Delivery para farmácia, vale a pena

Se tem algo que vale a pena investir nessa época de pandemia e isolamento social é um serviço de delivery para o seu estabelecimento, pois nesses últimos anos praticidade e conforto tem sido a prioridade de toda a população. 

Sempre houveram serviços de delivery para restaurantes em geral, lanchonetes e pizzarias, mas quando essa pandemia de corona vírus começou, outros estabelecimentos comerciais como supermercados, lojas de roupas e sapatos e até mesmo farmácias aderiram ao serviço de delivery, como forma de ajudar a respeitar o distanciamento social, preservar a saúde das pessoas e manter seus negócios funcionando sem ter prejuízos. 

E se você é dono de farmácia e ainda não aderiu ao delivery para seu estabelecimento, acredite em mim, só existem vantagens pois você conseguirá ter lucros mantendo seu estabelecimento aberto e também com o serviço de entregas. E caso na sua cidade haja outro lockdown, você consegue se manter funcionando por delivery sem perder muitos lucros.

Por esse motivo o blog da Drogaria Ponto Certo fez essa matéria com dicas incríveis para ajudar você, dono de estabelecimento farmacêutico, a saber como investir no serviço de delivery para sua farmácia. 

Planeje

Sempre que vamos começar algum projeto novo, seja na vida pessoal ou profissional, devemos planejar para que tudo saia conforme desejamos. Sendo assim, antes de abrir seu serviço de delivery, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Porque eu quero investir no serviço de delivery?
  • O serviço de delivery será útil para os meus clientes?
  • Como irei cobrar meus serviços de delivery?
  • Se eu for cobrar as entregas, o valor será variável ou será um único valor para todos os bairros da cidade?
  • O serviço de entrega será terceirizado ou não? 
  • Como tornarei o serviço de entrega da minha farmácia diferente e melhor que os da concorrência?

Responda essas perguntas para você mesmo, e assim que fizer isso, você estará pronto para seguir com a próxima dica. 

Estruture seu atendimento

Para criar um serviço de delivery, você precisa ter em mente que apenas um motoboy, e apenas uma linha telefônica não serão o suficiente, pois como em todos os estabelecimentos comerciais, há dias de mais movimento e dias mais tranquilos, mas você não deve ficar por conta do acaso, pois isso não seria profissional e poderia causar muito alvoroço e confusão no seu serviço de entrega, o que te traria mais prejuízos do que lucros. 

Por esse motivo, antes de abrir o seu serviço de entregas, observe o movimento na sua farmácia física. Veja se seus funcionários costumam ficar o tempo todo ocupados ou se há momentos em que eles ficam ociosos. 

Caso eles estejam o tempo todo ocupados, você precisará contratar mais funcionários para trabalharem no serviço de delivery, ou seja, pegar os pedidos que são feitos pelos clientes por telefone. Mas se alguns funcionários ficam ociosos de vez em quando, você não precisará aumentar sua equipe de funcionários. 

Além disso, lembre dos seguintes tópicos, pois são muito importantes e essenciais em um serviço de delivery:

  • Verifique sempre o estoque antes de dizer para o cliente que tem o produto;
  • Anote o pedido;
  • Verifique a forma de pagamento, se precisa de troco ou de máquina de cartão;
  • Embale tudo corretamente;
  • Fature a nota assim que o entregador voltar, para que não haja incoerências no estoque e nem no seu caixa.

Essa dica é muito importante e deve ser sempre reavaliada por você conforme o seu negócio for se expandindo. 

Agora que você já sabe todas as necessidades que um serviço de delivery emana, você precisa resolver a questão do entregador. 

Escolha como será seu serviço de entregas

Essa escolha irá variar do tipo de serviço de delivery que mais se adequa a sua farmácia e a situação financeira do seu estabelecimento.

Por exemplo, uma entrega terceirizada você pagará ao entregador apenas por corrida ou saupor número de entregas, pois cada um tem um jeito de cobrar seu serviço. 

Mas se você contratar um entregador fixo, você evita imprevistos e sempre saberá o valor a ser pago para o seu funcionário.

Invista em divulgação

E minha última dica para vocês, donos de farmácia, é: invistam em muita divulgação. Quanto mais você divulgar seu delivery, mais clientes você irá atrair e seu serviço de delivery ficará conhecido rapidamente por todos da sua cidade. 

Além disso, quanto mais ampla for a sua clientela, mais você saberá as necessidades de seus clientes e assim poderá expandir seus negócios conforme as necessidades dos seus clientes e seu serviço de entregas irá derrubar a concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *