CHÁ DE AYAHUASCA E O AUTOCONHECIMENTO ESOTÉRICO

Tradicionalmente utilizado em rituais espirituais e religiosos de grupos indígenas milenares, principalmente da região da Amazônia, o Ayahuasca passou a ser característico de outros rituais, os quais são baseados pelo sincretismo religioso (podemos citar, por exemplo, o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha). 

No Brasil, o uso do chá do Santo Daime é legalizado pela Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas, CONAD, quando a finalidade é religiosa. 

O que chama atenção dessa bebida é o poder que ela possui na mente humana, que é classificada, muitas vezes pelos cientistas, como substância psicodélica. Entretanto, esse termo significa que as sensações, imagens e expansões da consciência ocorridos no processo da cerimônia, onde é utilizada, o Ayahuasca, não são reais de fato. Portanto, os adeptos do chá de Ayahuasca, preferem que seja utilizado o termo enteógeno. 

Enteógeno significa uma expansão do subconsciente tão profunda que o indivíduo consegue fazer surgir algo de dentro para fora, ou seja, a mente humana é induzida a um estado  espiritual ou de êxtase, o qual reflete uma ligação com o divino interior de cada um, propiciando uma autoanálise e uma visão de mundo diferenciada. 

O chá de Ayahuasca gera efeitos variados no corpo e na mente humana, sendo assim, é necessário ser consumido em pequenas doses e deve ser acompanhado por um xamã ou padrinho. 

Alguns dos efeitos mais comuns, além da expansão da consciência, são os vômitos, náuseas e diarreias. Tais efeitos físicos são chamados de “Pêia”, que significa sofrimento, mas é visto como algo bom, pois ao ter esses sintomas, a pessoa estará colocando para fora do seu corpo e da sua mente a negatividade, passando, portanto, por um processo de limpeza interior e de purificação e, diante disso, pode ser gerado uma vida de mais felicidade e qualidade. 

Como o indivíduo não sabe qual sentimento vai ter ao consumir essa substância, já que ele pode ser levado a uma expansão da consciência que traga tanto sensações de relaxamento, tranquilidade e felicidade quanto sensações de medo, ansiedade e até surtos psicóticos, a decisão deve ser bem segura. 

O QUE É O CHÁ DE AYAHUASCA? 

O chá do Santo Daime ou chá de Ayahuasca é uma bebida preparada pela mistura do cipó Ayahuasca mais uma planta de origem amazônica. 

Essa bebida possui substâncias farmacológicas complexas, as quais atuam na transmissão da serotonina (hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar). Além de haver a atuação da dimetiltriptamina ou DMT, cuja funcionalidade é a ativação de áreas do cérebro ligadas à memória e à visão e que, geralmente, estão adormecidas. 

É essa atuação na região cerebral responsável pela ampliação das percepções a um nível psíquico mais profundo do subconsciente. 

CONCLUSÃO 

 O chá de Ayahuasca é visto pelos rituais religiosos como uma busca de sentimentos interiores e uma possibilidade de autoanálise aprofundada. Entretanto, é preciso ter cuidado ao ingerir essa bebida, pois existem alguns efeitos negativos para a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *