Dicas de temperos para dar mais sabor às dietas saudáveis 2


O segredo do sabor nas dietas saudáveis estão nos temperos.

Temperos - Mais sabor às dietas saudáveisSeguir uma dieta pode ser algo cansativo. Principalmente, se ao olhar para o cardápio o interessado só observar coisas sem sabor ou enjoativas. Isso faz com que todo um cronograma visando à aquisição de novos hábitos alimentares seja deixando em segundo plano, comprometendo a chamada reeducação alimentar. Mesmo as pessoas mais dispostas do mundo podem se sentir intimidadas diante de determinadas receitas. Assim, rapidamente, elas tendem a retornar a velhos vícios e não irão querer ouvir falar em “alimentação saudável” tão cedo. No entanto, existem maneiras de suavizar essa questão e, simultaneamente, incrementar condimentos leves e que conferem um toque mais do que especial em diversos pratos. Dessa forma, os interessados em ampliar a sua qualidade de vida não comerão apenas por mera obrigação e sim com intenso prazer, como deve ser todo e qualquer momento dedicado à alimentação.

Temperos básicos e que podem ser usados sem medo ((Temperos naturais, mais sabor no seu prato))
O louro, a cebolinha e o alecrim são velhos conhecidos de todos. Pois bem, além de saborosos, esses temperos concedem um colorido importante aos pratos.
Desse modo, o louro, por exemplo, não deve ter seu uso limitado somente ao feijão, já que suas folhas exalam um aroma perfeito para condimentar diversos tipos de carnes suínas e bovinas, sejam assadas ou partes integrantes de belos ensopados.
Já a cebolinha é muito recomendada para incorporar omeletes simples ou sofisticadas. No arroz, também garante um sabor a mais e unida à salsinha forma o delicioso “cheiro-verde”. Para que este aroma não se perca, os especialistas recomendam salpicar a cebolinha apenas quando os pratos estiverem em sua fase final de cozimento.
Enquanto isso, o alecrim possui um forte cheiro. Ideal para temperar carnes vermelhas e brancas, o alecrim também faz sucesso em saladas e em pães com azeite.

A poderosa pimenta-do-reino
Esse tempero é bem conhecido pelos brasileiros. Entretanto, seu sabor intenso pode provocar engasgos em muita gente. Por conta disso, o ideal é usar com bastante moderação e, preferencialmente, moída na hora. Como a pimenta-do-reino é muito forte, o moedor facilita a sua medição para que não ocorra nenhum erro.

Como comprar (Loja Natue)
Como são usados em pequenas porções, os temperos devem ser adquiridos em quantidades mínimas, mesmo aqueles que podem chegar aos 12 meses de uso. Isso se deve ao fato de que em períodos longos ocorrem perdas gradativas de suas propriedades. O melhor, se possível, é comprá-los em feiras livres ou em locais onde a venda seja a granel.

Como se deve conversar os temperos
O melhor é sempre guardar os temperos em potes de vidro. Caso estes não estejam disponíveis, podem-se usar potes constituídos de plástico. De uma forma ou de outra, todos devem ter tampas que possam se manter herméticas e em locais em que haja pouca incidência de luz. Este ponto é importante, pois os temperos tendem a perder suas propriedades quando em contato contínuo com a luz solar. Seguindo essas orientações, os condimentos chegam a durar cerca de 1 semestre ou 12 meses.
Já os temperos frescos devem ser guardados em ambientes refrigerados por cerca de 7 dias em sacos de plástico e revestidos em papel-toalha.

Fresco não equivale a seco
O consumidor deve ficar atento às diferenças existentes entre temperos frescos e secos. Condimentos em suas versões desidratadas existem às dezenas em qualquer supermercado. Contudo, deve-se observar que este tipo detém um aroma bem mais denso em relação aos temperos frescos. Os nutricionistas orientam a usar cerca de ¼ do tempero desidratado em comparação ao fresco e só depois de provar inserir um pouco mais, se for o caso.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Dicas de temperos para dar mais sabor às dietas saudáveis