Veja como envelhecer e chegar à terceira idade sem definhar 2


Temida por muitos, ela é quase inevitável. Trata-se da terceira idade, época na qual o organismo apresenta elevados sinais de cansaço após uma vida inteira caminhando pelo planeta Terra.

Veja o Dr. Lair Ribeiro ensinando como envelhecer sem ficar velho

Terceira idade: Envelhecer sem definharJá está mais do que comprovado através de pesquisas científicas que o nível de exaustão de cada idoso é diretamente proporcional ao modo como cada indivíduo cuidou do seu próprio corpo. Não existe compaixão para a negligência e abusos cometidos durante os áureos tempos da juventude.

A natureza humana é implacável. Por outro lado, ela também pode ser “justa” com aqueles que não desprezaram o futuro e souberam aproveitar os prazeres da vida com doses regulares. Afinal, a chamada velhice não existe para que as pessoas fiquem se lamentando, mas sim para que a passagem no decorrer da vida possa ser relembrada com saudosismo e sem cair na falsa e dolorosa autopiedade.

Veja como cuidar da saúde após os 40 anos

Como lidar com as alterações do organismo na terceira idade

A vida plena, aquela que é vivida com prazer só acontece quando o indivíduo consegue realizar uma série de atividades que lhe são naturais e até mesmo automáticas. E essa vontade de ter o corpo sempre pronto a reagir aos impulsos da mente ocorre em qualquer fase da vida.
Quando a pessoa em questão já está na fase conhecida como terceira idade, há o receio de que coisas simples como tomar banho, lembrar-se do que deve inserir em uma lista do supermercado e calcular os próprios gastos sejam perdidos com o passar dos dias que se tornam meses, anos e décadas. Para que nenhuma dessas atividades seja prejudicada, todos devem chegar à “melhor” idade com o corpo e a mente extremamente saudáveis.

De acordo com os especialistas, há uma espécie de círculo vicioso do idoso ao se sentir só. O efeito causado pela solidão e ostracismo pode levá-lo a se sentir inútil justamente por achar que não detém mais as mesmas habilidades. É preciso aceitar as novas condições impostas pelo corpo, mas, simultaneamente, evitar discursos corrosivos e implacáveis consigo mesmo. Ocorre que, dependendo da idade, nem a melhor juventude do mundo poderá proporcionar resistência eterna à deterioração dos tecidos e envelhecimento das células.

Alimentos que previnem o Mal de Alzheimer

O que fazer quando existirem doenças crônicas

Evidentemente, quando o idoso possui alguma doença de caráter degenerativo ou apresenta males como os do diabetes e suas complicações inerentes, envelhecer pode, de fato, se tornar um processo muito doloroso e preparar um terreno difícil a ser percorrido, embora necessário.
Sempre que o quadro for esse, é inevitável que o idoso repense seus hábitos e tenha ciência de suas limitações, reconhecendo-as e numerando-as gradativamente.

Colchões, travesseiros e hábitos que contribuem para o bem estar

A importância de se sentir bem consigo mesmo

Devido à modernização da sociedade como um todo, seria questão de tempo para que a expectativa de vida dos seres humanos fosse ampliada. Mas, com a longevidade veio o desafio de estimular os idosos a aproveitarem satisfatoriamente esses anos extras.

Existe uma série de estudos científicos que estabelecem uma correlação entre o prazer de viver e o melhoramento das condições físicas na terceira idade. Assim, os idosos que se sentem à vontade com a vida que possuem e são felizes tendem a sofrer menos com complicações decorrentes de males corporais. Não basta conceder uma expectativa de vida mais extensa. É preciso garantir aos idosos atividades que os incitem a continuar se expressando, seja através de uma conversa enriquecedora com amigos e familiares ou por meio da pintura de um quadro.

No fim, de acordo com os médicos, tudo se resume à capacidade humana de encontrar novas alternativas para se sentir útil e realizado, pois sempre será possível descobrir novas formas de felicidade. Este é o segredo para alcançar uma via longa e produtiva e desfrutar do melhor que a terceira idade pode proporcionar.

Saúde na Melhor Idade


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Veja como envelhecer e chegar à terceira idade sem definhar