Para que servem os suplementos alimentares?


Suplementos alimentares

Imagem retirada do GOOGLE

Os suplementos alimentares são compostos de vitaminas, minerais e aminoácidos, que ajudam a complementar a alimentação. São, em sua maioria, indicados para pessoas com alguma carência nutricional, além de servirem para praticantes de esportes e atividades físicas, que exigem maior desempenho, ajudando a repor as perdas de nutrientes durante a prática dessas atividades.

Os suplementos alimentares ganharam notoriedade nos últimos anos, principalmente em virtude da correria da maior parte das pessoas, com falta de tempo para preparação de alimentos ou mesmo pelo consumo exagerado de comidas industrializadas.

Para que servem os suplementos alimentares?

Para complementar as necessidades, portanto, os suplementos alimentares são importantes, mas é preciso atentar para o fato de que pode ser perigoso tomá-los por conta própria, ou utilizando diversos suplementos alimentares ao mesmo tempo sem ter uma orientação médica ou nutricional. Mesmo que se digam inofensivos, dependendo de seus componentes ou da quantidade consumida, podem trazer consequências nada agradáveis para o usuário.

O nome já diz tudo: suplemento alimentar

Os componentes do suplemento alimentar servem para complementar o que você precisa em sua alimentação. Quando você não consegue tudo o que precisa através da alimentação, a prescrição de um suplemento alimentar é que irá lhe trazer os nutrientes que estão deficitários em seu organismo.

O uso correto vai depender daquilo que você precisa. Alguns suplementos são fabricados com substâncias químicas sintéticas e outros com substâncias químicas orgânicas, e quem pode definir melhor o que deve ser usado é um nutricionista. A depender do tipo de suplemento, você poderá encontrá-lo em farmácias ou somente em lojas especializadas em nutrição. Alguns somente podem ser feitos em farmácias de manipulação.

O suplemento alimentar sempre deve ser usado quando você está praticando alguma atividade física, já que alguns podem engordar se você não utilizar as calorias fornecidas. Os que são utilizados para emagrecer, a exemplo do Whey Protein, se não forem usados juntamente com a prática de exercícios pode engordar.

Você pode encontrar também suplementos alimentares para ajudar a queimar gordura, como é o caso do óleo de cártamo, que, embora sirva para queimar gordura, poderá fazer com que essa gordura se aloje no fígado, se você não queimar calorias com exercícios, podendo prejudicar sua saúde.

Tipos de suplementos alimentares:

  • Suplementos hipercalóricos, com valor energético alto, compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não produzimos no organismo;
  • Suplementos proteicos, possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo, ajudando na formação dos músculos;
  • Suplementos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e da gordura em excesso;
  • Suplementos antioxidantes, que ajudam na limpeza do organismo, servindo para quem pratica muita atividade física, servindo para eliminar os radicais livres liberados pelos exercícios;
  • Suplementos polivitamínicos e minerais, para pessoas que precisam complementar as vitaminas e minerais exigidos pelo organismo;
  • Suplementos hormonais, substâncias que estimulam a produção de hormônios no organismo. Esses precisam que você faça uma avaliação médica para consumir, principalmente porque são muito vendidos em academias e podem criar sérios problemas à saúde.

Veja também:
Vitaminas do complexo B e seus benefícios
Alimentação saudável para melhorar a saúde
Suplementos


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário