Veja como a saúde mental é importante para a saúde física


A saúde física depende muito da saúde mental. Quando você está bem consigo mesmo, quando se sente feliz com as atividades que está desenvolvendo, você goza de um equilíbrio mental que influencia diretamente sua saúde física.

O estado de humor alterado, quando estamos preocupados com algum problema ou quando nos deparamos com situações que não podemos controlar, começa a interferir primeiro no sistema nervoso, quando nos tornamos mais tensos e nossa pressão sanguínea começa a acelerar.
Em seguida, se temos algum problema no sistema digestivo, este é o ponto que sofre o segundo ataque, com dificuldade de digestão, problemas de azia ou dores estomacais.

A importância da saúde mental

Manter a saúde mental é trabalhar para que tenhamos boa saúde física. Seja no trabalho, seja na vida pessoal, sempre devemos buscar manter o equilíbrio do humor e da autoestima.

O trabalho: local de maior pressão
No trabalho, geralmente, é onde temos os momentos de mais estresse emocional. O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia, e ele reflete diretamente sobre nossa personalidade. Nos últimos anos, as empresas têm procurado criar um ambiente na organização que possa melhorar a saúde mental de quem está trabalhando, e isso vai refletir diretamente nos resultados das atividades e dos processos.

Para que nosso ambiente de trabalho nos ofereça melhores condições para um desenvolvimento harmônico das atividades, precisamos sempre ter em mente as metas estabelecidas pela empresa e criar sinergia com os outros colaboradores.
As pressões por resultados devem ser negociadas entre os chefes e os colaboradores, podendo assim criar um novo sistema de desenvolvimento das atividades. Sempre podemos dar mais de nós mesmos para o trabalho, mas esse limite precisa ser respeitado.

Quando estamos trabalhando num bom local, onde o respeito entre as pessoas é mais palpável, esse é o lugar certo para manter em dia a saúde mental e, mantendo a saúde mental, podemos ter melhores condições de manter a saúde física em dia.
No caso de sofrer muita pressão no trabalho, o melhor caminho é a negociação, é estabelecer metas dentro das possibilidades pessoais ou da equipe, mostrando que, de outra forma, o trabalho pode não trazer os resultados esperados.
Afinal, o que precisamos é de um trabalho que nos dê condições de sobrevivência, e não um local onde estamos sempre preocupados, com a atenção voltada para problemas e não para soluções.

Entendendo dessa maneira, conseguimos o equilíbrio e a saúde mental, situações imprescindíveis para nosso desenvolvimento.

Veja também:
Veja como envelhecer e chegar à “terceira idade” sem definhar
Alimentos que previnem o Mal de Alzheimer
O QUE É SAÚDE MENTAL?


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário