Dores na sola do pé direito: quais as causas?

A dor em alguma parte do sistema musculoesquelético é a causa de consultas frequentes no consultório médico. Contudo, uma das dúvidas comum é as causas de dores na sola do pé direito.

Esse artigo irá tentar responder de uma vez por todas suas dúvidas em relação as dores na sola do pé direito.

Causas das dores na sola do pé direito

Fascite plantar

A fascite plantar é a inflamação da fáscia, que é uma faixa de tecido espesso encontrada na sola do pé que conecta o calcanhar com os dedos dos pés. 

Pode se apresentar como uma dor aguda no arco ou calcanhar do pé, que aparece no início do dia antes de iniciar a atividade ou ao mudar de posição. 

Geralmente piora após o exercício, mas não durante o movimento em si. É muito comum em corredores, pessoas com excesso de peso e pessoas que usam calçados inadequados.

Esporão do calcâneo

É um crescimento de osso em forma de bico que aparece na face frontal do osso do calcâneo, o osso que está localizado na parte inferior do calcanhar. 

Nem sempre causa dor, então muitas pessoas não percebem sua presença até que façam um raio-X. Quando o esporão do calcâneo causa dor, a sensação é aguda e intensa, como se você estivesse pisando em uma pedra ao caminhar.

Metatarsalgia

É a inflamação dos metatarsos, ou seja, de alguns ou todos os ossos longos que estão localizados na frente do pé e atingem a base dos dedos dos pés. 

Eles são um dos pontos de apoio do pé, junto com o calcanhar, especialmente quando nos impulsionam ao caminhar. 

A inflamação desta área causa dor intensa, forte e contínua na sola do pé, que piora ao ficar em pé, correr ou caminhar. Também pode haver uma sensação de pedra no sapato nesta área, dormência ou formigamento nos dedos dos pés.

Tendinopatia

Os tendões são os tecidos responsáveis pela inserção de músculos nos ossos. Existem vários tendões em nosso pé, e se eles ficarem inflamados por exercícios excessivos, terreno irregular, calçados ruins, lesões, etc., a dor pode aparecer no pé, em diferentes áreas, dependendo do tendão afetado.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença causada pelo desgaste das articulações. Precisará ser diagnosticado para estabelecer um tratamento adequado, que pode ser farmacológico ou não.

Artrite reumatoide

A artrite é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido articular em vez de atacar vírus, bactérias e outros visitantes indesejados. O controle da doença requer o uso de medicamentos adequados para manter o sistema imunológico afastado.

Gota

A gota é a doença causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nos tecidos. 

O ácido úrico é um produto produzido pelo metabolismo normal de substâncias chamadas purinas, mas quando os níveis sanguíneos aumentam por diferentes razões, os cristais do ácido úrico aparecem nas articulações, especialmente na base do dedão do pé, causando muita dor

A dor é tratada com medicamentos anti-inflamatórios e medicamentos para tratar o ataque de gota e a hiperuricemia é tratada com medicação e dieta, para que o ataque de gota não se repita.

O que posso fazer se a sola do meu pé doer?

Se a dor e a inflamação aparecerem na sola do seu pé e você não sabe por que elas apareceram, você pode:

  • Use analgésicos de venda livre: o ibuprofeno oral é um excelente anti-inflamatório. A via tópica também pode ajudar a conter inflamação e dor, tanto por medicação quanto por massagem. 
  • Use gelo para aliviar a inflamação, 15 minutos 3-4 vezes ao dia. Não aplique o frio diretamente na pele, mas use um pano entre o gelo e a pele. Dessa forma, você evitará queimaduras frias.
  • Dê descanso à área dolorida, na medida do possível. Além de evitar exercícios de alto impacto, como correr ou caminhar vários km, você pode usar palmilhas de gel que absorvem o impacto que ocorre no pé ao caminhar. Dependendo da dor que você tem, o design do modelo pode variar.
  • Use um bom calçado: enquanto o desconforto durar, evite saltos, sapatos muito usados e quaisquer sapatos que você veja que piorem sua sensação de dor.
  • Faça exercícios de baixo impacto na área do pé, como nadar.

Se você aplicar essas medidas e a dor na sola do pé durar mais de uma semana, recomendo que você procure um profissional médico especialista em pé para uma avaliação. 

Uma última dica: evite estar acima do peso. Estar acima do peso é um fator que piora a sobrecarga nos pés, piorando praticamente todas as condições que foram listadas.

Leia também: Alimentos que vão auxiliar no ganho de massa magra