Conheça 7 óleos funcionais que ajudam a emagrecer


Conheça 7 óleos funcionais que trarão inúmeros benefícios ao seu organismo  e ainda vai te ajudar a emagrecer com saúde.

Óleos funcionaisAlém de promover o emagrecimento corporal através de um metabolismo mais eficiente e de uma saciedade mais duradoura, os óleos funcionais proporcionam outros benefícios, agindo como um atenuante dos sintomas típicos da TPM (Tensão Pré Menstrual), melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o nível de colesterol “ruim”. A seguir, saiba quais são esses óleos e mais detalhes sobre a atuação de cada um deles no organismo.

O óleo de coco
Encabeçando a lista de óleos funcionais, esse óleo é o mais valorizado pelos nutricionistas devido à extensa lista de qualidades que ele possui. Desse modo, o óleo de coco reduz os índices de colesterol, ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, é um antifúngico e ainda auxilia as pessoas que desejam emagrecer. Nesse último caso, vale lembrar que se trata de um alimento termogênico, ou seja, a queima de calorias recebe um super impulso, gerando uma considerável perda de peso. Ainda sobre o emagrecimento, cabe dizer que o óleo de coco também aumenta a saciedade porque amplia o tempo necessário para que os alimentos trafeguem do estômago ao intestino.

O óleo de cártamo
Oriundo das sementes de uma espécie de planta denominada Carthamus Tinctorius L., o óleo de cártamo se destaca por conter uma elevada concentração de ácidos graxos como os ômegas 6 e 9. Além de propiciar um ótimo nível de saciedade, esse óleo também fomenta a lipófise, o processo de “quebra” das moléculas de gordura, e estimula a oxidação de gordura, duas características extremamente importantes para se conquistar o peso ideal.

O óleo de gergelim
Suas sementes são diminutas, mas repletas de propriedades funcionais. Esse é o óleo de gergelim, produzido a partir da planta homônima que tem origem calcada em terras orientais. Como contém grandes doses de elementos antioxidantes, o óleo de gergelim consegue evitar que o fígado sofra oxidação, além que ocorra alocação exagerada de gorduras e de algumas toxinas.

O óleo de abóbora
Rico em vitamina E, ômega 6 e ômega 9, o óleo de abóbora também surge como uma excelente opção para ser incorporada no cotidiano das pessoas que almejam o emagrecimento. Não bastasse a incrível contribuição que proporciona à redução do peso, o óleo de abóbora é igualmente importante para a prevenção de doenças graves como os cânceres de próstata e de mama, uma vez que traz consigo a substância chamada sitosterol, responsável por esse benefício.

O óleo de linhaça
Já esse óleo possui características anti-inflamatórias, ajuda a regular a pressão existente nas artérias e ainda diminui a quantidade de triglicerídeos. O óleo de linhaça também detém em suas propriedades uma substância chamada lignana, que após passar por um processo de transmutação adquirem estruturas similares as dos hormônios estrógenos. Quando chegam a esse estágio, as lignanas auxiliam o organismo quanto à diminuição tanto do colesterol total quanto do LDL, além de prestar ajuda para a estabilização da pressão arterial.
Deve-se salientar que os ácidos graxos presentes no óleo de linhaça estendem a saciedade por um período mais longo em comparação com os demais óleos.

O óleo de amêndoas
Extremamente rico em ômega 6 e em ômega 9, o óleo de amêndoas proporciona uma melhora significativa do sistema cardiovascular. Em um quadro comparativo com cremes hidratantes e outros óleos, o de amêndoas se sai melhor em muitas vezes. Logo, sua atuação sobre a pele também é digna de menção.

O óleo de girassol
Por fim, fechando a lista de óleos funcionais, temos o óleo de girassol. Prensado a frio, esse óleo apresenta vitamina E, ômega 6 e ômega 9 altamente concentrados. O óleo de girassol também possui triptofano, importante aminoácido que atua na no gerenciamento da saciedade e do sono, além de proporcionar uma constante melhora do humor e diminuição do inchaço.

Outros artigos sobre isso:
Óleo de coco pode ajudar no emagrecimento
Óleo de coco: Veja alguns benefícios
Óleo de argan: veja alguns benefícios


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário