Dicas para tratar a ansiedade sem medicamentos


Como tratar a ansiedade sem medicamentosCada vez mais as pessoas estão ficando ansiosas e isso é resultado da correria do dia a dia e de todos os compromissos impostos, além de muitos outros problemas. Porém, é fato que ela acaba fazendo muito mal para a #saúde. A boa notícia é que existem maneiras de tratar a ansiedade sem usar medicamentos.

Como tratar a ansiedade sem medicamentos

Para tratar a ansiedade sem medicamentos, você pode optar por fazer exercícios físicos. Quando nosso corpo está em alguma atividade física, liberamos um hormônio chamado “endorfina”. Então, se você sofre com ansiedade e/ou depressão, ele ajuda a aumentar a felicidade, diminuindo assim a dor.

Vale você investir em exercícios e técnicas de relaxamento, além de técnicas de respiração. Separe um tempo do seu dia para ficar sozinho, de preferência em ambiente escuro, e ouça uma música relaxante. Isso irá ajudar você a se livrar da tensão ou aflição.

E não se esqueça de evitar o consumo de produtos que estimulam a adrenalina, como é o caso da cafeína. Vale investir em chá de camomila e outras ervas e plantas medicinais, como a papoula, anis, alfazema e erva-cidreira.

Porém, se a ansiedade estiver atrapalhando muito a sua vida, principalmente as tarefas do dia a dia, consulte um médico. A ansiedade deixa de ser normal quando é desproporcional à causa ou quando interfere na vida da pessoa. Nesses casos, é melhor buscar ajuda profissional, esta oferecida pelo SUS e também por plano de saúde.

Outras dicas para tratar a ansiedade sem medicamentos

Existem outras dicas úteis para evitá-la sem usar medicamentos e aqui você vai saber como.

  1. Escreva em um diário

Quando você escreve seus pensamentos, ajuda a lidar com seus transtornos de humor. O ato de escrever seus sentimentos e pensamentos é útil para nos fazer sentir melhor e menos estressados ou ansiosos.

  1. Reserve um tempo só para você

Não importa se será por meio de yoga, oração, leitura ou até um longo banho quente, se você reservar um espaço só para você, vai ajudar a ficar mais calmo e em paz consigo mesmo e o restante do mundo. Você não precisa ficar horas, bastam 15 minutos diários para você tenha o controle de sua vida.

  1. Não se compare a ninguém

Essa é uma forma rápida de ficar ansioso. Mesmo que você precise se sentir mais motivado olhando para uma pessoa que está além, é preciso entender e sentir que para chegar lá, você terá que dar um passo de cada vez. Outro ponto crucial: não sinta inveja. Saiba que mesmo que alguém tenha o carro, casa, casamento, corpo dos seus sonhos, algum problema tem para enfrentar na vida.

  1. Alimente-se bem

Você pode incluir em sua dieta, alimentos que trazem resultados positivos para sua vida, como as vitaminas do complexo B. de acordo com muitos estudos, toda gama dessa vitamina, incluindo as vitaminas B6 e B12, além do Omega 3 e ácido fólico, são extremamente úteis para regular o humor. Invista!

  1. Foque em ser feliz

Para ser feliz, basta que você tenha disposição e saiba que tudo o que tem que ser feito, será no prazo certo. Não adianta querer “atropelar” etapas da sua vida, isso não ajuda em nada. Então, espere realizar suas conquistas no tempo certo. Corte maus hábitos, mude seu comportamento e corte também as pessoas negativas do seu ciclo de amizades.

Depois é só relaxar e entender que você tem todo o tempo do mundo para chegar lá. Independente de qual seja a sua vitória, ela é sua e só você poderá alcançá-la, então, mantenha a calma.

E mais uma vez vale o lembrete: se os sintomas da ansiedade estiverem te atrapalhando muito no dia a dia, mesmo com essas técnicas naturais, procure um médico. Se não tiver um convênio médico, você tem direito a um tratamento gratuito no SUS.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site Plano de Saúde.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário