Óleo de coco pode ajudar no emagrecimento


O óleo de coco surgiu na mídia especializada como uma promessa de emagrecimento eficaz. Nunca antes se havia visto tamanha ironia: uma gordura que promete emagrecer. E essa , que já existe há milhares de anos na natureza, continua ganhando posições no ranking de aliado das dietas.

Óleo de cocoA promessa é simples e tentadora: redução de peso, principalmente na barriga. Além disso, especialistas garantem que os benefícios não param por aí. Ele ainda é considerado antioxidante, antibacteriano, antifúngico e antiviral. Mas antes de sair correndo para comprar o seu, vamos entender melhor como ele funciona.

Como funciona?
Especialistas afirmam que seus benefícios provêm justamente do tipo de gordura da qual ele é composto, o triglicerídeo de cadeia média. Esse tipo de gordura é absorvida de maneira rápida e, portanto, produz energia, mas não chega a ficar armazenada no corpo.
Como se fosse pouco, o óleo de coco também é termogênico, ou seja, possui o poder de acelerar o metabolismo e ajudar o organismo a manter-se ativo na queima das gorduras armazenadas. Estudos sugerem que o óleo de coco também é aliado na hora de aumentar ou manter a massa magra, os músculos, que são responsáveis por uma maior queima de energia.
Além disso, esta gordura é capaz de retardar o esvaziamento do estômago, o que faz com que a sensação de saciedade dure por muito mais tempo depois das refeições. Assim sendo, comemos menos e essa é a verdadeira chave de qualquer processo de emagrecimento.
Aqueles que se preocupam com a saúde ficarão felizes em saber que, além de emagrecer, o óleo de coco é um poderoso aliado da imunidade, graças ao ácido láurico, que ajuda a evitar infecções. Mas para aproveitar todos esses benefícios, precisamos ter alguns cuidados.

Como consumir o óleo de coco?
Ainda não foi comprovado que o óleo de coco em cápsulas produz os mesmos benefícios do que aquele puro e natural. Na dúvida, prefira o composto tradicional. Encontrado em lojas de produtos naturais, ele tem o aspecto tradicional de um óleo. Quando resfriado, fica endurecido e branco, mas não perde suas propriedades e nem tem um prazo de validade determinado.
O ideal é consumir até uma colher de sopa por dia. Você pode consumi-lo puro ou optar por inseri-lo em suas preparações, substituindo os óleos tradicionais.

Devo me preocupar com as calorias?
Absolutamente sim. Em qualquer processo de emagrecimento devemos nos preocupar com a quantidade de calorias ingeridas. Justamente por isso, o recomendado é que você não ultrapasse o consumo diário de uma colher de sopa do óleo de coco. Quando consumido em maior quantidade ele é um excesso de calorias desnecessário que o invés de emagrecer, engorda.
É preciso consumir o óleo de coco com cautela por outra razão: como qualquer óleo, ele é rico em gordura, principalmente a saturada, o que faz com que seja um inimigo do LDL – considerado o colesterol ruim.
Para iniciar o uso deste poderoso aliado é recomendado consultar um médico ou nutricionista. Estes profissionais são capacitados para descobrir suas necessidades alimentares e saber se o óleo de coco é indicado no seu caso.
Nunca é demais lembrar que qualquer alimento funcional que proponha um benefício para o processo de emagrecimento não faz milagre. Com o óleo de coco não é diferente. Os resultados só serão visíveis e satisfatórios quando o consumo deste alimento for combinado com uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos. A melhor maneira de emagrecer e manter-se magro é sempre através de hábitos de vida mais saudáveis.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário