Infiltração no joelho com ácido hialurônico: o que é?

A osteoartrite do joelho é uma das patologias articulares mais frequentes e progressivas do sistema musculoesquelético, caracterizada pela perda de cartilagem dessa articulação associada à inflamação. Uma ajuda ideal para isso é a infiltração no joelho com ácido hialurônico.

Os sintomas mais comuns são: dor no joelho e limitação funcional, o que pode levar à incapacidade, diminuição da qualidade de vida ou levar à substituição articular, como é o caso da prótese do joelho.

Em pacientes com osteoartrite do joelho e outras lesões, como a lesão LCA, tanto a cartilagem quanto a bainha sinovial que a protege são afetadas; o ácido hialurônico atua criando um filme ao redor da articulação, proporcionando à membrana sinovial um ácido de alto peso molecular com grande poder viscoelástico, o que é deficiente nesse tipo de patologia e, portanto, diminuindo os sintomas.

O principal objetivo da infiltração no joelho com ácido hialurônico é impedir a deterioração dessa cartilagem, algo que provou ser muito eficaz no nível terapêutico.

O que é ácido hialurônico?

Cada um de nós tem cerca de 15 gramas de ácido hialurônico em nosso corpo. É uma substância com uma textura viscosa, composta de grandes moléculas, que abundam nos olhos, pele e articulações.

Dadas as suas propriedades, este elemento atua como lubrificante e enchimento nas articulações, e é por isso que é benéfico para o tratamento da artrite do joelho e outras articulações e ligamentos. 

Os benefícios para o paciente com artrite são evidentes, já que o tratamento permite que ele se mova sem dor e atrito.

O que é infiltração no joelho com ácido hialurônico?

No campo da medicina regenerativa, encontramos uma das técnicas mais eficazes e populares hoje em dia: infiltração no joelho com ácido hialurônico. 

Especificamente, os mais comuns geralmente ocorrem no joelho porque é uma das principais articulações na grande maioria das disciplinas esportivas. Mas, em qualquer caso, elas também são comuns em outras articulações, como ombro, tornozelo, quadril e até mesmo outras pequenas articulações da mão.

O ácido hialurônico é uma substância encontrada naturalmente em nosso corpo. Especificamente, sua função é fornecer elasticidade a tecidos como cartilagem, pele e também articulações, para os quais permite a lubrificação necessária para que eles possam realizar os movimentos sem qualquer dor.

O problema mais comum é que, com a idade, os níveis de ácido hialurônico diminuem e começamos a sofrer de uma maior falta de elasticidade e podemos encontrar sofrimento ou desconforto ao realizar os movimentos de nossas articulações. 

Precisamente, com infiltrações de ácido hialurônico, o que estamos procurando é minimizar o atrito, aumentando a lubrificação do joelho ou da articulação correspondente.

Como ocorre a infiltração no joelho com ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é aplicado por um médico ortopedista via injeção intra-articular, para isso, é usada uma seringa fina com a qual esta substância é injetada na articulação. A primeira vez pode surpreender a sensação da agulha no joelho, mas não é mais irritante do que a punção de um exame de sangue.

A aplicação de ácido hialurônico permite que o paciente experimente uma rápida melhora nos sintomas, especialmente a dor associada à artrite. 

Dentro de 24 horas, o paciente começa a notar diferenças e seus efeitos benéficos podem durar mais de seis meses. Durante esse período, a dor associada à artrite do joelho desaparecerá ou será bastante reduzida.

Quanto tempo leva para a infiltração de ácido hialurônico entrar em vigor?

O ácido hialurônico torna mais fácil para o paciente obter uma rápida melhora no tratamento de sua dor nas articulações, uma vez que a melhora geralmente começa a ser experimentada entre 24 e 48 horas após sua aplicação. 

Embora sua duração dependa de problemas como o tipo específico de problema, seus efeitos geralmente duram até 6 meses.

Quanto ao número de infiltrações, o especialista pode considerar necessário submeter o paciente a várias delas para reduzir ou eliminar a dor no joelho (geralmente de 1 a 3 injeções de ácido hialurônico por ano). 

Além disso, pode tornar conveniente complementar este tratamento com outras recomendações, como controle de peso ou exercício moderado na articulação.

Além da infiltração no joelho com ácido hialurônico, os profissionais médicos podem considerar outros tratamentos eficazes contra a dor nas articulações devido à osteoartrite, como infiltração de corticosteroides ou infiltração de Plasma Rico em Plaquetas (PRP). 

Benefícios do ácido hialurônico nas articulações

Para finalizar esse artigo, aqui estão alguns benefícios do ácido hialurônico nas articulações:

  • Atua como um lubrificante entre os ossos que compõem a articulação.
  • Acelera a regeneração dos tecidos graças às suas propriedades hidratantes.
  • Promove a produção de colágeno natural no corpo.
  • Causa efeito analgésico ajudando a acalmar a dor nas articulações.
  • Protege, nutre e recupera o líquido sinovial encontrado nas articulações. É importante, pois diminui o atrito na cartilagem na flexoextensão articular.
  • Fornece elasticidade e flexibilidade articular.

Em suma, os benefícios associados a este método de tratamento são evidentes. 

Conclusão

Sem dúvida alguma, esse é um método que tem se mostrado muito eficaz. Contudo, lembre-se que é altamente recomendado que você busque a opinão de ortopedistas especialistas em joelho para determinar qual o melhor tratamento.