A verdade sobre os alimentos termogênicos 1


Há muita preocupação em emagrecer e na grande parte das vezes nos deixamos levar pelo que a maioria anda dizendo; “dizem que alimentos termogênicos emagrecem então vamos consumi-los logo, certo”?! Mas, será que realmente emagrecem? Ou apenas ajudam no emagrecimento?

A verdade sobre os alimentos termogênicosNão temos uma única resposta para essa pergunta então vamos encarar o desvendar por partes. Vamos seguir a lógica de que sozinho, alimento nenhum nos fará emagrecer, logo, os termogênicos não são exceção à regra. Unidos com as atividades físicas e outros alimentos, sim, ele pode ajudar no processo de emagrecimento. Mas, afinal de contas, o que fazem os alimentos termogênicos, para que servem? São alimentos capazes de acelerar nosso metabolismo proporcionando a queima de gordura e o gasto calórico, por provocarem o aumento da temperatura interna do nosso corpo. É possível encontrar termogênicos em forma de suplementos ou nos próprios alimentos. O mais indicado é consumi-los como alimentos, pois são fáceis de serem encontrados e não possuem custo muito alto.

Entre os alimentos termogênicos mais conhecidos estão:

Gengibre
● Canela
● Pimenta vermelha
Chás (verde, branco, carqueja, cavalinha).
● Curry
● Cafeína
● Guaraná em pó

Os alimentos termogênicos devem ser ingeridos preferencialmente antes das atividades físicas, com no mínimo 30 minutos de antecedência, para que auxiliem o organismo durante os exercícios queimando gordura e fornecendo mais energia. A quantidade para cada alimento é um fator variante já que o corpo de cada um funciona de forma diferente, entretanto há os padrões de consumo.

“O chá verde, por exemplo, deve ser ingerido de 4 a 6 xícaras por dia”.
É preciso estar atento para não abusar da ingestão de alimentos termogênicos, pois o alto consumo pode prejudicar as noites de sono impossibilitando o descanso. Tenha cuidado para não tornar esse aliado em indesejado inimigo. Gestantes, hipertensos e hipotensos devem ter atenção redobrada e se possível consultar um profissional qualificado, para que o mesmo possa avaliar a ingestão desses alimentos.

Muitas pessoas relatam que só obtiveram resultados satisfatórios na academia quando ingeriam suplementos ou alimentos termogênicos e quando não ingeriam percebiam a existência de grande diferença nas atividades. A melhora nos resultados segundo muitos praticantes de exercícios físicos, se deve à ingestão da Cafeína e do Guaraná em pó que agem como estimulantes no nosso organismo propiciando maior liberação de energia.

O que podemos concluir com tudo isso?
Ingerir esse tipo de alimento certamente te ajudará de alguma forma, parte de tudo que comemos permanece no nosso organismo em diferentes formas, seja vitamina, gordura, energia e etc…
Com os termogênicos não será diferente. Alimente-se bem, pratique exercícios físicos e insira alguns desses elementos no seu dia a dia, e, aproveite os resultados.

P.S. Não se esqueça de beber muita água gelada para hidratar bem o corpo e se refrescar, recentemente foi constatado que a água gelada está entre os excelentes termogênicos e que auxilia em muito no gasto calórico; muitos benefícios para um único item que pode ser consumido à vontade e encontrado de forma tão fácil. Mantenha sempre sua garrafinha de água por perto!

Veja Também:
Alimentos termogênicos e o metabolismo
Veja as reações adversas do chá de gengibre

Receita de conserva de gengibre – para artrite, colesterol e reduzir medidas


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “A verdade sobre os alimentos termogênicos