Veja os 7 principais benefícios do feijão 4


Panela de feijãoAlimento básico no cardápio dos brasileiros e um dos mais consumidos, o feijão forma uma famosa dupla quando acompanhado do arroz. Suculenta, essa importante leguminosa deve ser ingerida diariamente devido a uma série de razões. Conheças algumas delas na sequência.

Benefícios do feijão

Rico em proteínas

Existem determinados aminoácidos, denominados lisinas, que dão origem a algumas proteínas vegetais que desempenham um papel fundamental na manutenção da massa muscular, pele, ossos e demais órgãos. O organismo não consegue sintetizar esse tipo de proteína. Logo, a ingestão diária de feijão se torna, praticamente, obrigatória para que o corpo sempre esteja saudável. Embora seja o mais robusto do grupo de leguminosas importantes, ele pode ser substituído, às vezes, por lentilha, soja ou ervilhas secas.
É importante destacar que a alimentação ideal deve contrabalançar o feijão com outros alimentos que contenham proteína de origem animal.

Ajuda na perda de peso

Embora seja considerada uma ótima fonte de carboidratos, o que em excesso pode levar ao ganho de peso, quando consumido de maneira equilibrada o feijão se torna um aliado no combate ao peso excessivo. Essa ação se deve à forte presença de fibras, substâncias que contribuem para que o corpo se sinta mais saciado mais rapidamente e por um período mais extenso.

Previne o aparecimento de cáries

De acordo com os resultados apontados por um estudo científico conduzido pela Unicamp, juntamente com o arroz, o feijão tem a vantagem de concentrar grandes doses de flúor. Isso acontece quando a leguminosa entre em contato com a água tratada. Com isso, a saliva passa a conter uma porcentagem extra de flúor, gerando maior proteção aos dentes. Importante enfatizar que, em momento algum, o alimento substitui os procedimentos de profilaxia dentária.

Intestino mais fluido 

Como é rico em fibras solúveis, o feijão é um dos alimentos substanciais durante a formação do AGCC (Ácidos Graxos de Cadeia Curta). Esses ácidos são preponderantes para que as células presentes no intestino recebam doses extras de energia e, desse modo, aumentem sua performance durante a execução de diversas tarefas. O resultado final é um intestino trabalhando de forma mais célere e contínua, ou seja, com um fluxo bem mais estável.

Ajuda para os portadores de diabetes

As fibras do feijão também têm a proeza de conseguirem reduzir o ritmo de absorção da glicose proveniente de outros alimentos. Em consequência disso, os portadores de diabetes podem ter uma vida mais tranquila, pois os índices glicêmicos passam a se tornar muito mais estabilizados na corrente sanguínea.

Ótima fonte de minerais

A ausência de ferro no organismo pode acarretar complicações gravíssimas que têm sua origem na anemia ferropriva, que por sua vez ocorre devido à falta do referido mineral. A redução de ferro provoca uma diminuição drástica no número de hemoglobinas, as chamadas células vermelhas. Sem uma quantidade adequada de hemoglobinas o transporte de oxigênio até as células fica totalmente comprometido, o que afeta a produção de energia.
O feijão também apresenta ótimas concentrações de magnésio e zinco. Este é um elemento essencial para a continuidade de várias reações químicas que, se forem interrompidas, podem ocasionar convulsões e transtornos relacionados à memória. Enquanto isso, o magnésio é imprescindível para um bom funcionamento das atividades cerebrais e do sistema nervoso, além de ajudar a manter ossos e músculos saudáveis.

Fonte de vitaminas

Dentre as principais vitaminas que constituem o feijão, o ácido fólico desempenha um papel muito importante durante a gestação do bebê, já que o seu deficit pode causar danos irreversíveis no tubo neural do feto. Já na fase adulta, quando as quantidades de ácido fólico estão reduzidas o indivíduo tende a se sentir exausto com muita frequência, o que, constantemente, leva a bruscas alterações de humor.

Veja também:
Curiosidades e benefícios do feijão-preto
Veja essas dicas para deixar o arroz mais saudável e apetitoso
Receita de feijão tropeiro


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

4 pensamentos em “Veja os 7 principais benefícios do feijão