Saúde da mulher: você tem TPM? 2


Um problema que afeta muito a saúde da mulher, é a chamada TPM, a Tensão Pré-Menstrual, também conhecida como Síndrome Pré-Menstrual.

Muitas mulheres sofrem de TPM, e esse problema já faz parte da vida da maioria das mulheres. Mas o que é a TPM? Por que as mulheres têm TPM? Por que ela ocorre? Ela tem tratamento? Neste artigo, iremos ajudá-la a entender que embora a TPM pareça um bicho de sete cabeças, ela pode ser compreendida e até solucionada! Quer saber como? Então, veja só!

O que é TPM?

Saúde da mulher: você tem TPM?A TPM é um período que antecede a menstruação onde as mulheres que enfrentam este problema, apresentam sintomas psíquicos e físicos, que podem desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual, no caso de algumas, mas que no caso de outras só desaparece no último dia do fluxo.

O Ministério da Saúde afirma que a TPM afeta cerca de 70% das mulheres brasileiras. Se você faz parte deste percentual, você sabe que os sintomas são muito ruins e que não é só você quem sofre – infelizmente acabamos descontando toda essa fúria em alguém. Só que não são todas as mulheres que têm TPM que sentem exatamente os mesmos sintomas, na realidade, existem vários tipos de TPM e cada tipo tem seus sintomas característicos.

  • TPM A – Essa TPM causa muita ansiedade já que com a maior liberação de adrenalina e de cortisol, há aumento nos níveis de estresse. Com este tipo de TPM a saúde da mulher é afetada de diversas formas, como com problemas para dormir, ansiedade, tensão, irritabilidade e intensas alterações de humor. É comum também que a mulher fique mais desatenta neste período.
  • TPM C – Esse tipo de TPM traz um grande problema para a saúde da mulher – a compulsão alimentar. Porém, essa compulsão não é por qualquer tipo de alimento, e sim, por aqueles mais gordurosos e calóricos – e se tiver chocolate no armário de casa, pode ter certeza de que é ele quem será atacado. E é por isso que os principais sintomas desse tipo de TPM envolvem compulsão por doces e salgados, vontade exagerada de comer comidas diferentes e dores de cabeça. É interessante que como os hormônios nesse período pré-menstrual são alterados, o cérebro faz com que você sinta muito mais prazer por comer determinado alimento do que você normalmente sentiria.
  • TPM D – Já esse tipo de TPM afeta a saúde da mulher de outra forma (bem ruim também) – traz sintomas depressivos. Por isso, a mulher sente raiva sem razão, não consegue se concentrar direito, tem lapsos de memória, baixa autoestima, tem sentimentos violentos e perturbadores. Isso tudo acontece porque as mulheres que têm este tipo de TPM têm a quantidade de serotonina diminuída, por isso, o corpo responde destas formas a estas oscilações hormonais.
  • TPM H – Esse tipo de TPM está mais relacionada à hidratação pois causa retenção de líquidos. Com isso, a saúde das mulheres que a tem sofre aumento de peso, inchaço abdominal, sensibilidade e inchaço nos seios, e inchaços nas mãos e nos pés.
  • TPM O – Esta TPM já traz um agrupamento de outros sintomas que afetam a saúde da mulher. Estes sintomas envolvem alterações nos hábitos intestinais, aumentos na frequência em urinar, calorões e sudorese, cólicas e outras dores, náuseas, reações alérgicas, acne e até infecções no trato respiratório.

Por que as mulheres têm TPM?

Você já se perguntou Por que as mulheres têm TPM? A TPM está diretamente relacionada às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher no período pré-menstrual e menstrual. Normalmente, o ciclo de uma mulher dura cerca de 28 dias. Nos primeiros 14 dias desse ciclo, os níveis de estrogênio do corpo aumentam porque a mulher irá ovular, e é este o hormônio que traz a sensação de bem-estar. Porém, nos 14 dias seguintes o útero irá se preparar para possivelmente receber um bebê, por isso a parede dele engrossa, e caem os níveis de estrogênio, aumentando os níveis de progesterona.

É essa alteração de hormônios, que pode ocorrer de forma brusca, que traz sintomas muito incômodos à saúde da mulher, como ansiedade, alterações de humor, dores e inchaços. Bom, como se tudo isso não bastasse, ao final dos 28 dias do ciclo, se o útero não tem um bebê dentro, ele irá iniciar o processo de escamação de suas paredes, eliminando o endométrio por meio da menstruação. Durante esta fase, ocorre novamente uma queda hormonal, tanto do estrogênio quanto da progesterona. É por isso que algumas mulheres ainda sofrem muito os efeitos da TPM durante a menstruação.

Você tem TPM?

Se você se enxergou neste artigo e descobriu qual tipo de TPM você tem, saiba que ela é causada principalmente em mulheres que já tem a TPM no seu histórico familiar, mulheres com idade mais avançada, mulheres que já tem problemas como depressão, ansiedade e outros problemas relacionados à saúde mental, mulheres sedentárias, e que tem uma dieta com baixa ingestão de vitamina B6, cálcio, magnésio, além de alta ingestão de cafeína.

Por isso, se a TPM é um problema que afeta a sua saúde, busque praticar atividades físicas regularmente, pois elas ajudam a regular os hormônios, além de aumentar as taxas dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer. E não deixe, é claro, de regular a sua alimentação aumentando o consumo das substâncias citadas acima, bem como reduzindo a ingestão de cafeína. Combata a sua TPM e tenha dias muito melhores “naqueles dias”.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Saúde da mulher: você tem TPM?