Veja como superar o sedentarismo e ter uma vida ativa 1


Veja algumas dicas de como superar o sedentarismo e ter uma vida ativa.

Sedentarismo

Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

Para quem sempre foi sedentário ou passou muitos anos sem dedicar-se a nenhuma atividade física, praticar exercícios com regularidade pode parecer uma “missão impossível”. O pior é que o sedentarismo é um problema cada vez mais recorrente, já que nossa sociedade conta com facilidades como o carro e outras máquinas que facilitam suas vidas.

A falta de exercícios físicos é um problema para a saúde e para a boa forma, uma vez que ela causa o acúmulo de gorduras abdominais (e, em alguns casos, a obesidade), o que aumenta o risco de diversas doenças, sobretudo as cardiovasculares.
Por onde começar a difícil missão de colocar o corpo para funcionar? Não adianta achar que vai tornar-se um “superatleta” do dia para a noite: é preciso dedicar-se às atividades físicas de forma progressiva, com responsabilidade e uma boa dose de planejamento. Confira algumas dicas.

O começo
Antes de começar a praticar qualquer exercício físico, é muito importante realizar uma avaliação médica. Isso é ainda mais essencial no caso daqueles com histórico de sedentarismo, uma vez que eles podem ter alguma restrição às atividades físicas.
Assim, primeiro passo para qualquer um que deseja começar uma atividade física é passar por uma avaliação feita por um médico de sua confiança e fazer todos os exames pedidos. Só assim será possível dedicar-se ao exercício sem medo.

Encontre uma prática com a qual você se identifique
Nem sempre o que é bom para uma pessoa funciona para a outra. Na hora de praticar esportes, tão importante quanto à quantidade de calorias queimadas é o prazer que se sente ao praticá-lo. Assim, busque exercícios com os quais você se identifica, e que combinem com seu cotidiano.
Quer um exemplo? Se você sempre gostou de dançar, procure aulas de dança ou mesmo de ritmos aeróbios como o zumba. Se preferir passar tempo ao ar livre, pode correr ou pedalar no parque. Se quiser usar esse tempo para socializar, pode procurar um time de futebol ou vôlei para treinar semanalmente. Enfim, as possibilidades são infinitas.
Finalmente, um conselho é convidar amigos para ir praticar com você. Como quase tudo na vida, os exercícios ficam muito mais divertidos quando se tem companhia, e você ficará mais motivado a não desistir.

De pouco em pouco
Principalmente quem nunca se dedicou à prática de nenhuma atividade física deve dar atenção redobrada a essa dica: é importante ir aos poucos. Isso porque o corpo precisa “acostumar-se” ao novo ritmo, e não faz bem forçá-lo a um esforço excessivo, que pode levar a lesões.
Dessa forma, em geral o ideal é começar com exercícios poucas vezes por semana, e em ritmo mais moderado, para ir aumentando a intensidade aos poucos conforme o corpo habitua-se à prática.

Mais exercício no seu cotidiano
Não é apenas nas quadras ou na academia que você pode fazer exercícios. Sempre que nosso corpo está em movimento, ele está exercitando-se. Aproveite momentos do dia-a-dia para combater o sedentarismo:
Não passe o dia todo sentado na frente do computador, mesmo que seu trabalho seja na frente da tela — coloque um despertador para tocar de tempo em tempo, e levante-se e dê uma volta (ou se isso não for possível, pelo menos se alongue).
Não recorra direto ao elevador ou às escadas rolantes. Sempre que possível prefira as escadas, tanto na subida quanto na descida.
O mesmo vale para o carro, que deve ser usado com parcimônia: vale fazer uma pequena caminhada ou ir de bicicleta quando o trajeto for curto.
Não é só na frente da televisão ou do computador que você se diverte — saia do sedentarismo, procure alternativas para seu tempo livre, como caminhadas, sair para passear com o cachorro, nadar ou ir dançar.
Seu corpo agradece.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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