7 Tratamentos naturais para pele ressecada: veja as práticas que prometem acalmar e hidratar sua pele


Durante o inverno, uma das consequências mais incômodas para o corpo é a pele ressecada. Apesar da estação mais fria do ano já estar chegando ao fim, ainda faltam aluns dias para ela acabar e nunca é tarde para cuidar da pele, prevenir coceiras e o envelhecimento precoce e evitar que as consequências permaneçam na próxima estação. A pele é o maior órgão humano pois recobre toda a superfície do corpo, então nada mais justo do que tratá-la bem para que ela continue cumprir bem o seu papel.

As práticas seguintes prometem acalmar e hidratar a pele, com o uso de ingredientes suaves e simples.
Leia também:
Esfoliação da pele: Faça agora, faça sempre
Veja alguns benefícios da esfoliação da pele
Como evitar e tratar de manchas nas axilas
Tudo sobre o câncer de pele: o que é, os tipos mais comuns e os fatores de risco

Tratamentos naturais para pele ressecada

[caption id="attachment_13154" align="alignleft" width="250"]pele ressecada Créditos da Imagem: Photl.com[/caption]

1. Evite chuveiro muito quente

Poucas coisas são tão agradáveis quanto um banho quente em um dia frio. Mas uma pele ressecada pode discordar! A água muito quente é um engano total, que só proporciona conforto na hora, pois resseca a pele, tornando-a frágil e envelhecida. Escolha um banho morno e verifique se o sabão é feito de ingredientes naturais ou se é um dos mais suaves que se pode encontrar.

2. Esfolie a pele com produtos naturais

Existem muitos sabonetes por aí que podem fazer o serviço de esfoliação da pele, mas nem sempre se pode ter certeza de que a química deles não fará mal. O mais seguro é utilizar produtos naturais e ter a certeza de que não provocará alergias, ou deixará manchas na pele.

Alguns bons ingredientes para esfoliação da pele ressecada são o açúcar associado a alguma fruta como banana e também o mel. No entanto, tome cuidado com frutas cítricas, como o limão, pois se expor ao sol utilizando loções feitas dessas frutas pode manchar a pele, devido ao ácido cítrico. Além disso, evite também alguns ingredientes muito abrasivos, uma vez que podem desgastar sua pele em excesso e danificá-la.

3. Hidrate a pele enquanto úmida

Seja qual for a rotina de hidratação, faça-a quando o corpo estiver fresco do chuveiro ou banheira – loções hidratantes são projetadas para segurar a umidade, assim hidratam melhor quando utilizadas com a pele mais úmida.

4. Mergulho no leite

Quem precisa de loção para pele ressecada quando se tem leite na geladeira? Se está sentindo coceira, despeje uma caixa de leite em uma tigela, embeba um pano e aplique-o à sua pele por cinco minutos. O leite é suave e seu ácido láctico é ótimo para a pele, principalmente para a pele ressecada. De acordo com o Departamento de Dermatologia da Universidade da Pensilvânia, EUA, o leite pode parar coceiras, pois tem propriedades anti-inflamatórias.

5. Banho a la Cleópatra

Outra opção para a aplicação de leite na pele ressecada está na forma de um banho de leite na banheira. Enquanto Cleópatra era conhecida por seus indulgentes banhos de leite e mel, o pensamento de se mergulhar em um tanque cheio de leite e mel parece desagradável, por tamanho desperdício de alimentos tão preciosos. Mas em vez disso, adicione dois copos de leite e um quarto de xícara de mel para um banho – não muito quente – na banheira e mergulhe como a realeza egípcia.

6. Mel e azeite

O mel e o azeite têm propriedades incríveis que o tornam um grande amigo para a pele ressecada. Combine-os misturando uma colher de mel com uma colher de azeite e um pouco de suco de limão (um clareador natural para a pele). Aplique esta loção em áreas ressecadas e deixe agir por 20 minuto, então remova com um pano molhado com água quente, ou em água corrente. Faça a aplicação durante a noite e use protetor solar.

7. Banho de aveia

A farinha de aveia tem sido usada para tratar a pele ressecada há alguns milhares de anos e a ciência já comprovou sua eficácia, isso devido às suas propriedades de hidratação, limpeza, antioxidante e anti-inflamatórias, ao mesmo tempo que oferece mínima incidência de irritação.

Para fazer um banho de aveia coloque 1 xícara de farinha de aveia em um processador de alimentos ou liquidificador e bata até obter um pó bem fino. Espalhe o pó em uma banheira com água abundante, mexendo com a mão algumas vezes para uma distribuição uniforme e mergulhe-se na banheira por 15 ou 20 minutos.

Além de todas as dicas acima, você também deve hidratar seu organismo bebendo bastante água. Assim, conseguirá passar pelo inverno sem ficar com a pele ressecada e retardar o processo de envelhecimento de sua cútis.

Gostou das dicas? Compartilhe-as com seus amigos em suas redes sociais!


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

Deixe seu comentário