5 Alimentos que combatem os sintomas da gripe 4


Quando surge o desconforto provocado pelos sintomas da gripe, a farmácia sempre aparece como primeira opção. Mas, a alimentação pode ajudar bastante e evitar grandes despesas com medicações um tanto quanto onerosas ao orçamento.

Sintomas da gripeA lista de alimentos que ampliam a defesa proporcionada pelo sistema imunológico é enorme. Mesmo que o calor inexorável de agora pareça não ter fim, logo virá mais um inverno, época em que uma alimentação desregulada enfraquece os mecanismos de defesa do organismo.

Portanto, vale a pena conferir alguns elementos importantes para assegurar o bem estar corporal.

Alimentos que combatem os sintomas da gripe

O cogumelo Shiitake
Contanto que não sejam venenosos, cogumelos são bem vindos. O Shiitake, particularmente, além de substâncias comuns aos cogumelos como a betaglucana, ele possui o lentinan. Juntos, esses dois elementos são responsáveis por gerar uma proliferação de anticorpos. O Shiitake também detém elevada concentração de magnésio e selênio, dois minerais altamente participativos nos processos de antioxidação das células.
No entanto, para extrair o máximo de benefícios desse cogumelo, o Shiitake deve ser fatiado com espessuras bem finas. O cozimento também não deve ser prolongado. Esses cuidados visam manter as propriedades do cogumelo.

A gema de ovo
Considerada um item revigorante para o corpo humano, pode ser um grande aliado na luta contra os sintomas da gripe, a gema está diretamente relacionada ao processo de renovação dos linfócitos, células dedicadas a impedir que substâncias nocivas entrem e se espalhem no organismo. Essa função protetora se deve à presença das vitaminas A e D. Essas informações são resultado de um intenso projeto de pesquisa iniciado e concluído pela Universidade do Arizona. A vitamina D é mais crítica, uma vez que ela é oriunda dos raios solares. Como estes são menos intensos em períodos mais frios, a tendência é que ocorra um enfraquecimento do sistema de defesa do organismo.

De acordo com os nutricionistas, ingerir uma gema de ovo ao longo do dia é o suficiente para repor a falta de vitamina D. Quanto ao preparo, os ovos podem ser consumidos na forma de uma omelete, cozidos ou ainda mexidos.

A cúrcuma
Direto da Índia, a cúrcuma, também conhecida como o “açafrão da terra”, é um tempero especial. Além do aroma intenso, tipicamente oriental, esse condimento detém determinados elementos que contribuem para que as células não fiquem inflamadas. Pesquisas recentes comprovam que a resistência natural das células é expandida ao ponto de minimizarem os efeitos provindos da oxidação. A cúrcuma também dificulta o desenvolvimento de doenças provocadas pela presença nada a agradável de fungos e parasitas.
Para consumir adequadamente, o açafrão da terra pode ser unido à pimenta-do-reino. Basta acrescentar 4 colheres (sopa) de cúrcuma para cada 1 de pimenta-do-reino. Ao dia, utilize 1 colher (chá) para temperar sopas, feijões e saladas.

A goji berry
Essa fruta de nome estranho é muito comum na Ásia. De acordo com pesquisas científicas efetuas nesse continente, a goji berry é importante para o sistema imunológico por ser uma ótima fonte de selênio, ferro e zinco. Para completar, a fruta também é rica em aminoácidos e, assim,
também colaboram para redução do processo de oxidação das células. Se resta alguma dúvida quanto aos benefícios da frutinha vermelha, saiba que o povo chinês a consome desde 486 a. C.
A goji berry pode ser encontrada em sua forma desidratada. Pode ser comida pura, mesclada a outras frutas secas ou ainda como geleia.

O Açaí
Adorado durante os dias quentes, o açaí também cai muito bem durante os dias frios. Como contém alto índice glicêmico, costuma ser consumido antes de se partir para as atividades físicas. Porém, o açaí também é uma boa fonte de zinco e ferro, dois minerais que tornam o organismo muito mais imune. Além disso, a fruta ainda é muito rica em substâncias fenólicas como a antocianinas, que concede a sua dose de reforço aos mecanismos de defesa do corpo e ajuda a combater os sintomas da gripe. . Consuma o açaí em polpa misturado com frutas e mel ou batido com iogurte.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

4 pensamentos em “5 Alimentos que combatem os sintomas da gripe