Conheça os super poderes da SPIRULINA, um superalimento


SpirulinaChamada de superalimento, a Spirulina traz inúmeros benefícios à saúde e tem sido apreciada por várias pessoas. Descubra aqui o bem que ela pode fazer à sua saúde.

A Spirulina é uma microalga que, devido ao seu alto valor nutritivo e seus benefícios para a saúde, foi consumida durante séculos por antigas civilizações. Hoje, muitas pessoas com estilo de vida saudável, apoiam o uso dessa alga como um “superalimento“, considerado um “milagre do mar”.

Neste artigo, você irá conhecer as principais características e os vários benefícios que ela tem a oferecer, tanto para o corpo quanto para o cérebro.

Características da Spirulina

O nome Spirulina é um pouco estranho, porém soa melhor do que “espuma de lagoa”. Mas na realidade é isso que ela é: um tipo de bactéria chamada cianobactéria, que cresce naturalmente em oceanos e lagos salgados de ambientes com clima subtropical.

Essa cianobactéria, um tipo de microalga, já foi classificada como planta, devido a sua coloração. As cianobactérias também possuem a capacidade de realizar o processo de fotossíntese, e essa característica é compartilhada com as plantas. Nesse processo elas produzem seu próprio alimento através da absorção da luz solar .

Além disso, ela é um microrganismo formado por uma única célula, mas que vive agrupado em colônias. Dessa forma, as colônias desse ser vivo apresentam um aspecto de planta.

Também chamada de alga verde-azulada, a Spirulina é mais comumente reconhecida como um dos superalimentos mais potentes e completos do mundo. Ela oferece inúmeros benefícios para praticamente todas as funções e órgãos do corpo.

Consumida pelos Aztecas no passado, a Spirulina voltou à popularidade por seu cultivo no espaço ter sido proposto pela NASA, para que os astronautas a utilizassem como alimento. Ainda hoje, a alga é extraída do Lago Chade, no centro-oeste da África e transformada em bolos secos.

É realmente muito impressionante como ela é nutritiva! Apenas uma colher de sopa (7 gramas) de pó seco da Spirulina contém:

  • 4 gramas de proteína;
  • 11% de vitamina B1 (Tiamina);
  • 15% de Vitamina B2 (Riboflavina);
  • 4% de vitamina B3 (niacina);
  • 21% de cobre;
  • 11% de Ferro.

Além disso, contém quantidades discretas de magnésio, potássio e manganês. Contém também praticamente todos os outros nutrientes que precisamos, em pequenas quantidades. Tudo isso com somente 20 calorias e 1,7 gramas de carboidratos fáceis de digerir!

Principais benefícios da Spirulina

Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Os danos oxidativos podem ser prejudiciais ao DNA e células. Estes danos podem levar a inflamação crônica, que consequentemente leva a várias doenças, dentre elas o câncer.

A Spirulina é rica em antioxidantes, os quais podem proteger contra danos oxidativos. A ficocianina é o principal componente ativo da alga, é a substância que dá a cor verde-azulada à Spirulina e possui propriedades antioxidantes. A ficocianina age combatendo radicais livres e inibindo a produção de moléculas inflamatórias.

Ajuda a diminuir os níveis de LDL e triglicerídeos

Spirulina na redução do colesterolAs doenças cardíacas são atualmente as maiores assassinas do mundo. Como vemos por toda parte, o colesterol LDL e os triglicerídeos, estão entre os fatores associados ao aumento do risco de doenças cardíacas.

A Spirulina tem mostrado um efeito positivo na redução do colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, aumentando os níveis de colesterol HDL (chamado de colesterol “bom”).

Possui propriedades anticancerígenas, principalmente contra câncer de boca

Alguns testes em animais revelam que o consumo dessa alga pode diminuir a ocorrência e tamanho de tumores.

Além disso, uma pesquisa científica testou os efeitos da Spirulina em 87 pessoas indianas com lesões antecedentes ao câncer de boca. Após o uso de 1g diariamente, durante um ano, quase metade do grupo teve uma regressão completa das lesões.

Após a suspensão do uso de spirulina, quase metade dos pacientes que foram submetidos ao uso, voltou a desenvolver as lesões no ano posterior.

Pode melhorar força e resistência muscular

O dano oxidativo induzido por exercícios físicos é um dos principais fatores que levam à fadiga muscular. As propriedades antioxidativas da Spirulina podem ajudar indivíduos fisicamente ativos e os atletas, a terem esse dano minimizado. Alguns estudos com a Spirulina têm mostrado melhora da força muscular e resistência física.

Outros benefícios

Além dos benefícios da Spirulina que você viu acima descritos, também existem os seguintes:

  • Possível redução da pressão arterial;
  • Pode amenizar sintomas da rinite alérgica;
  • Possível eficácia contra Anemia;
  • Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue;
  • Ajuda na desintoxicação de metais pesados do corpo.

Existem muitos outros benefícios para saúde que ainda estão sendo estudados. Despertou sua curiosidade? Se quiser experimentar, há várias lojas de suplementos e drogarias por aí onde a Spirulina é comercializada. Vale a pena fazer o teste!

Caso se interesse pode comprar a Spirulina em comprimidos AQUI ou AQUI.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário