Reiki: a cura através das mãos


Reiki é uma técnica terapêutica de transmissão da energia universal que se dá através da imposição de mãos. Pode ser aplicada em pessoas, ambientes, animais e até mesmo em alimentos. Com o objetivo de trazer equilíbrio, saúde e bem-estar, a técnica era bastante utilizada pelos monges budistas.

Neste artigo, abordaremos o assunto com mais detalhes. Vamos primeiramente entender melhor o que é reiki e como essa técnica funciona.

O que é reiki e como funciona?

tratamento de reikiQuem foi criança por volta do ano 2000 pode já ser familiarizado com a técnica reiki sem nem mesmo saber. Talvez você se lembre do personagem Dendê de Dragon Ball Z, um alienígena que é capaz de curar as pessoas através da técnica reiki.

A palavra reiki, etimologicamente, significa energia divina ou universal (rei = “divino”; ki = energia vital). Trata-se de uma técnica que busca trazer equilíbrio energético à pessoa, ativando seus meridianos e eliminando bloqueios. Ela consiste na captação da energia universal através do chakra coronário, passagem da mesma pelo chakra cardíaco e por fim sua chegada às mãos. É por meio da imposição destas que a energia do Universo é transmitida pelo chamado reikiano à pessoa que está recebendo a terapia.

Mas você deve estar se perguntando como a simples imposição de mãos pode ser capaz de trazer harmonia e equilíbrio às pessoas. Bem, funciona da seguinte forma: a energia do Universo vibra em uma frequência muito alta, enquanto que as energias dissonantes que provocam o desequilíbrio vibram de forma muito lenta. Quando a energia reiki penetra na pessoa, as energias de frequências mais lentas tendem a buscar o equilíbrio, aumentando sua frequência. Dessa forma, o desequilíbrio é solucionado e a energia passa a fluir em harmonia pelo organismo.

História do reiki

A técnica milenar do reiki, que remonta aos tempos de Buda, foi redescoberta no Japão, no início do século XX, pelo monge Mikao Usui. Foi ele o criador dos cinco princípios do reiki, os quais são listados abaixo:

  1. “Só por hoje eu não me preocupo”
  2. “Só por hoje eu não me aborreço”
  3. “Só por hoje eu serei bom com os outros e com todos os seres vivos”
  4. “Só por hoje eu trabalharei de forma honesta”
  5. “Só por hoje eu serei grato pelas minhas muitas bênçãos”

Antes de descobrir o reiki, Usui estudou outra técnica denominada kiko, que era semelhante ao reiki a não ser pelo fato de que o usuário precisava utilizar sua própria energia vital para proporcionar cura ao paciente. Isso acabava levando os praticantes da técnica à exaustão. É importante lembrar que no reiki não há perda de energia do reikiano durante o procedimento, visto que a energia utilizada é a do Universo e não a dele próprio.

Segundo a história, o Dr. Usui, encontrou o reiki nos manuscritos de um discípulo de Buda. Para aprofundar-se e adquirir domínio da técnica, o monge meditou durante 3 semanas no Monte Kurama. Após esse período, Usui, iluminado, tomou conhecimento acerca de como canalizar a energia e impor as mãos. Por fim, o monge abriu, em 1922, em Tóquio, uma escola destinada a ensinar a técnica.

A Usui Reiki Ryoho Gakkai teve como presidente o monge Usui até o ano de 1926. A escola está aberta até os dias de hoje. O treinamento, no entanto, só é oferecido a japoneses que nunca tenham praticado o reiki ocidental. Nos anos iniciais da escola, durante as décadas de 1920 e 1930, muitos de seus membros eram oficiais da Marinha japonesa, homens de grande influência no país.

Benefícios do reiki

O reiki não possui contraindicações e traz diversos benefícios à saúde mental, emocional, espiritual e física, dentre os quais citamos os seguintes:

  1. Ajuda a combater o estresse: A técnica traz sensações de tranquilidade e relaxamento que ajudam a aliviar o estresse do cotidiano.
  2. Melhora a circulação sanguínea: A técnica permite que o sangue circule com maior fluidez pelo organismo, além de ser também eficaz contra pequenas hemorragias.
  3. Auxilia no tratamento de pacientes com câncer: Ela é indicada para a redução dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico.
  4. Desintoxica os órgãos: Dentre os órgãos beneficiados estão o fígado e os rins.
  5. Cura lesões diversas: Como bem demonstrado por Dendê em Dragon Ball Z, a energia do Universo pode muito bem ser aplicada no tratamento e cura de ferimentos e/ou lesões musculares.
  6. Restaura o equilíbrio energético: Esse é o principal objetivo da técnica. Fazer com que a energia vital da pessoa flua sem bloqueios através do organismo, proporcionando assim maior bem-estar, harmonia e saúde ao indivíduo.

O reiki, portanto, é uma técnica baseada na canalização da energia universal e transmissão da mesma com propósitos de cura e restauração do equilíbrio energético. A terapia é recomendada para todos os que desejam usufruir de maiores bem-estar, saúde, paz, alegria e sucesso.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário!

Deixe seu comentário