Saiba o que comer antes e depois das atividades físicas

Saiba como equilibrar a alimentação e o gasto calórico, saiba o que comer antes e depois do treino.

Dúvidas à respeito do que comer antes e depois de fazer atividades físicas são bastante comuns. Mas a lógica é simples. Mantenha isso em mente e contribua para o maior rendimento nas atividades físicas e consequentemente, para um maior gasto calórico e ganho de massa magra.

Para perder peso, é preciso que nosso corpo mobilize e metabolize os estoques de gordura, mas também é necessário construir massa magra, fornecendo energia para a recuperação muscular. Portanto, lembre-se que carboidratos e proteínas são 2 grupos essenciais em sua dieta e preparo físico.
Exercícios consomem energia, por isso, antes de treinar é importante que faça a ingestão de algum carboidrato. Se este for de baixo índice glicêmico (aquele que tem digestão mais lenta), melhor. Bons exemplos são a batata doce, a abóbora, a aveia, a banana, pão integral, etc. Estes alimentos liberam glicose mais lentamente e prolongam a energia para o corpo se exercitar.
Após o esforço, é hora de recuperar a musculatura, ingerindo predominantemente proteínas. Portanto, uma refeição leve é sempre bem-vinda. Um bom exemplo é uma omelete acompanhado de queijo cottage ou peito de peru e salada à vontade. Muitos ainda tomam shakes proteicos. Estes você encontra na versão industrializada, mas também é possível fazê-los em casa. Experimente bater gelo, 1 banana, 1 colher de sopa de proteína hidrolisada de soja, 1 pote de iogurte desnatado e chia, por exemplo.

Conheça alguns exemplos do que comer antes e depois de seus exercícios físicos.

ANTES DO TREINO
Aveia: libera energia de maneira gradativa, por ser riquíssima em fibras. Esta característica colabora para a aceleração do metabolismo. Experimento acrescentar aveia a frutas, iogurtes, sucos etc.
Açaí: além de ser uma ótima fonte de energia, o açaí é excelente no combate aos radicais livres, pelas propriedades antioxidantes que possui.
Chocolate: sim, o tão temido chocolate, se consumido da forma certa (na versão amarga), pode contribuir para um maior nível de resistência física e prevenir dores musculares após a atividade física.

APÓS O TREINO
Proteína de soja: além de ser uma boa fonte proteica, possui baixo teor de gordura.
Queijo branco: para a reparação do tecido muscular, o cálcio presente no queijo pode ser um bom aliado.
Peixes: como sabemos, são fonte de Ômega 3, auxiliando no controle de inflamações e de danos às articulações.

Tão importante quanto comer antes e depois, o consumo de água deve ser feito antes, durante e após o treino. A hidratação aumenta o volume de sangue e diminui a frequência cardíaca, além de diminuir e regular a temperatura corporal, mecanismo que colabora para o funcionamento metabólico e fisiológico.

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