunca é verdade. Isso porque a ingestão de água como mero componente de uma fórmula, agregada a determinadas substâncias nem tão saudáveis, compromete todo o benefício que ela pode trazer ao organismo.

Conheça a importância da água e saiba mais sobre os benefícios de se bebê-la em sua forma pura.

Importância da águaEquilíbrio corporal e ajuda na busca pelo emagrecimento
Muitos não observam a importância da água. Sem água, pode-se dizer que o organismo nunca será equilibrado. Quem afirma isso são os nutricionistas. Segundo estes, o consumo regular de água propicia a supressão de diversas toxinas que produzem danos ao organismo. Com o consumo diário da quantidade de 2 litros, você poderá eliminá-las, de modo eficaz, seja através da urina ou das fezes. Além disso, beber água contribui para elevar a sensação de saciedade. Quando estiver com fome, os especialistas recomendam, antes de partir para algo sólido, beber um copo de água. Com isso, a saciedade será maior e, com certeza, a refeição será mais controlada, como deve ser, diariamente, ou seja, sem exageros.

Redução de inchaço e retenção de líquidos
O grande causador do inchaço é a presença excessiva de sódio no organismo. Quem tem o hábito de beber água em intervalos regulares no decorrer do dia consegue diluir grande parte desse excesso. Além disso, a água auxilia na diminuição da celulite, transtorno que atrapalha a vida de muitas mulheres. Mas, para obter bons resultados, os famosos 2 litros de água por dia são essenciais. Para aquelas pessoas que têm dificuldade para ingerir grandes doses de água devido à ausência de sabor, os nutricionistas orientam a aromatizá-la durante a noite. Isso pode ser efetuado por meio da adição de folhas de laranjeira, limão cortado em rodelas ou folhas de hortelã. Coloque alguns desses itens em uma jarra leve à geladeira e deixe. No dia seguinte, a água apresentará um sabor leve, mas talvez suficiente para que sirva de estímulo ao seu consumo.

Melhora do humor e precaução contra eventuais problemas de saúde
Um dos grandes equívocos cometidos pela maioria das pessoas é beber água apenas quando se está com sede. Na verdade, a sensação de sede é um alerta do organismo para uma desidratação iminente. Quando isso se torna rotina, o corpo pode estar fadado a passar por algumas complicações, tais como dores de cabeça constantes, diarreia, febre e náuseas. Se você têm tido alguns desses sintomas com frequência, talvez a raiz de todos os seus problemas esteja na simples falta de água ou, no caso, da quantidade ideal para que o corpo consiga realizar todas as suas funções de forma adequada.
Não bastassem os problemas físicos que a ausência de água pode trazer ao organismo, uma desidratação, aparentemente, inofensiva também pode ser um dos motivos para as alterações de humor. De acordo com pesquisa concluída há pouco tempo, 1% de desidratação é mais do que suficiente para o humor seja afetado, elevando, consideravelmente, os índices de irascibilidade.

Melhora da atividade dos rins
O consumo parco e negligente de água, cedo ou tarde, pode fazer com que os elementos causadores da petrificação nos rins fiquem “livres” para agir. Já existem dezenas de pesquisas sobre  a importância da água. Uma das conclusões de todas elas é que, mesmo os pacientes que já tiveram grandes transtornos no passado devido à presença de cálculos renais conseguiram reduzir o seu desenvolvimento em cerca de 60%.

Veja também alguns benefícios que a água pura pode proporcionar ao seu corpo < Dr. Lair Ribeiro>.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Importância da água: saiba mais sobre seus benefícios

  • Pingback: Saúde em alta