5 formas de melhorar a qualidade do sono

A falta de sono pode trazer várias consequências negativas para a sua saúde, como: acumula proteína ligada ao Alzheimer no cérebro; mais riscos de sofrer acidente; aumenta as chances de sofrer com hipertensão, infarto e AVC; ganho de peso; impacta no aumento das brigas com parceiros e familiares; aumenta risco de morte prematura, entre outros.

Para evitar esses tipos de problemas, listamos algumas formas de melhorar a qualidade do sono. Então, não perca mais tempo. Continue lendo este artigo e durma bem hoje mesmo.

1- Mantenha hábitos saudáveis

Criar hábitos é essencial para a sua rotina. Quem está de home-office neste período deve estabelecer um horário para trabalho e outros momentos para executar atividades, como tarefas domésticas, cuidados pessoais e dormir. Aos poucos, o seu corpo entenderá qual é o momento exato de cada tarefa e quando terá que descansar.

2- Faça exercícios físicos

Nunca é demais lembrar o quanto o exercício físico é importante para a saúde mental. Ele tem o poder de liberar hormônios que auxiliam na luta contra a depressão e a ansiedade. Você ainda garante mais bem-estar na rotina, o que influencia diferentemente na qualidade do sono.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário ficar várias horas na academia para adquirir esse benefícios. Existem outras alternativas de atividades.

As mais comuns são: Spinning, Step, Jump, Crossfit, treinos de corrida, Ballet fitness, Zumba, Circuito Funcional, Muay Thai, Boxe, Judô, Pilates, Yoga, Natação, Hidroginástica, Spinning aquático, Hidro jump e circo. Escolha a alternativa que mais combina com o seu perfil. Antes de iniciar a atividade, vá ao médico para que ele autorize a prática do exercício físico.

3- Altere o cardápio

Alguns alimentos e bebidas são considerados vilões do sono. No período noturno, você deve evitar o consumo de cafeína. Ignore do cardápio café, chás e chocolates. Eles causam um efeito estimulante e são grandes aliados da insônia.

É fundamental deixar claro que as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas. Elas causam desconforto no estômago e faz com que o sono seja interrompido várias vezes para urinar. Outros alimentos devem ser eliminados do cardápio à noite, como: carne vermelha, massas e molho de tomate.

4- Invista em um travesseiro de qualidade

Para ter um boa noite de sono, recomendamos ter uma atenção especial com a escolha do travesseiro. Ele deve garantir que o pescoço e as costas tenham suporte suficiente para descansar e acordar sem dores.

A peça deve encaixar entre o pescoço, na distância do ombro à cabeça. De acordo com profissionais da área, ela deve contornar o formato exato da pessoa. A melhor distribuição do peso é aquela uniforme na coluna vertebral e no pescoço.

Para se ter uma ideia, a cabeça de um adulto tem entre cinco a sete quilos e o travesseiro precisa suportar esse peso todo os dias. Por isso, ele deve ter força suficiente para aguentar a pressão dessas partes do corpo.

Se você comprou um travesseiro há dois ou três anos, recomendamos trocá-lo. Ele perde as suas características com o passar do tempo, gerando desconforto durante o sono.

5- Compre uma cabeceira para a cama

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância da cabeceira de camas box. Ela traz vários benefícios para a sua rotina, como: protege a parede de manchas e arranhões, serve de apoio, isola a cama da parede nas noites frias e úmidas de inverno.

Percebeu que dormir melhor é mais simples do que parece? Então, aplique as orientações deste artigo hoje mesmo e tenha uma vida mais saudável. Uma noite boa noite de sono previne a obesidade, ajuda a memória, combate a hipertensão, controla o diabetes e potencializa o desempenho físico. Após descobrir as melhores formas de melhorar a qualidade do sono, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *