Profissionais que fazem a diferença no emagrecimento.


Durante um programa de emagrecimento, existem alguns profissionais que fazem a diferença e podem trazer bons resultados. Todos sabemos que para emagrecer não podemos nos restringir a mudar alguns pequenos hábitos, mas devemos transformar uma rotina inteira. Nossa vida se transforma por completo, e ter ajuda de vários profissionais é algo que otimiza os resultados, e evita que a desistência nos abata.
Profissionais que fazem a diferençaVamos conhecer os profissionais que fazem a diferença na conquista do emagrecimento.

Profissionais que fazem a diferença

Nutricionista

Profissional responsável por prescrever as dietas e acompanhar a distribuição da massa corporal durante o programa de emagrecimento. Perder peso só não basta. É preciso que nossas proporções de massa magra sejam maiores que as de massa gorda, produzindo um ganho de massa muscular considerável para melhorar nossa saúde como um todo.

Educador físico 

Emagrecer sem tonificar? De jeito nenhum. O educador físico é responsável por supervisionar as atividades físicas que vão contribuir para a perda de peso e a tonificação muscular. O ganho de massa muscular e a redução de gordura (principalmente gordura abdominal) estão relacionados não apenas com a definição de lindas silhuetas, mas ajuda a combater a hipertensão, diabetes, colesterol alto, além de prevenir câncer e doenças cardiovasculares, as duas patologias mais fatais do mundo.
Não adianta achar que sozinhos podemos conseguir praticar um exercício físico semelhante aos que são estimulados pelos professores de educação física. Sozinhos, temos a tendência de atingir zonas de conforto, que não fazem a gente se esforçar o bastante. Diferente de quando alguém nos leva a um grau de esforço realmente capaz de produzir a perda de peso.  (Conselho Federal de Educação Física – CONFEF)

Médico cardiologista ou endocrinologista (ou os dois)

O cardiologista é o profissional que irá avaliar a condição cardiovascular, verificando se ela está apta para suportar o exercício físico. A verificação do nível atual de condicionamento, além do diagnóstico de algumas patologias podem indicar ou contraindicar determinados tipos de exercícios.

O endocrinologista, por sua vez, diagnostica a presença de patologias hormonais (e algumas outras) que podem estar contribuindo para o ganho de peso. Caso elas sejam diagnosticadas, o paciente poderá se submeter a um tratamento que contribuirá para a perda de peso. Devemos ter cuidado para não nos entregarmos aos medicamentos emagrecedores, pois eles não são indicados para pessoas que não tenham patologias. E o seu uso costuma ter efeito limitado no tempo.

Fisioterapeuta

Em alguns casos o fisioterapeuta poderá ser útil para cuidar de problemas posturais e articulares provocados pelo início das atividades. O sobrepeso gera inúmeros problemas para o nosso sistema ósseo, e no início dos exercícios físicos as pessoas podem sentir dores nos joelhos, nos tornozelos, na coluna, dentre outros locais. Quando essas dores surgirem, o ideal é recorrer rapidamente a um fisioterapeuta para que se cuida rapidamente do problema. A dor é uma inimiga do emagrecimento, pois ela leva ao sedentarismo e à ansiedade.

Normalmente é o menos procurado, mas é o mais importante de todos. Parar de comer demais ou entrar numa rotina de atividade física não é algo que depende de nossa simples vontade. Razão não conta tanto. As nossas emoções precisam ser trabalhadas. A ansiedade é a maior causadora de obesidade. Trabalhar a nossa mente pode ser o primeiro passo para perda de peso.

Enfim… não adianta emagrecer o corpo e continuar com a cabeça gorda.

Veja também:
Saiba mais sobre a eficácia de um bom programa de emagrecimento
Kit Emagrecimento Giovana Guido
Receitas Para Emagrecimento e Definição Muscular


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.