Veja algumas dicas de como fazer a reeducação alimentar


A reeducação alimentar é o segredo para emagrecer com saúde e para sempre, apenas começando a alimentar-se de forma saudável e na medida certa. São frutas, verduras, legumes e carnes magras fazendo parte de sua alimentação diária, substituindo bolos, refrigerantes, biscoitos, frituras, entre outros alimentos “pesados”.

Porque fazer a reeducação alimentar.

Reeducação alimentarEmbora haja tantas dietas para perder peso rápido ou de forma “saudável”, sempre há o risco de o metabolismo se “acostumar” com a dieta. Por isso, a forma mais saudável para emagrecer e cuidar da saúde, a melhor maneira de perder peso sem correr o risco de engordar novamente é fazendo a reeducação alimentar.

Alimentos ricos em vitaminas e minerais fornecem tudo que o organismo precisa para ter um corpo firme e saudável, fazendo com que o indivíduo não só emagreça, mas também tenha um corpo saudável.

Perder aquela gordurinha extra é muito mais difícil do que ganha-las. Pensando nisso, o ideal é evitar diariamente alimentos muito doces e gordurosos, mesmo que em pequenas quantidades. Substituir um pedaço de bolo por uma fruta, por exemplo, faz parte do processo de criar hábitos saudáveis e é o intuito da reeducação alimentar.

Seguir dietas muito restritivas que fazem promessas de uma grande perda de peso em pouco tempo, além de não fazerem bem à saúde, não ensina o indivíduo a se alimentar de forma saudável e favorece o efeito sanfona: o que se perde em uma semana, se ganha em poucos dias. Para evitar esse problema, damos algum as dicas a seguir:

  • Faça uma lista de alimentos saudáveis antes de ir ao mercado, para que procure diretamente os itens nas prateleiras e não caia na tentação de comprar doces e comidas gordurosas.
  • Beba mais água e sucos naturais (inclusive sucos para emagrecer), deixando de lado os refrigerantes e sucos artificiais.
  • Faça exercícios físicos todos os dias. De preferência, escolha algum esporte que goste, para que seja um momento de prazer e se torne um hábito, não uma obrigação.

Dieta sem restrições
A reeducação alimentar não impede de comer nada, mas ensina a aumentar o consumo de alimentos saudáveis, na quantidade certa. Não é necessário abrir mão de antigos hábitos, como beber de vez em quando com os amigos no fim de semana, mas não pode cometer exageros. A reeducação alimentar faz com que você acabe ingerindo uma quantidade menor de alimentos, o que potencializa os efeitos tóxicos de bebidas alcoólicas no organismo.
Estipular metas também é uma forma interessante de assumir um compromisso consigo mesmo, em relação à saúde e emagrecimento. Para auxiliar na perda de peso, estipule metas possíveis de serem atingidas em curto prazo, para ver resultados rapidamente (mesmo que pequenos), e se sentir motivado. No mais, lembre-se desse conselho: nunca pule refeições. Caso contrário, fará você sentir mais fome e por isso comerá mais na sequência.
Reeducar a alimentação pode ser a solução para quem deseja iniciar um programa alimentar e segui-lo, e se empenhar em fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, além de tornar mais fácil emagrecer e ter uma ótima saúde. Dedique-se!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário