Perder peso rápido em 4 passos

Como perder peso rápido? – Você deve saber que, para ganhar peso, não ficamos olhando a balança todos os dias, conferindo o peso e verificando se estamos engordando ou não. Afinal, ninguém quer engordar, principalmente as mulheres, que sempre querem se mostrar bonitas, bem dispostas e com a silhueta em forma.

Perder peso rápido

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Ganhar peso é algo que acontece com o tempo, aos poucos, acumulando aquelas calorias a mais que vamos ingerindo todos os dias, sem perceber. Ou melhor, sem se dar conta: na hora que percebemos isso, seja através da balança, do espelho ou do comentário de alguém, vemos que chegou a hora de perder peso.

Nessa hora, nos focamos naquela primeira ideia que nos vem à cabeça: preciso perder peso rápido. Mas, como perder peso rapidamente? Se a gordura levou tempo para se acumular, é óbvio que vamos precisar também de tempo para eliminar esse excesso do nosso corpo.

Muita calma nessa hora: tudo tem solução. Você pode perder peso rápido, sim, mas não é da noite para o dia. É preciso ter força de vontade, persistência, atenção ao que come e, principalmente, exercícios físicos para queimar essas calorias que, teimosas, resolveram se transformar em gordura. Vamos aos 4 passos para perder peso rápido.

Perder peso rápido

  • 1. Primeiro passo: mudança de cardápio

Mude sua alimentação. Analise o que está comendo e, mais importante ainda: o quanto está comendo diariamente. Pode ser que essas gorduras a mais sejam fruto de ansiedade, de estresse, e não de fome. O corpo tem uma necessidade diária de calorias e devemos fornecer essa quantidade necessária, nada além disso.

Comece eliminando o que faz as gorduras se acumularem: gorduras, refrigerantes, frituras, doces, pizzas, fast-foods e toda e qualquer espécie de comida industrializada. Dê um basta nisso.

Crie um cardápio diferente, uma dieta hipocalórica, isto é, que lhe traga poucas calorias, mas que satisfaça sua necessidade diária de alimentação, sem dar fome durante o dia e sem prejudicar sua saúde.

Coloque no seu cardápio frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras, carnes brancas (peixes e frango), leite desnatado e seus derivados (também desnatados). Mudando o cardápio, o seu corpo vai ter os nutrientes necessários e você terá as calorias que precisa para o dia em que está vivendo. Afinal, você não precisa de estoque de calorias, não é mesmo?

  • 2. Segundo passo: fazer mais refeições diárias

Se você está acostumada a comer só três vezes por dia, beliscando alguma coisa entre as refeições, mude o ritmo. O correto é fazermos entre 5 e 6 refeições diárias, dando um intervalo máximo de 3 horas entre cada refeição.

Comendo mais vezes durante o dia, você vai manter seu metabolismo funcionando o tempo todo, ocupado com o que está sendo digerido e não se preocupando com solicitações de doces e outros itens desnecessários. Assim, discipline o seu organismo para se satisfazer com o que precisa e não com o que deseja.

  • 3. Terceiro passo: beba muita água

Se nosso corpo contém 70% de água e fica transpirando o tempo todo e eliminando água através da urina, ele precisa de reposição constante, não é verdade? Então, vamos repor essa água tomando pelo menos dois litros dela por dia. Assim pode parecer muito, mas são apenas 8 copos diários de água.

Acostume-se a hidratar e manter hidratado o seu organismo, para limpá-lo de todas as toxinas e ajudar a eliminar as gorduras, mantendo também seu intestino funcionando de forma satisfatória.

  • 4. Quarto passo: faça exercícios

Caso você seja uma pessoa que gosta de trabalhar sentada, ficar sentada em frente à TV, sem se mexer a maior parte do dia, esqueça que quer perder peso rápido. Não vai funcionar.

Se quiser perder peso rápido, comece a ajudar o seu corpo a queimar as calorias em excesso, ou seja, as gorduras que tem a mais no corpo. Não é preciso muito: uma corrida de meia hora todos os dias já resolve o problema.

Se você seguir os passos que lhe demos nessa primeira parte do artigo e conseguir emagrecer pelo menos 3 quilos na semana, comece a pensar nisso: em vez de perder peso rápido, comece a perder peso sempre, até chegar onde precisa. Assim, para emagrecer, daqui para a frente, pelo menos 1 quilo por semana, faça atividades que a levem a gastar 500 calorias a mais do que você come por dia.

Perder peso rápido: parte 2

Como perder peso rápido – parte 2Vamos continuar com alguns passos para você perder peso rápido e, o mais importante, manter o novo peso conseguido depois dessa maratona de mudança de hábitos.

Aliás, o importante para perder peso rápido está exatamente na reeducação alimentar. Quando você muda seus hábitos alimentares, naturalmente irá se alimentar melhor, com ingredientes mais saudáveis e naturais, comendo exatamente a quantidade que precisa de calorias todos os dias.

Saiba quantas calorias você precisa por dia para perder peso rápido.

O aumento de peso está exatamente na diferença entre o que você come e o que você gasta de calorias todos os dias. Dessa maneira, engordar ou emagrecer não passa de uma fórmula simples de mais e menos. Se você engorda, é porque está comendo mais do que deve, se emagrece é porque está comendo menos do que precisa.

Estamos falando, aqui, de uma pessoa que tem sua saúde em ordem, com equilíbrio hormonal. Quando você tem algum desequilíbrio nos hormônios, pode ocorrer de ter facilidade para engordar e, nesse caso, é preciso consultar um médico especialista em hormônios.

Vamos dizer, no entanto, que você tenha boa saúde. Nesse caso, é preciso saber que a quantidade de calorias necessárias é diferente para cada pessoa, dependendo de sua idade, do sexo, da massa muscular, das atividades do dia a dia, e, assim, podemos estabelecer uma média de gasto calórico diário.

Não se esqueça de que, mesmo dormindo ou em repouso, existe consumo de calorias pelo metabolismo basal: o organismo precisa manter o coração batendo, regular a temperatura do corpo, respirar e até mesmo pensar. Essa é a TMB, ou taxa metabólica basal.

O cálculo é simples: a soma da TMB com as calorias exigidas pelas atividades dão o resultado do que você precisa de calorias diariamente. Quando você está dormindo, seu corpo precisa de 10 a 15 kcal por hora, quando você está tomando banho vai gastar 30 a 40 kcal por hora, quando está fazendo um exercício, pode gastar até 100 kcal por hora.

As pessoas que se movimentam mais e que têm maior massa muscular, sempre consomem mais calorias, mesmo quando estão descansando. Dessa forma, podemos saber que uma pessoa mais ativa vai gastar mais calorias quando está descansando do que uma pessoa sedentária. Uma pessoa que pratica musculação e tem um corpo forte, com mais músculos que uma pessoa magra, tem uma taxa metabólica basal maior do que a pessoa magra.

Pode ser que a primeira e segunda semana sejam um pouco mais difíceis, mas você se acostuma: com o tempo você vai ver que é muito melhor ter uma alimentação sadia e manter o peso do que matar a gula e ganhar gordura.

Como você pode ver, não é tão complicado assim. Podemos garantir que, em uma semana, se seguir à risca essas recomendações, você terá perdido pelo menos 3 quilos. Acha pouco? Compare com o tempo que levou para engordar e veja que uma semana é o tempo que você engordou um quilo, pelo menos. Assim, você está perdendo peso 3 vezes mais rápido do que levou para ganhar.

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