Terapia Floral: Tudo o que você precisa saber sobre essa maravilha


Já ouviu falar sobre a Terapia Floral? Não? Chegou a hora de conhecer e saber como funciona essa técnica que chegou há pouco tempo no Brasil, mas que já é muito conhecida ao redor do mundo.

Essa técnica é parecida com o Reiki (já ouviu falar?), no entanto, lá é por meio, principalmente da massagem, enquanto aqui são utilizados os diversos fatores que uma flor contém e que pode entrar em contato com o nosso corpo.

O que é e como funciona a terapia floral?

Tudo o que você precisa saber sobre Terapia FloralO que é uma terapia? Terapia, em um dos seus significados, significa a busca pela harmonia do paciente através de um conjunto de abordagens que são utilizadas entre as sessões.

Abordagens como: Psicanalíticas, regressivas, integrais e espirituais.

A Terapia Floral também se utiliza dessas abordagens, porém, utilizando um ingrediente a mais, as flores, ou melhor, a essência delas.

Mas que diferença faz?

Bem, a partir daqui você precisa entender e acreditar que o ser humano vai muito além do físico, ou seja, do seu corpo.

Precisa entender que o corpo também é uma “energia vital” e que esse corpo tem sensibilidade e sentimento às coisas que estão ao seu redor.

Você já ouviu falar em pessoas sensitivas?

Pessoas sensitivas são aquelas que são altamente influenciadas pela energia que está ao seu redor. Portanto, se ela estiver perto de alguém negativo, que é pessimista e vive desejando o mal, ela se sentirá mal, pois está sendo puxada para baixo.

Pessoas sensitivas existem e são um ótimo exemplo para demonstrar que o corpo é mais do que apenas um corpo.

Dito isso, chegou a hora de relacionar o corpo com as plantas. A essência das flores possui um grande nível de energia vital por causa da força que as plantas têm, isso significa que elas agem como um propulsor nessa terapia, ou seja, ela desperta o que há de melhor no paciente.

Sabe quando você escuta aquela música que te deixa para cima, te deixa alegre e faz com que sinta motivação?

Então, a música faz isso através do som e a essência através da água.

Mitos e verdades sobre a terapia floral

Mitos e verdades sobre a terapia floral

Existem algumas informações que estão sendo espalhadas por aí e que, em sua maioria, são mitos, vamos colocar essas informações em cheque.

Os florais só tratam de sintomas emocionais (Mito)

Não, os florais também tratam de sintomas físicos. Pensa comigo, se você pode ter febre emocional, isso significa que as suas emoções também podem curar problemas físicos, não é? (Essa é a primeira explicação).

A Terapia Floral atual no psíquico, energético e físico. Atuando nesses 3 níveis, ela consegue curar, por exemplo, cálculos renais e tratar a hipertensão e a asma. É bom que se tenha acompanhamento médico nesses casos.

Não pode misturar remédios alopáticos com essências florais (Mito)

Você pode sim misturar, aliás, você pode utilizar os remédios alopáticos, homeopáticos, antroposófico… para um determinado tratamento e, de forma simultânea, fazer a terapia floral para conseguir melhores resultados em menos tempo.

Vou ficar viciado em essências florais (Mito)

Como verá no próximo tópico, realmente são ótimos benefícios, mas isso não significa que você não consiga viver sem os florais depois de ter experimentado.

Os sintomas não voltam se você parar de tomar, até porque as essências da terapia floral são catalisadoras, ou seja, ajudam a resolver o problema de forma mais rápida.

Se você descobrir a causa e se prevenir, pode ter certeza de que os sintomas não voltarão mais.

Os benefícios de se usar a terapia floral

Conhecer os benefícios é importante para te motivar a iniciar o tratamento e para você criar metas/expectativas com essa terapia.

Quais são os benefícios? Confere aí!

Não possui contraindicações.

Não há efeitos colaterais e nenhuma reação adversa foi declarada. Gestantes, idosos, bebês, todos eles podem usar.
Há apenas uma ressalva em relação as crianças: Dilua a essência na água só por precaução.

Aumentam o poder do sistema imunológico.

Sim, a autocura se faz mais presente e pode te ajudar a tratar doenças “bobas” sem o uso de remédio durante todo o tempo.
Isso te torna mais forte e influencia no próximo benefício.

Pode ser utilizado em conjunto com outros tratamentos

Se tornar mais forte significa ter um psicológico, um físico e um emocional equilibrado e forte, dois fatores estimulados pela terapia, pois ela ajuda no equilíbrio das emoções e nos comportamentos mentais.

Custo acessível

Pela quantidade de benefícios e se for comparar com os custos dos remédios aqui no Brasil, vale a pena tentar a terapia com essências florais, já que o custo da essência é bem acessível.

Como se tornar um terapeuta floral?

Agora, vou te passar algumas informações sobre como se tornar um profissional da área.

Não há nada melhor do que começar… pelo começo.

A primeira coisa é se especializar em um determinado sistema de flores.

Observação: Não há necessidade de ficar estudando um monte de sistemas, você acabará sabendo pouco de tudo e muito de nada, e acabará se tornando um profissional generalista que não pode ajudar ninguém de verdade.

Segunda coisa é tirar a carteira de terapeuta floral, válida em todo o território nacional.
Mais informações sobre o assunto: AsteFlor.

Conclusão

Para finalizar, vamos rever os benefícios da terapia floral:
– Não possui contraindicações;
– Aumenta o poder do sistema imunológico;
– Pode ser utilizado em conjunto com outros tratamentos;
– O custo é extremamente acessível

Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos!

Deixe seu comentário