Você conhece as terapias alternativas? Sabia que elas podem te ajudar na busca pela cura?


Com o desenvolvimento da ciência, a medicina ocupou o espaço dos tratamentos, mas terapias alternativas milenares ainda ocupam o seu espaço, espalhadas por todo o mundo.

Conheça algumas terapias alternativas que, aliadas ao tratamento convencional, buscam trazer equilíbrio orgânico ao seu corpo e seu bem estar.

Conhecendo as terapias alternativas

[caption id="attachment_11310" align="alignleft" width="377"]Terapias alternativas Créditos da imagem[/caption]

Acupuntura

A acupuntura nasceu na China, sendo uma técnica milenar e apoiada em teorias sobre as energias que circulam pelo corpo humano, o Yin e o Yang. Influenciando os canais energéticos, conhecidos como meridianos, busca trazer equilíbrio ao organismo. A acupuntura, embora seja considerada terapia alternativa, é reconhecida como ciência médica.

Fitoterapia

Na fitoterapia são usadas as plantas como medicamentos, aplicando-as para os mais diversos tipos de doenças. Os fitoterápicos são em grande parte reconhecidos pela medicina tradicional, mas devem ser usados com cuidado para nãos se tornarem prejudiciais à saúde.

Homeopatia

Na homeopatia as substâncias são diluídas para não agredir o organismo, provocando-o para que busque naturalmente a cura das doenças. A teoria da homeopatia é baseada na lei dos semelhantes, criada por Hipócrates na Grécia antiga, usando as substâncias para estimular o organismo a se recuperar naturalmente.

Florais

Os florais são parte de uma terapia que trabalha essencialmente com energia, buscando a harmonia entre a personalidade e a alma, estando diretamente ligada às emoções, considerando que estas sejam as causas das doenças. É aplicada para situações de ansiedade, nervosismo, depressão e síndrome do pânico, entre outras.

Reflexoterapia

A reflexoterapia utiliza duas linhas de aplicação: utilizando os conhecimentos da medicina chinesa, com os meridianos, e utilizando a fisiologia e os estímulos nervosos. Pela reflexologia, os pés apresentam pontos que estimulam cada parte do organismo humano, assim como as orelhas, que possuem o formato de um feto. É usada para estimular o sistema nervoso a corrigir problemas orgânicos, buscando o reequilíbrio.

Iridologia

Na iridologia o diagnóstico é feito através da análise da íris, órgão que, segundo seus seguidores, pode informar tudo que se relaciona aos aspectos físicos, psicológicos e emocionais do ser humano.

Ortomolecular

A técnica chamada de medicina ortomolecular foi criada por um químico, Linus Pauling, empregando o uso de vitaminas, minerais e aminoácidos em quantidades superiores às necessárias pelo organismo. O diagnóstico dos problemas dos pacientes é feito a partir da análise de um fio de cabelo.

Reiki

O significado de Reiki é “energia universal”, considerando que a energia presente em todo o universo pode ser transmitida ao paciente através da imposição das mãos do praticante. No reiki, toda e qualquer doença é vista como desequilíbrio energético do organismo.

Radiestesia

A radiestesia tem como base as vibrações do universo, do meio ambiente e dos seres vivos. Sua prática consiste na utilização de um pêndulo de metal que, através de uma série de perguntas e respostas, podem levar ao diagnóstico de qualquer problema físico do paciente.

Shiatsu

O shiatsu funciona da mesma forma que a acupuntura, utilizando, no entanto, apenas a pressão dos dedos para eliminar os bloqueios energéticos nos meridianos do corpo.

Urinoterapia

Na urinoterapia a proposta é a manipulação da urina do próprio indivíduo para curar suas doenças. Sua origem é indiana, sendo praticada naquele país há mais de 4 mil anos, mas sua utilização é controversa, já que a urina é composta de toxinas e outras substâncias que devem ser eliminadas pelo organismo.

A prática das terapias alternativas não pode ser feita sem o tratamento convencional, da medicina tradicional. Embora tenhamos o reconhecimento da acupuntura e da homeopatia como métodos confiáveis para o tratamento de determinadas doenças, a maior parte das terapias alternativas tem como objetivo o equilíbrio orgânico, que pode ajudar na recuperação do paciente.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário