Veja alguns benefícios que o slackline proporciona


Saiba mais sobre alguns dos benefícios proporcionados pelo slackline.

Veja alguns benefícios que o slackline proporcionaEmbora muitos queiram chamar o slackline de esporte, digamos que esta palavra é um tanto quanto forte para a prática. Mas, ser ou não um esporte (palavra de significado excessivamente abrangente), propriamente, dito é o menos importante, já que essa atividade física conquistou muitos adeptos ao redor do mundo e chegou ao Brasil, onde promete permanecer por um bom tempo. A seguir, conheça alguns detalhes para iniciar o slackline e os benefícios que podem ser obtidos com o passar do tempo.

Características gerais do slackline
Para entrar na onda, basta adquirir uma fita elástica específica constituída por nylon e com, aproximadamente, 5 cm de espessura completam o kit 2 alças nas quais a base será envolvida e uma catraca para gerar a tensão necessária ao elástico.
Geralmente, o slackline pode ser praticado em qualquer praça ou parque. Uma vez que o praticante tenha a fita, só precisará encontrar duas bases para esticá-la. Ao menos no Brasil, em 98% dos casos as fitas são fixadas nos troncos das árvores.
Os profissionais de Educação Física apenas fazem uma ressalva em relação à escolha das árvores, uma vez que o praticante deve priorizar aquelas que detenham uma estrutura robusta. Na dúvida, procure por troncos ligeiramente largos e que apontem para raízes fortes e bem fixadas no solo.
Tomado esse cuidado, não se esqueça de efetuar o devido alongamento antes de se aventurar na fita e levar alguns tombos, inevitáveis, principalmente quando não se tem muita experiência sobre como se manter em equilíbrio na fita.
Outro ponto importante segundo os especialistas no assunto é a altura em que a fita ficará em relação ao solo. Os iniciantes jamais devem posicioná-la em um local muito distante do chão. O recomendável, nestes casos, é uma altura perto dos 40 cm. E mesmo assim, quem não tem intimidade deve subir na fita com o auxílio de alguém que lhe segurará uma das mãos, concedendo um pouco de equilíbrio. No mais, utilize tênis com solados rígidos ou se exercite descalço mesmo, como a maioria dos praticantes.

Redução de estresse
Um dos maiores benefícios do slackline concedidos ao corpo e à mente é a fuga do estresse. Isso acontece de forma instantânea e espontânea, já que, uma vez que esteja na fita, o indivíduo precisa se concentrar no equilíbrio do seu corpo. Logo, em questão de minutos todo o organismo é envolto por uma sensação de bem estar. Praticar o slackline em áreas bem arborizadas intensifica ainda mais essa harmonia entre e corpo e alma. O embasamento é científico e corroborado por um estudo da Universidade japonesa de Chiba. O estudo comprova que, quando em contato com a natureza, o organismo tende a produzir uma quantidade inferior de cortisol, hormônio vinculado ao estresse e que contribui para o ganho de peso.

Enrijecimento das pernas
De certa forma, o slackline parte do mesmo princípio da ginástica funcional quando se trata do cuidado que se tem às articulações dos membros inferiores. Diferenças à parte, assim como no chamado treinamento funcional o slackline trabalha uma série de músculos de modo concomitante. Desse modo, prepare-se para fortalecer os músculos da tíbia e adjacentes, da panturrilha e dos pés. Todo esse conjunto de massa muscular é exigido durante os treinos logo após subir a corda. Some-se a isso a instabilidade provocada pela busca do equilíbrio. Então, o corpo começa a trabalhar a sua resistência sobre a fita. Cada balouçar irá exigir um controle maior do corpo e, consequentemente, força muscular.

Revigora o abdômen
Da mesma forma como os músculos das pernas e dos pés são exercitados constantemente devido à ausência ou manutenção do equilíbrio, o mesmo ocorre com o abdômen, região muscular muito exigida, mas que não pode ser definida por meio da prática de slackline. Personal trainers explicam que, apesar do esforço e contração contínua do abdômen, reconhecida como a parte do corpo que mais sente os reflexos do esforço do restante do corpo para se manter equilibrado, o slackline não pode suprir os resultados obtidos mediante exercícios abdominais, por exemplo. Mesmo que não propicie um abdômen definido, os personal trainers argumentam que o slackline age sobre uma musculatura que, dificilmente, será exercitada em uma academia.

Prevenção de lesões
Novamente há uma semelhança com a ginástica funcional. Assim como esta, o slackline também colabora para o fortalecimento das articulações. A diferença é que enquanto os exercícios do primeiro treinamento trabalham todas as articulações do corpo, o slackline é focado nas pernas e nos pés. Todos os ligamentos e tendões ganham sobrevida e as chances de alguém vir a sofrer uma lesão nessas áreas passa a ser bem desprezível.

Autoconfiança
Finalmente, a prática de slackline também produz resultados positivos sobre a mente, já que os desafios propostos tendem a incitar o desejo de se superá-los. Todos têm as mesmas possibilidades. Mesmo começando do zero é possível galgar novas suspensões para as fitas e tentar movimentos mais difíceis, como se equilibrar em uma perna só de modo alternado. O que era impossível se torna concebível. O slackline pode influenciar positivamente a continuidade de uma dieta, por exemplo.

Fita para praticar SLACKLINE

Corpo Perfeito Agora


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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