Você sabe quais são as funções dos sais minerais no nosso corpo?


Os sais minerais, ao contrário de proteínas, lipídeos e carboidratos, não são substâncias orgânicas, e sim inorgânicas, não podendo ser produzidos por seres vivos, como animais e plantas.

Alimentos ricos em sais minerais

Imagem cortesia de Areeya em FreeDigitalPhotos.net

Contudo, são substâncias que possuem funções muito importantes para a manutenção da saúde, sendo necessárias para nosso corpo, principalmente para os ossos, onde estão mais concentrados. Entre os minerais mais conhecidos podemos citar o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio e o ferro, além de outros que iremos conhecer adiante.

Função dos sais minerais

Quais são as funções dos sais minerais no nosso corpo?

Os sais minerais são importantes componentes na formação e na manutenção dos ossos e dentes, mas também regulam as funções enzimáticas do nosso corpo, participando da composição de certas moléculas orgânicas, sendo útil também para a osmose, isto é, para a passagem do líquido entre as células, mantendo o que conhecemos como equilíbrio osmótico do organismo.

Os sais minerais, que não podemos produzir, devem ser ingeridos através de uma alimentação adequada. O seu excesso, ao contrário do que se pensa, não é prejudicial, sendo eliminado pelas fezes, urina e transpiração.

Sais minerais estão presentes inclusive na água que bebemos, que contém pequenas quantidades nela dissolvido. A água, portanto, não somente é necessária para nos trazer sais minerais, mas também para evitar a desidratação, situação em que o ser humano pode até morrer.

Principais sais minerais e suas funções:

1. Cálcio e flúor

Ajudam a formar e manter os ossos e os dentes. O cálcio também é importante fator para controlar a coagulação do sangue, além de participar das contrações musculares. O cálcio é encontrado no peixe, no leite e seus derivados e nas verduras, feijões, ervilhas secas e castanhas.

2. Magnésio

O magnésio tem funções parecidas com o cálcio, ajudando a formar e manter os ossos e dentes, mas também controla a transmissão de impulsos nervosos, sendo companheiro do cálcio para controlar as contrações musculares. O magnésio também ativa reações químicas que produzem a energia dentro das células. Pode ser encontrado em cereais, pão, peixes, leite, verduras, soja e castanhas.

3. Cobre

O cobre controla a atividade enzimática, estimulando a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. O cobre será conduzido ao nosso corpo pela ingestão de ervilhas, feijão, castanhas, cereais, pão integral e uvas, entre outros.

4. Potássio

Principalmente para quem pratica atividades físicas, o potássio é essencial, pois ajuda a evitar cãibras nos músculos. A banana é um alimento rico em potássio, o sal mineral que estabelece o funcionamento dos impulsos nervosos e das contrações musculares, mantendo também o ritmo cardíaco e o equilíbrio hídrico do organismo.

5. Sódio

O sódio, que está presente em praticamente todos os alimentos, possui praticamente as mesmas funções do potássio, sendo essencial para a manutenção do equilíbrio orgânico e do metabolismo.

6. Zinco

O sal mineral que auxilia na cicatrização e conserva a pele e o cabelo, controlando as atividades de várias enzimas é o zinco, que está presente em carnes, peixes e vegetais, em pequena quantidade.

7. Selênio

Também presente em carnes, peixes e vegetais, o selênio reduz o risco de vários tipos de câncer, protegendo as células contra a ação de substâncias oxidantes. A quantidade de selênio nos vegetais depende sempre do teor desse sal mineral no solo.

8. Ferro

O ferro, encontrado em carnes (principalmente o fígado), peixes, gema de ovo, cereais e feijão é essencial para a produção de enzimas que estimulam o metabolismo. O ferro também é responsável pela formação de hemoglobina e mioglobina, que levam o oxigênio para as hemácias e para as células musculares. A falta de ferro no organismo produz anemia e muitos outros problemas de saúde.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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