7 superpoderes da vitamina B12, a super-heroína das vitaminas


Distintivo de rótulo prata de vitamina B12Você já conhece os benefícios das vitaminas do complexo B para o seu organismo? Se não houvesse na natureza as vitaminas do complexo B, certamente não teríamos evoluído e chegado ao nível de consciência que temos hoje. Sua importância está fora de qualquer dúvida e precisamos saber como utilizar devidamente cada uma delas, fortalecendo nossa saúde e nosso metabolismo.
Entre as vitaminas do complexo B, porém, temos uma grande baluarte, uma defensora dos fracos e oprimidos, uma super-heroína das vitaminas: a Vitamina B12. Mas, qual é a sua importância? Por que é tão necessária para nossa subsistência e nossa saúde?

Para começar, ela é necessária para o sistema nervoso e para a saúde das células vermelhas do sangue. Em segundo lugar, é importante para os músculos e para o cérebro. Em terceiro lugar, até ajuda a prevenir mutações genéticas, ou danos ao nosso DNA.

Os superpoderes da vitamina B12:

1. Formação das células vermelhas do sangue
A vitamina B12 ajuda a manter a proporcionalidade das hemácias, ajudando na sua maturação e na formação de novas células. A deficiência dessa vitamina faz com que as hemácias aumentem de volume, tornando-se desproporcionais e prejudicando os anticorpos.

2. Prevenção contra o câncer
Uma das causas do câncer é a quebra nos cromossomos das células, criando danos ao DNA. A ingestão de vitamina B12 atua para evitar essa quebra, protegendo o DNA e prevenindo contra o câncer.

3. Proteção do sistema nervoso central
Os nervos possuem uma cobertura chamada mielina, que pode se desgastar e provocar a desmielização, o que prejudica os movimentos, a cognição e a sensação que temos do ambiente. A vitamina B12 protege a mielina, auxiliando também na manutenção das funções do sistema nervoso central.

4. Preventivo contra a anemia
A vitamina B12 previne e combate a anemia megaloblástica, que tem como principal causa a falta de maturação das hemácias e redução de plaquetas e leucócitos no sangue.

5. Regeneração muscular
A vitamina B12 é um grande auxiliar na regeneração de músculos e no desenvolvimento da massa muscular, principalmente por sua interferência na síntese de creatina, proteína essencial para a manutenção dos músculos.

6. Reduz o risco de depressão
O consumo de vitamina B12 reduz o risco de depressão, já que sua presença conduz de forma natural a produção dos hormônios necessários para manter a saúde mental e física de nosso corpo.

7. Minimiza a degradação do cérebro
A importância maior da vitamina B12, se consumida regularmente, está na terceira idade: os idosos que sempre ingeriram a vitamina B12 têm menos problemas de degeneração do cérebro e menos problemas de memória na velhice.

A vitamina B12 pode ser encontrada no atum, na truta, no salmão, no leite, nos derivados do leite, no ovo, no fígado, entre outros. Não perca tempo e vá em busca dessa super-heroína.

Veja também:
Vitaminas do complexo B e seus benefícios
Veja alguns dos principais benefícios da vitamina C
Conheça as consequências provocadas pela deficiência de vitamina D
Vitamina B12 100 comprimidos de 25μg


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.