Veja como a semente de chia ajuda na regulação metabólica 1


Conheça as propriedades da semente de chia, alimento que auxilia na regulação metabólica.

Semente de chiaA semente de chia vem ganhando uma importância maior na dieta, em virtude das recentes descobertas de suas propriedades, que beneficiam desde aqueles que desejam perder peso de forma saudável até aqueles que necessitam melhorar a saúde em diversos aspectos.

Redução dos níveis da glicose e colesterol
Por inibir a absorção de gorduras e açúcar (já que “fortalece” a ação da insulina – hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose), a semente de chia se mostra muito eficiente na alimentação de pacientes com altos níveis de colesterol ruim (LDL) e de pacientes diabéticos.
Ainda que funcione apenas como um agente coadjuvante, quando administrada com uma nutrição saudável, a semente de chia é, de fato, uma ótima alternativa natural.

Auxilia na ativação do metabolismo
Em relação à melhora metabólica, a semente se mostra ainda mais eficiente, colaborando, inclusive, para a perda de peso.

Emagrece
Quando consumida antes das principais refeições (almoço e jantar), a chia se converte em uma espécie de gel, que aumenta o seu volume no estômago, provocando saciedade com uma menor quantidade de alimentos.
Além disso, o tempo de saciedade, após o consumo da semente, é prolongado, uma vez que as fibras presentes nela retardam o processo de esvaziamento gástrico (processo no qual o alimento passa do estômago para a primeira etapa do intestino).
Como o alimento passa mais tempo no estômago, o cérebro não ativa a sensação de fome, tendo em vista que o corpo ainda se encontra abastecido.
As fibras ainda auxiliam na regulação intestinal e melhoram o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos.

Desintoxica
Outra propriedade essencial para a melhora do metabolismo é a ação antioxidante. A chia contribui para eliminação de toxinas e substâncias acumuladas e danosas ao organismo, dificultando, desta forma, quadros de retenção de líquidos (inchaços), sintomas de intoxicação alimentar e até a manifestação precoce dos sinais da idade.
Para se conseguir melhores resultados é importante aumentar o consumo de líquido, pois a semente de chia possui fibras solúveis e insolúveis, ambas dependentes de líquido para sua ativação e funcionamento.

Outros artigos sobre a chia:
Veja 7 motivos para você consumir sementes de chia regularmente
Sementes de chia ajuda no emagrecimento

Créditos: Ativas Online


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Veja como a semente de chia ajuda na regulação metabólica