Conheça 6 incríveis opções para fazer o lanche noturno e ter uma ótima noite de sono

6 opções de lanche noturnoConheça algumas opções de lanche noturno que tornarão seu sono muito mais tranquilo e reparador. Sabemos que dormir bem é essencial para a nossa saúde, para manter todas as funções de todos os órgãos que compõem o organismo humano em constante harmonia.

O hábito de ter um sono diário saudável também é imprescindível para quem está em busca do peso ideal. Por todas essas razões, tudo o que ajudar o corpo a ter o merecido descanso deve ser feito e o lanche noturno é uma delas.

Uma das principais causas das noites mal dormidas são as refeições realizadas no período noturno. Sim, se empanturrar de alimentos nada saudáveis prejudica o ritmo do organismo e compromete, substancialmente, o sono tranquilo.

Partindo do pressuposto de que todos buscam o sono perfeito a fim de acordarem bem dispostos para encarar o novo dia, segue uma lista com 6 ótimas dicas de lanche noturno que podem fazer toda a diferença entre o ir à noite para a cama e o levantar na próxima manhã. Confira e aproveite.

6 opções de lanche noturno

Aveia com iogurte
Mesclar aveia com iogurte promove uma abundante parcela de nutrientes ao organismo, tais como cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e, é claro, as fibras. Toda essa onda de benefícios contribui para a melhora do fluxo intestinal, ampliam os índices do colesterol “bom” e estendem o período de saciedade sentida pelo organismo.

Os nutricionistas afirmam que os dois alimentos juntos constituem uma refeição extremamente rica em nutrientes e concedem uma forte sensação de bem estar. Para não errar na dose, os especialistas aconselham consumir cerca de 140 gramas de uma versão de iogurte light e totalmente livre de açúcar. Essa mistura gera, aproximadamente, 150 calorias. (Leia também: Iogurte grego e iogurte natural: Diferenças)

Leite com mel
Enquanto o leite fornece uma elevada concentração de triptofano, uma substância predecessora do hormônio serotonina, que por sua vez tem a função de reduzir o estresse do organismo. Todo esse processo faz com que o corpo esteja bem mais relaxado na hora de ir dormir.

O segredo e o objetivo de incluir o mel residem no fato de ele ser rico em carboidratos simples, que auxiliam o organismo a absorver melhor o triptofano presente no leite. Para que o efeito da bebida seja ainda melhor, beba um copo de leite desnatado morno com uma colher (sopa) de mel. A combinação possui cerca de 220 calorias.

As frutas secas
Momentos antes de dormir, na hora do lanche noturno, se a preferência for pelos alimentos sólidos, as frutas desidratadas são a melhor alternativa. Essa característica deixa esse tipo de frutas com uma concentração maior de fibras e açúcar, substâncias que ajudam a gerar uma profunda sensação de relaxamento e incitam o corpo a cair em sono profundo.

De acordo com os nutrólogos, o consumo de frutas secas também estimula a síntese de serotonina, estendendo ainda mais os benefícios ao corpo. Entretanto, alertam para a alta taxa calórica das frutas desidratadas, que é bem superior em comparação com as frutas em seu estado fresco. Tomando o damasco como exemplo, o ideal é manter uma proporção de 5 desidratados a cada 100 gramas de damasco fresco.

A banana
Dona até de uma dieta que a ostenta como alimento principal (dieta da banana), essa fruta também se apresenta como uma excelente fonte de triptofano. Além disso, os carboidratos típicos da banana fazem com que o referido aminoácido seja absorvido corretamente pelo organismo, ajudando assim para o aumento da produção da serotonina.

Outros benefícios da banana estão ligados à sua concentração de vitaminas do complexo B, potássio e pectina, que auxiliam o organismo a aprimorar o trânsito do intestino, reduzir o colesterol e equilibrar a pressão exercida nas artérias. Por fim, cabe lembrar que uma banana média possui, em média, 90 calorias. (Banana: Fruta comum, barata e nutritiva)

As nozes e as castanhas
Ótima fonte de selênio, proteínas e gordura monoinsaturada, castanhas e nozes são boas opções para controlar a quantidade de colesterol liberada na corrente sanguínea. Além disso, essas oleaginosas também concedem altas doses de triptofano. A ingestão de calorias varia entre uma taxa de 60 e 80, dependendo do tamanho da porção.

A soja ( Soja – Diferentes formas de se consumir)
Seja em forma de leite, patê ou até mesmo o próprio grão de soja, é uma das melhores alternativas para o lanche noturno, proporciona ao organismo uma das concentrações mais ricas de triptofano, sendo substancial para ampliar a sintetização do hormônio serotonina.

Os nutricionistas enfatizam a substituição do leite tradicional pelo de soja, principalmente, às pessoas que apresentam problemas com gases ao ingerirem a primeira opção, já que a soja não contém lactase, elemento que causa o aludido transtorno. (Soja – Diferentes formas de se consumir)

Veja também:
Dicas de alimentação para quem mora sozinho
Veja alternativas para substituir o jantar e manter uma dieta saudável
Receita: Pipoca Doce Caseira

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Ótimas informacoes saudáveis. Obrigada.

  2. Pingback:Jantar: Veja alternativas para substituir - Saúde em Alta

Deixe seu comentário

  • RECEBER DICAS DE SAÚDE!