POR QUE NÃO CONSIGO EMAGRECER? PERDI TRÊS QUILOS NOS PRIMEIROS DIAS DE DIETA E AGORA NÃO CONSIGO PERDER MAIS NADA?


Perdi três quilos nos primeiros dez dias de dieta e academia, e agora não consigo perder mais nada? Por que não consigo emagrecer?

Por que não consigo emagrecer?Emagrecer é uma tarefa realmente árdua, mas algumas pessoas chegam lá. A pergunta é: por que você ainda não chegou? Por que todos os cuidados que você toma vão por água abaixo? Por que aqueles quilos perdidos dentro de poucas semanas retornam rápido ao seu corpo? Selecionei algumas respostas interessantes para as dúvidas mais recorrentes daqueles que lutam contra o peso.
Nos primeiros dias de dieta tudo costuma correr muito bem. Você já deve ter percebido isso. Quilos são perdidos rapidamente. A silhueta melhora em menos de uma semana. A razão disso é que os primeiros quilos perdidos são justamente referentes ao líquido que você elimina. Quando nos alimentamos mal e não fazemos atividade física, acumulamos água em diversos espaços do nosso corpo. A partir do momento em que passamos a comer coisas saudáveis e a nos movimentar, perdemos esse líquido acumulado em poucos dias.

Passado o período da perda do excesso de líquido, entramos na fase de eliminar a gordura. Esse é um momento mais difícil, no qual o resultado não é mais percebido em dias, mas apenas em semanas. Paciência é a palavra que você deve guardar na mente para levar essa fase à diante.

Por que não consigo emagrecer, Parte 1?

(Veja, É PRECISO COMER PARA EMAGRECER)

Por que quanto menos como, mais engordo?

Você que passa por essa situação deve tomar duas precauções. A primeira se refere à necessidade de anotar a quantidade de alimentos e líquidos que você ingere durante o dia. O que comeu? Em que quantidade? E em que hora do dia? Muitas vezes nosso corpo age inconscientemente quando o assunto é alimentação. Sem perceber, você pode estar comendo mais do que deve. Vale a pena anotar.

Caso você identifique que o problema não é a quantidade, o que pode estar acontecendo é algo curioso. Quando nos alimentamos mal, mantendo longos períodos de jejum, reduzimos o nosso metabolismo. Nosso corpo diminui o ritmo de funcionamento dos seus órgãos e sistemas, como mecanismo de sobrevivência. Essa é a razão para ele economizar seus nutrientes, ao invés de consumir eles. E adivinha qual é um dos nutrientes que o seu corpo em jejum irá economizar? A gordura!

Suplementação

Por que os suplementos não me fazem emagrecer nem me fazem ganhar massa muscular?

Os suplementos são interessantes instrumentos nutricionais prescritos em casos específicos. Normalmente, eles devem ser acompanhados de bons níveis de exercício físico, sob pena de tudo o que é fornecido pelo suplemento ser eliminado pelo nosso corpo.

A maioria das pessoas têm obtido resultados satisfatórios com suplementos alimentares. Aquelas que não conseguem bons objetivos costumam se entregar sem tanta vontade à prática de atividade física.

Mais perguntas?
Você tem mais perguntas sobre as dificuldades do emagrecimento? Se tiver, envie para mim! Será um prazer ajudar você.

Perder peso é um objetivo totalmente possível. Temos que nos livrar apenas de algumas armadilhas que fazem a gente acreditar que essa é uma tarefa impossível.

Veja também:
Veja 7 receitas especiais de sucos detox para emagrecer
Veja como mudar seus hábitos alimentares para emagrecer com saúde
Cereais e sementes que ajudam a emagrecer
Viva Emagrecendo

Por que não consigo emagrecer? – Parte 2

Por que não consigo emagrecer? Continuemos a tratar das principais dúvidas do p e que podem te levar a se desanimar ou mesmo desistir desse grande projeto que é a perda de peso. Emagrecer não é tarefa fácil, mas também não podemos acreditar que é impossível. Acabar com algumas dúvidas é um bom início para começarmos a acreditar que a perda de peso definitiva e rápida não é assunto de outro mundo.

Atividades físicas

Por que me falta disposição e forças para eu fazer atividade física?

Iniciar qualquer exercício físico é uma tarefa desafiante. Quanto mais se você está com alguns quilos a mais. O corpo não suporta fazer tantas atividades, pois cansaço chega em pouco tempo. O sobrepeso também provoca dores nas articulações, principalmente na coluna, joelhos e tornozelos.

Por que não consigo emagrecer? – Parte 2Outro motivo que diminui muito a disposição é quando você se depara com as pessoas que já fazem a atividade há tempos. Elas são mais rápidas que você! Elas são mais magras que você! E isso desanima bastante qualquer iniciante.

A dica é: cuidado com a fase inicial da atividade física. Não adianta querer evoluir rápido. Faça um trabalho de base. Fortaleça suas articulações e trabalhe musculaturas posturais. Alternar as atividades é interessante para preservar as estruturas corporais, ao mesmo tempo em que trabalha mais partes do corpo. A ajuda de profissionais é fundamental nesse momento.

Por fim, caso a sua academia não faça você se sentir bem, pode ser o momento de procurar um local onde os iniciantes são mais bem recebidos. Sentir vergonha do corpo é algo ruim para quem quer perder peso, pois gera um processo de negação diante de sua própria imagem e acaba prejudicando o autocuidado.

Dieta

Por que não consigo começar minha dieta segunda feira?

Essa é uma pergunta que me fazem constantemente. E sempre sou categórico na resposta: “Porque você escolheu o dia da semana mais depressivo para iniciar um grande projeto!”. A segunda feira reúne desânimo com ocupações, um péssimo dia para começar uma dieta.

Você precisa entender que qualquer dieta envolve uma mudança grande na rotina das pessoas. Novos alimentos na bolsa ou na maleta, modificações na lista do supermercado, aprendizagem na elaboração de alimentos diferentes… Por isso o melhor dia para começar sua dieta é justamente no sábado. No fim de semana, você conseguirá fazer as compras necessárias para encher a sua despensa de coisas saudáveis. É o melhor momento para aprender receitas novas, e também para preparar alimentos que ficarão estocados ao longo da semana. Por isso, fuja da segunda feira.

A fome continua

Por que não consigo parar de sentir fome, mesmo após semanas de dieta?

Não adianta acreditar que da noite para o dia o nosso corpo irá se acostumar com novos ritmos alimentares. Temos que começar a restringir nossa alimentação progressivamente, às vezes até com a ajuda de um profissional de nutrição. Outro cuidado é o de ingerirmos alimentos que dão saciedade, normalmente aqueles ricos em fibras, como aveia, feijão, milho, abacate, brócolis, ervilha, etc.

Mais dúvidas?
Caso tenha alguma dessas dúvidas cruéis sobre emagrecimento, mande para mim. Faça parte da nossa rede!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.