Saúde do homem: Quais são as principais ameaças?


Saúde do homemVocê sabe quais são as principais ameaças à saúde do homem? A lista inclui doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, lesões não intencionais entre outras. Felizmente, a maioria das ameaças à saúde do homem são na sua maioria possíveis de prevenir.

Procure ter um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação de qualidade e a prática diária de atividades físicas. É importante também gerenciar os comportamentos de risco, como beber demais e ter relações sexuais sem o uso de preservativo. Naturalmente, as precauções de senso comum como usar o simples e eficaz cinto de segurança também contam.

À medida que você envelhece, suas preocupações de saúde mudarão. Poderia a tal barriga de cerveja desencadear um problema de saúde? Confira então quais são os problemas e doenças mais comuns relacionadas à saúde do homem.

Principais ameaças à saúde do homem

Os homens têm uma série de preocupações de saúde específicas para o seu sexo, mas não bastando, há outros problemas que afetam as mulheres também. Entre todas essa doenças, fatores de risco e preocupações estão:

Problemas cardíacos

Os problemas cardíacos vem em muitas formas, sendo talvez a principal causa de mortes em homens com mais de 50 anos. Todas as suas formas podem levar de fato a complicações graves e fatais se não forem detectadas.

Doenças cerebrovasculares

As doenças relacionadas ao cérebro também estão entre as que mais afetam a saúde do homem, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Hipertensão

A hipertensão é um fator de risco que pode resultar em doenças cardíacas, problemas de visão, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doença renal. Esse é um mal que atinge muitos homens, principalmente os que estão acima do peso ou obesos.

Quanto maior a sua pressão arterial, mais risco de vida você corre. Quando a hipertensão não é tratada adequadamente, todos os órgãos e sistemas do organismo são afetados, o que pode encurtar a sua vida em até vinte anos.

Diabetes

O diabetes também é um fator de risco comum para à saúde do homem. Problemas do coração, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e problemas de visão (em casos graves cegueira) podem estar relacionados ao diabetes.

Os homens com diabetes podem ter níveis mais baixos de testosterona ocasionando inclusive em impotência sexual.

Câncer de pele

O câncer de pele é uma doença que atinge não só os homens mas as mulheres também. A exposição ao sol é a principal causa desse tipo de câncer, sendo o câncer de pele não-melanoma o mais frequente de todos, mas com alta taxa de cura. No entanto, o diagnóstico deve ser realizado o quanto antes.

Câncer de próstata

No brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Esse é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos são em homens com mais de 65 anos.

O câncer de próstata pode afetar os pulmões, fígado, ossos e outras partes do corpo. Na maiorias das vezes esse tipo de câncer pode ser tratado com sucesso, o que faz valer ainda mais os cuidados de prevenção.

Problemas eréteis

Os homens podem apresentar alguns problemas de saúde erétil. A disfunção erétil (impotência sexual) é uma delas, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada são outros exemplos. Todas essas citadas podem estar ligadas a infertilidade, problema esse que pode causar ansiedade e depressão.

Alcoolismo

O alcoolismo é considera uma doença crônica que pode ser potencialmente fatal. Esse infelizmente é um problema que afeta muito a saúde do homem, uma série de complicações médicas, psicológicas e sociais podem ser motivadas pelo alcoolismo.

Além disso, boa parte dos acidentes de trânsito são causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, sendo os homens os principais envolvidos.

Tabagismo

O tabagismo não é uma doença em si, mas sim um fator de risco que pode desencadear diversos problemas. Os efeitos do cigarro a curto prazo envolvem problemas respiratórios como tosse, pneumonia e bronquite. Os efeitos a longo prazo do tabagismo para a saúde do homem são extensos, incluindo câncer de pulmão, garganta, rins, etc.

Aproximadamente um terço de todas as formas de câncer são associadas ao tabagismo, sendo que o câncer de pulmão é motivado em 90% das vezes pelo cigarro. Além disso, problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais também estão intimamente ligados a esse vício ainda comum, principalmente entre os homens.

Obesidade

A obesidade é sem sombra de dúvida um problema que assombra boa parte da população, homens, mulheres e crianças. As pessoas com sobrepeso ou obesas correm o risco de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, doenças cardiovasculares entre outras.

Além dessas questões médicas, as pessoas que estão acima do peso podem sofrer de depressão ou outras formas de distúrbios emocionais. A obesidade é com certeza uma das principais causas e fatores relacionados à saúde do homem.

Estresse

Devido ao dia a dia agitado, obrigações e tudo o que envolve nossa vida, é natural ficarmos estressados de vez em quando. O problema é quando o estresse se torna crônico, ou seja, quando é “experimentado” por longos períodos de tempo.

Esse tipo de estresse é considerado uma condição grave e muitas vezes resulta em sintomas emocionais e físicos. Problemas do coração, obesidade, depressão e a ansiedade são alguns dos problemas relacionados ao estresse crônico.

Enfim, esses exemplos acima descritos são as principais doenças, fatores de risco ou condições relacionadas à saúde do homem. A boa notícia, como já mencionado, é que todas elas podem de certa foram ser prevenidas ou evitadas. Tudo está diretamente ligado com os seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

O artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também:
Saiba sobre a prevenção, as causas, os sintomas e tratamentos contra o Câncer de próstata
A importância de cuidar da saúde o ano inteiro
20 Dicas para Reduzir o seu Risco de Câncer de Próstata


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário