Veja como Tênis é ótimo para eliminar gorduras e tonificar os músculos


Embora a caminhada e a corrida sejam, literalmente, os primeiros passos de quem pretende emagrecer, há outras maneiras de se conseguir o mesmo feito. Em meio a tantas práticas esportivas, tais como vôlei, natação, basquete, ciclismo, temos também o tênis. Modalidade que em épocas passadas era restrita à elite da sociedade, já faz um bom tempo que o tênis se tornou um esporte mais acessível, inclusive em solo brasileiro.

O tênis trabalha a resistência muscular

O tênis é um esporte especial, já que se trata de uma modalidade completa no que tange aos benefícios proporcionados ao organismo. Desse modo, esse esporte é capaz de promover a perda de peso, aumentar o vigor de vários músculos, além de aprimorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
Segundo alguns professores de educação física, o tênis é um esporte que trabalha a resistência muscular como poucos. Além de treinar o reflexo e ajudar a aperfeiçoar a capacidade de explosão. A queima calórica também é elevada, uma vez que 60 minutos de atividade propiciam uma queima de 500 calorias, uma ótima notícia para quem deseja emagrecer. Isso sem contar a grande dose de endorfina que é liberada devido ao caráter dinâmico e veloz inerentes à prática.

Acompanhamento de um professor

Assim como em outras situações, como a natação, o patins, e o skate, quem for iniciante no tênis deve procurar se introduzir no esporte com o auxílio de um instrutor. Afinal, embora divertido este esporte pode ser bem difícil no início, além de deixar o praticante exposto à ocorrência de várias lesões, geralmente resultantes de esforços realizados em momentos inadequados, ou em virtude da ausência de um alongamento apropriado.
Além de ensinar o novato a se alongar corretamente, a presença de um professor é importante para que o iniciante consiga desenvolver as técnicas básicas necessárias para conseguir proporcionar volume de jogo em uma partida. Afinal, deve-se lembrar que a fim de proporcionar benefícios, o participante deve ser capaz de apresentar um nível mínimo de competitividade.
Quem nunca pegou em uma raquete de tênis de quadra na vida também precisa se deparará com variados tipos. Para iniciantes, o mais aconselhável é adquirir raquetes do tipo oversize (sua maior superfície de impacto facilita a rebatida das bolas) e constituídas por alumínio.
Da forma análoga à prática de corridas, também é recomendada a escolha de calçados específicos. Geralmente, os instrutores aconselham o uso de tênis que possuam solado reto, proporcionando contato integral com o solo. Esse solado diverge dos tênis desenvolvidos para corridas, que contêm curvas. No mais, os calçados precisam apresentar um bom amortecimento.

Contraindicações à prática de tênis, e possíveis complicações

Antes de iniciar uma prática esportiva que exige movimentos intensos, vigorosos, e rápidos como o tênis, convém passar por uma avaliação médica. O objetivo é detectar qualquer possível problema no joelho, o que pode inviabilizar os treinamentos.
De uma forma geral, com o passar do tempo é comum que os adeptos do tênis desenvolvam tendinites nos joelhos e na região dos tornozelos, tendo em vista a quantidade excessiva de movimentos repetitivos nessas duas partes do corpo. Os punhos, especialmente o do braço mais utilizado, também não escapam às lesões devido ao esforço necessário para devolver a bola ao outro lado da quadra.
Por tudo isso, os especialistas recomendam que o praticante de tênis mantenha o condicionamento físico dos músculos em ordem, pois eles que protegem as articulações e os demais membros do corpo.
Ademais, o tênis é um daqueles esportes que podem ser praticados por crianças, adultos, e idosos de ambos os sexos. Como não há limites à prática, até as pessoas que possuam alguma deficiência visual ou física podem se dedicar ao esporte.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

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