Cuidado com a quantidade ao consumir o queijo mascarpone 2


De origem italiana, o queijo mascarpone provém mais precisamente da região da Lombardia. Houve um tempo em que o queijo ainda não era bem difundido, mas hoje é possível encontrá-lo, em alguns casos até com alguma facilidade.
Queijo mascarponeTrata-se de um queijo dotado de uma textura cremosa. Essa consistência o torna perfeito para ser incorporado a massas recheadas, crepes recheados, sobremesas, além de ser ótimo para acompanhar frutas e saladas. Porém, embora o mascarpone acaricie o paladar, é aconselhável manter a moderação durante o consumo, pois essa variedade de queijo é bem gordurosa e cheia de calorias, uma combinação um tanto quanto indigesta e perigosa para controle das medidas da silhueta e manutenção da saúde cardíaca.

Na sequência, conheça alguns detalhes sobre o aspecto nutricional desse saboroso queijo, que cai bem nas mais diversas situações.

Conheça a nutrição proporcionada pelo queijo mascarpone.

As calorias
Bastam somente 2 colheres de sopa de queijo mascarpone para se alcançar a margem de 120 calorias. O grande problema é que apenas uma concentração reduzida dessas calorias são oriundas de carboidratos e proteínas. Pode-se afirmar que 90% delas, aproximadamente, são induzidas através das gorduras.

A gordura saturada
Cerca de 2/3 da gordura agregada pelo mascarpone é saturada. E quando uma dieta possui elevada concentração desse tipo de gordura, o índice de colesterol que percorre a corrente sanguínea é maior, quadro que pode provocar o desenvolvimento da aterosclerose, além aumentar a possibilidade do organismo desenvolver doenças cardíacas.
Em virtude do grau de periculosidade inerentes a grandes doses de gordura saturada, os nutricionistas orientam a consumir apenas 10% de calorias que provenham desse lipídio. Considerando uma dieta diária composta por 2.000 calorias, essa porcentagem corresponde a um máximo de 200 calorias pertencentes à gordura saturada. Em meios práticos, 2 colheres de sopa de queijo mascarpone detêm mais de 35% da cota diária do consumo recomendado.

O colesterol dietético
O queijo mascarpone também é uma fonte poderosa de colesterol dietético. Analisando o comportamento dessa substância no organismo, é bom lembrar que este já produz a quantidade necessária para executar as funções dependentes dela, que são, basicamente, os processos celulares e hormonais. Assim, a quantidade de colesterol que adentra o corpo através dos alimentos é encarada como uma porcentagem extra.
Ocorre que ao se mesclar ao excesso de gordura saturada, o colesterol dietético passa a ampliar os níveis lipoproteicos de baixa densidade, comprometendo a saúde cardiovascular. Pensando nisso, é aconselhável limitar a ingestão de mascarpone a 2 colheres de sopa, que já compreendem 40 mg de colesterol,por sua vez superior a 13% (300 mg) de uma dieta equilibrada constituída por 2.000 calorias.

Mais detalhes sobre a nutrição do queijo mascarpone

Por se tratar de um laticínio pastoso, nota-se que um dos compostos elementares do queijo mascarpone é o cálcio. Contudo, esse importante nutriente aparece sem muito destaque, já que, tomando novamente por referência as 2 colheres de sopa do alimento, elas contém apenas 4% da exigência diária do organismo para essa substância.
O mascarpone também garante a ingestão de 8% do total de vitamina A requerida diariamente pelo organismo. Ela é a responsável por propiciar saúde aos olhos, além de gerar proteção contra o surgimento de doenças nesse órgão, como a catarata. Finalmente, também vale acrescentar que 2 colheres de sopa desse tipo de queijo proporciona 10 mg de sódio. Sem dúvida, este mineral é imprescindível para o desenvolvimento pleno das atividades exercidas pelo organismo, uma vez que ele é responsável por conduzir eletricidade para os músculos e o coração. Entretanto, nunca é demais lembrar que o consumo exagerado de sódio pode levar à hipertensão e ao acúmulo de líquidos, o que prejudica a saúde do organismo e compromete a perda de peso, portanto deve ter bastante cuidado com a ingestão do queijo mascarpone.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Cuidado com a quantidade ao consumir o queijo mascarpone