Veja as características e malefícios de 10 dos piores alimentos para o ser humano


Mesmo com a “popularização” da alimentação de qualidade e uma conscientização cada vez maior sobre os cuidados com a saúde, as vezes nos vemos diante de situações praticamente impossíveis de não ceder as tentações. O problema é que boa parte dessas tentações incluem os piores alimentos que se possa imaginar em relação à saúde.

[caption id="attachment_13448" align="aligncenter" width="565"]piores alimentos para o ser humano Créditos da imagem Photl.com[/caption]

A razão de ser tão difícil evitar esses tipos de alimentos é porque os ingredientes que os tornam os piores alimentos são os mesmos que os deixam deliciosos. Alimentos gordurosos normalmente são saborosos, assim como os doces e salgados, o que significa que uma boa parte de suas comidas favoritas fazem um mal danado à saúde.

Estudos apontam que grande parte das doenças poderiam ser evitadas apenas com base em uma alimentação saudável e de qualidade. Dentre os piores alimentos para o nosso organismo, há alguns que você deveria simplesmente eliminá-los da sua vida, enquanto outros a palavra-chave é moderação.

Os 10 piores alimentos para o ser humano

Piores alimentos para o ser humano - Refrigerante Diet1. Refrigerante Diet

Os refrigerantes diet são definitivamente um dos piores alimentos para a saúde que existem, se não os piores. Ele contém em sua composição um adoçante conhecido como “aspartame”.

Uma série de estudos cientificamente comprovados ligaram esse adoçante (que deveria ser chamado de veneno) a diversos tipos de câncer, além de outras doenças tais como:

  • Ataques de ansiedade;
  • Irritabilidade e alterações do humor;
  • Convulsões;
  • Náuseas e tonturas;
  • Palpitações cardíacas;
  • Insônia;
  • Dores nas articulações;
  • Dores de cabeças.

Piores alimentos para o ser humano - Refrigerantes2. Refrigerantes

Os refrigerantes tradicionais também deveriam ser evitados. De acordo com as pesquisas, uma lata de refrigerante tem cerca de 10 colheres de chá de açúcar, 30 a 55 mg de cafeína e aproximadamente 150 kcal, além dos corantes e outras substâncias artificiais.

Estudos também relacionam o consumo de refrigerantes à osteoporose, a problemas dentários, do coração e também à obesidade.

Piores alimentos para o ser humano - Donuts3. Donuts

Essas deliciosas rosquinhas (infelizmente) possuem em sua composição altas quantidades de gorduras trans. Esse tipo de gordura é muito prejudicial à saúde, sendo relacionada a problemas cardíacos e cerebrais, assim como alguns tipos de câncer.

Além disso, o açúcar também está presente em doses altas, contribuindo ainda mais para os problemas como o diabetes, à obesidade e o colesterol.

Piores alimentos para o ser humano - Salsichas e carnes processadas4. Salsichas e carnes processadas

O consumo de salsichas e outras carnes processadas aumenta significativamente as chances de você desenvolver determinados tipos de câncer, de acordo com os estudos realizados. Um dos ingredientes responsáveis por isso é o nitrito de sódio.

Essa substância cancerígena também foi ligada a problemas cerebrais em crianças. Atualmente, as indústrias estão pesquisando formas de diminuir as quantidades do nitrito de sódio dos alimentos.

Piores alimentos para o ser humano - Bacon5. Bacon

O bacon (para tristeza de muitos) também integra a lista dos piores alimentos para à saúde. Os níveis de colesterol ruim (LDL) tendem a subir se o bacon for consumido em quantidades excessivas.

Além disso, esse alimento tem boas quantidades de gorduras trans e é muito calórico, contribuindo para os problemas do coração também.

Piores alimentos para o ser humano - Batatas de pacote6. Batatas de pacote (Salgadinhos)

Quando mais deliciosas são, mais perigosas serão também. As indústrias utilizam para a sua produção uma substância chamada glutamato monossódico, um ingrediente considerado pelos profissionais de saúde um agente prejudicial ao nosso organismo.

O glutamato monossódico foi relacionado com doenças como a enxaqueca, hipertensão arterial e alguns tipos de alergia. Além do que, as batatinhas de pacote tem em sua composição níveis elevados de acrilamida, uma substância relacionada ao câncer.

Piores alimentos para o ser humano - Batatinha frita7. Batatinha frita

Mais uma triste notícia para a maioria de nós, porque as batatinhas fritas também fazem parte da lista dos piores alimentos para a nossa saúde. Do mesmo modo que as batatas de pacote, as batatinhas fritas tem em sua composição a acrilamida, substância cancerígena.

Essa substância é na verdade formada quando as batatas brancas são levadas a altas temperaturas. Outro problema relacionado as batatinhas é que geralmente elas são fritas em óleos ricos em gorduras trans.

Piores alimentos para o ser humano - Pizza8. Pizza

Não são todos os tipos de pizza que fazem mal à saúde (felizmente), quanto mais natural for o processo de fabricação, melhor. Tudo depende da qualidade da massa e dos ingredientes utilizados.

No entanto, uma fatia de pizza que tem na sua cobertura ingredientes processados a exemplo do bacon e da calabresa, podem conter a quantidade de sódio para o dia inteiro.

Nesse caso pode ser um problema, pois provavelmente você irá comer algumas fatias de modo a ultrapassar e muito os níveis de sódio considerados seguros para a saúde.

Outro exemplo também são as pizzas congeladas, aquelas compradas nos supermercados. Essas são cheias de conservantes e substâncias artificiais.

Piores alimentos para o ser humano - Cereais matinais9. “Cereais matinais”

Muitas pessoas recorrem aos cereais como um começo saudável para o dia, ou como um café da manhã nutritivo para os filhos. Porém, não é bem assim. Os cereais são conhecidos como “bombas de açúcar”, não são nada nutritivos e são recheados de conservantes e aromatizantes.

Os cereais de sabor são piores ainda, pois eles contém um número maior de substâncias artificias ligadas ao aumento de peso, diabetes e ao colesterol.

Piores alimentos para o ser humano - Sorvete10. Sorvete

E pra piorar de vez a lista dos alimentos mais perigos para à saúde, estão eles, os deliciosos sorvetes. Um alimento cremoso, doce e de uma infinidade de cores e sabores, é difícil não amar esse alimento.

O problema é que essas características que os deixam maravilhosos são as mesmas que fazem deles alimentos danosos à nossa saúde.

Os sorvetes são carregados de substâncias artificiais que são relacionadas a problemas cerebrais e do sistema nervoso, além disso, eles contém altas quantidade de açúcar e de gorduras trans.

Agora que você já sabe que esses alimentos podem prejudicar a sua saúde, fique atenta ao consumo dos mesmo. Uma dica é realmente eliminar e excluir da sua alimentação os refrigerantes. Esses nem são tão saborosos assim e ainda são os mais prejudiciais.

Em relação aos demais, não exagere, uma vez ou outra não irá lhe matar.

O artigo foi útil para você? Curta, comente ou compartilhe.

Leia também…
Porque devemos diminuir consumo de refrigerantes?
Alguns alimentos saudáveis que merecem cautela
Os 10 melhores alimentos para o ser humano
Alimentos saudáveis ou nem tanto assim


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário