Importância de uma alimentação saudável: 5 dicas para melhorar a digestão

A importância de ter uma alimentação saudável é que você pode ter uma dieta bem balanceada, mas é possível não absorver todos os nutrientes essenciais de sua refeição. Apenas comer bem não significa que você está obtendo todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo.

A absorção de alimentos pelo sistema digestivo desempenha um papel igualmente essencial nisso. Somente quando o alimento que você ingere é digerido corretamente, seu cólon pode absorver nutrientes dele e fazer com que eles circulem por diferentes partes do corpo para serem usados ​​pelos órgãos. 

Além disso, a má digestão também pode levar a sintomas digestivos ocasionais, como dores de estômago, gases, azia, náuseas, prisão de ventre ou diarreia. Aqui estão 5 maneiras testadas de melhorar seu processo de digestão com a importância de uma alimentação saudável

Importância de uma alimentação saudável 01: coma uma refeição quente

Certifique-se de que a refeição esteja quente, independentemente da hora em que a comer. Alimentos quentes e recém-cozidos são digeridos facilmente pelo corpo. 

Ter comida fria ou algo direto da geladeira pode diminuir sua energia digestível, também conhecida como Agni. Isso pode diminuir a taxa de digestão dos alimentos no corpo, tornando-o propenso a distúrbios digestivos.

Importância de uma alimentação saudável 02: coma quando estiver com fome

Nunca se force a fazer uma refeição ou lanche se não estiver com fome. Na verdade, é essencial fazer três refeições regulares e dois lanches por semana, mas comer forçado não ajuda muito. 

Tente seguir uma programação, assim você sentirá fome automaticamente no mesmo horário todos os dias. Além disso, não encha o prato com todos os tipos de alimentos. 

Sirva de acordo com o seu nível de fome. Isso evitaria os episódios de comer demais e seu corpo teria tempo para digerir os alimentos adequadamente.

Importância de uma alimentação saudável 03: mastigue bem a comida

O processo de digestão começa na boca. Nossos dentes quebram a comida em pedaços menores, tornando mais fácil para a enzima digestiva quebrá-la ainda mais. 

A má mastigação está associada à baixa absorção de nutrientes. Mastigar também ajuda a reduzir os níveis de estresse e melhorar a digestão. Portanto, vá devagar enquanto faz sua refeição e mastigue a comida corretamente.

Importância de uma alimentação saudável 04: não coma alimentos incompatíveis

Além da importância de uma alimentação saudável, também é importante ter cuidado ao combinar os grupos certos de alimentos entre si. Comer alimentos incompatíveis como leite com frutas ou vegetais, feijão com ovos ou frutas também pode perturbar sua saúde digestiva.

Alimentos em pares incorretos podem aumentar o risco de indigestão. Por outro lado, o emparelhamento correto dos alimentos também pode acelerar o processo de digestão.

Importância de uma alimentação saudável 05: fique hidratado

A água desempenha várias funções em nosso corpo e a mais comum é a digestão dos alimentos. A baixa ingestão de líquidos pode causar prisão de ventre e outros problemas de saúde, como dores de cabeça e pedras nos rins. 

A desidratação também pode fazer você se sentir faminto e comer demais. Portanto, certifique-se de beber bastante líquido em um dia. Isso inclui água, sucos naturais e chás de ervas.

Conclusão:

A importância de ter uma alimentação saudável e imprescritível e junto com essas dicas de como fazer essas refeições solucionará os problemas relacionados com o sistema digestivo. 

E caso queira saber mais, a revista mais saúde disponibiliza vários artigos que abordam assuntos sobre uma alimentação mais saudável. 

Leia também o conteúdo complementar sobre dietas hospitalares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *