Alimentos e suplementos para ganhar massa muscular


massa muscularGanhar massa muscular não é apenas consequência de um treinamento duro. A musculação e outros exercícios físicos dão o estímulo inicial para nosso corpo se fortalecer. Mas a alimentação adequada é que trará, realmente, a assimilação de nutrientes por parte de nossos músculos.

Treinar sem um programa adequado de alimentação pode ser perda de tempo. Por isso separamos alguns itens que não podem faltar no cardápio de quem quer ganhar massa muscular.

O objetivo não é separar apenas os alimentos com mais proteínas, mas também aqueles que preenchem nosso prato de maneira mais saudável, evitando que nos entreguemos às gorduras e carboidratos em excesso.
O objetivo não é separar apenas os alimentos com mais proteínas, mas também aqueles que preenchem nosso prato de maneira mais saudável, evitando que nos entreguemos às gorduras e carboidratos em excesso.

Alimentos e suplementos para ganhar massa muscular.

Tofu
O tofu é um queijo elaborado a partir da proteína de soja. De todos os produtos elaborados a partir da soja, o tofu é aquele que possui mais teor proteico. Além disso, o tofu é rico em minerais que ajudam a manter a energia durante o exercício.

Frango
O frango é rico em proteínas como muitos outros alimentos. O seu benefício maior é que as proteínas deste alimento são de qualidade maior para serem absorvidas pelo nosso corpo. Deste modo, a reparação muscular após o treino se dá de forma mais efetiva.

Ovo
O ovo é a fonte mais barata de proteína presente no mercado. Cada ovo contém mais de 6 gramas de proteína, e são companheiros inseparáveis de quem quer ganhar músculos. Consumir entre quatro e seis ovos por dia é uma boa opção, mas evite comer as gemas de todos eles. O ideal é consumir uma gema para cada três ovos consumidos.

Atum
O atum garante boas doses de proteínas com baixa quantidade de gordura. Além disso, contém ômega 3, substância que reduz a massa gorda e aumenta a tonificação do nosso corpo.

Aveia
A aveia é rica em carboidratos benéficos, que não são facilmente convertidos em gordura no nosso corpo. Resumindo: a aveia dá saciedade, por ser rica em fibras e em carboidratos, mas não nos ajuda a engordar.

Grãos integrais
Chega de comer arroz branco e macarrão tradicional. Optar pelos grãos integrais é a melhor opção para quem quer ganhar massa muscular. As versões integrais desses alimentos garantem mais nutrientes e menos carboidratos.

Suplementação
A suplementação de nutrientes pode ser uma saída importante para quem quer atingir resultados visíveis em intervalos menores de tempo.
Nenhum outro suplemento é mais conhecido do que o Whey Protein, o complexo de proteína retirada do soro do leite. Tomar uma dose desse suplemento após o treino é uma boa opção para um rápido ganho de massa muscular. Mas a suplementação adequada exige algo mais.

Pelo menos dois outros suplementos precisam ser combinados com o Whey Protein para que as proteínas ingeridas sejam absorvidas ao máximo pelo nosso corpo. Um deles é o BCAA, um complexo de três aminoácidos que ajuda na recomposição muscular e na redução do catabolismo (situação metabólica na qual algumas células musculares são destruídas). A Dextrose é outro suplemento que não pode faltar, devendo ser consumida juntamente com o Whey. A dextrose eleva rapidamente o nosso índice glicêmico, impedindo que o nosso corpo desgastado pelo exercício consuma células musculares para manter o seu funcionamento.
Mas, dependendo dos objetivos e das possibilidades financeiras, outros suplementos podem trazer um ganho de massa muscular mais rápido.

Breve conclusão
Ao desejar ganhar massa muscular, não se pode acreditar que basta se jogar no mundo dos alimentos proteicos. É preciso, paralelamente, abandonar alimentos ricos em gordura e carboidratos.
E tem mais! Nosso corpo não se comporta bem com dietas baseadas quase que exclusivamente em proteína. Equilíbrio é tudo, por isso devemos nos voltar para uma dieta rica em diversos nutrientes, como vitaminas e minerais.

Veja também:
Aprenda como ganhar massa muscular em menos tempo – aqui
Caseína: saiba tudo sobre essa importante proteína – aqui
Guia de Alimentos e Suplementos Para Ganho de Massa Muscular – aqui
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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.