Saiba por que você deve evitar os combos de fast food 1


Econômicos e inegavelmente saborosos, os combos oferecidos pelas grandes e pequenas redes de fast food são capazes de comprometer qualquer dieta e fazer com que o organismo fique saturado de sódio. Segundo os nutricionistas, optar por almoçar com frequência em redes como Mc Donals’s, Burger King, Pizza Hut, Bob’s, Subway e Giraffas pode levar o indivíduo a ter um elevado acréscimo na quantidade de gorduras saturadas, calorias e açúcar. Todo esse excesso é acompanhado por concentrações insuficientes de minerais e vitaminas.

Por que evitar fast food?

Fast foodExistem diversas pesquisas científicas realizadas em laboratórios estadunidenses que comprovam a ausência de nutrientes importantes nos lanches que formam os cardápios desses restaurantes. No entanto, é importante salientar que os resultados catastróficos acontecem quando se adquire o hábito de se alimentar em redes de fast food diariamente ou sempre aos fins de semana. Isso quer dizer que, mais uma vez, o problema está no exagero. Quem come um combo ao mês, por exemplo, e mantém uma dieta balanceada no restante do período dificilmente irá comprometer a sua saúde. Logo, tudo é uma questão de bom senso. De qualquer forma, manter-se bem informado sobre os alimentos que são introduzidos no próprio corpo nunca é demais.
Por fim, também é importante enfatizar que todos os dados relatados abaixo constam nos sites dos próprios restaurantes. Acompanhe os detalhes na sequência com relação às 3 principais redes.

Mc Donald’s
Carro chefe da rede, um lanche Big Mac apresenta 494 calorias, equivalente a cerca de 25% do total de 2000 calorias necessárias para um ser humano em um único dia, segundo orientações do Ministério da Saúde. Em relação às gorduras, a concentração diária ideal de gordura total gira em torno de 55 gramas, mas apenas um único sanduíche Big Mac alcança 26 gramas, totalizando 47% do mínimo necessário. Já as gorduras saturadas, que não devem ultrapassar 22 gramas de consumo ao dia aparecem com 9,7 gramas.

A ingestão diária de sódio não deveria passar da margem de 2.000 miligramas, mas surge com 817 miligramas.
Completando o combo estão a tradicional batata frita e o refrigerante. Considerando um copo de 500ml da bebida, a dupla atinge as 982 calorias.
De olho nas campanhas cada mais intensas sobre a necessidade de se ter uma alimentação saudável, o Mc Donald’s também proporciona alternativas bem mais compatíveis com uma alimentação balanceada. Uma delas é o combo Premium Salad Grill, que vem com um frango grelhado, tomate grape, folhas verdes, cenoura ralada, tomate seco e croutons. A combinação rende apenas 227 calorias, um número bem mais aceitável.

Burger King
Já o Burger King tem o combo Whooper duplo como principal. Assim como o Mc Donald’s, obviamente, o sanduíche é acompanhado por batata frita e refrigerante. Somando os três produtos, um único combo possui 1.531 calorias, o que corresponde a mais de 76% do mínimo recomendado por dia. Como o refrigerante é servido com base no refil, o consumidor pode beber o refrigerante quantas vezes quiser, ou seja, corre o risco de ultrapassar as recomendações diárias facilmente.
Ao todo, o lanche contém 62 gramas de gorduras totais. Como a quantidade recomendada não deve ultrapassar os 55 gramas, o número representa mais de 112% do mínimo desejável. Já as gorduras saturadas detêm 21 gramas, pouco abaixo do índice recomendado, que é de 22 gramas.
Por outro lado, o cardápio do Burger King também apresenta pedidos bem mais saudáveis. Um exemplo é a salada caesar da rede, que é constituída por croutons, folhas e peito de frango grelhado. Essa mescla contém somente 53 calorias.

Subway
Enquanto isso, é bom que se diga que restaurantes fast food que se dizem 100% naturais também possuem boas doses de calorias, gorduras e, principalmente, sódio.
Assim, um lanche BMT de 15 cm (considerando o pão de 9 grãos) da rede Subway possui 380 calorias, 12,6 gramas de gordura total e 3,8 gramas de gorduras saturadas.
O sódio é o item mais preocupante, detendo uma concentração de 1.141 miligramas, algo próximo de 56% em comparação à quantidade mínima do mineral que deve ser consumida diariamente. O mesmo sanduíche de 30 cm supera tranquilamente os 2.000 miligramas de sódio recomendados. Somando um cookie e o refrigerante a concentração de sódio vai para 1.288 miligramas – tendo em vista o lanche de apenas 15 cm.
Em contrapartida, como a Subway permite que cada sanduíche seja montado conforme o gosto de cada um, todos podem criar o seu próprio lanche e inserir apenas itens menos calóricos e salgados. Um sanduíche vegetariano, por exemplo, apresenta apenas 177 calorias, seria essa a melhor alternativa de fast food.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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