5 Dicas para uma boa nutrição esportiva


A boa nutrição é o ponto básico para a manutenção da saúde e do metabolismo de nosso corpo, dando-nos condições de realizar todas as nossas atividades. Para uma boa nutrição esportiva, o mais lógico é que você procure um nutricionista para verificar suas necessidades físicas, compará-las com suas atividades e prescrever o melhor para sua alimentação.

[caption id="attachment_11344" align="alignleft" width="376"]Nutrição esportiva Imagem cortesia de JanPietruszka em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

No entanto, como sabemos que isso é difícil para muitas pessoas, vamos apresentar algumas dicas para você melhorar sua nutrição esportiva e conseguir os resultados que está almejando: No caso de um atleta, ou de uma pessoa que se dedica a atividades físicas, a nutrição torna-se ainda mais necessária, já que o que a pessoa está ingerindo é que vai propiciar que atinja seus objetivos, seja aumento de massa muscular, seja perda de gordura, ou mesmo o treino para uma competição.

Vamos às dicas para uma boa nutrição esportiva

1.   Conheça suas necessidades

Cada pessoa tem suas próprias necessidades, e isso é algo totalmente individual. A nutrição esportiva deve estar de acordo com aquilo que você está querendo. Assim, se você pretende aumentar a massa muscular, vai precisar de proteínas e carboidratos; se você pretende emagrecer, irá precisar de uma alimentação balanceada para perder gorduras.

Para conhecer suas necessidades pessoais, coloque tudo no papel, contando calorias que precisa conseguir, o que consome atualmente, busque as tabelas calóricas dos alimentos e entenda que tudo é um cálculo matemático: se você come o necessário, terá o resultado que espera.

2.   Divida suas refeições durante o dia

Com todos os cálculos em mãos, divida o valor total por 5 ou 6 refeições diárias, sabendo que cada uma delas tem a sua importância no seu metabolismo.

Seu café da manhã precisa ser bem reforçado para lhe dar condições de enfrentar o dia; seu lanche da manhã deve complementar o desjejum para a espera do almoço e para não deixar seu metabolismo diminuir; seu almoço precisa ser substancioso o suficiente para poder enfrentar a tarde; seu lanche da tarde tem a mesma função do lanche da manhã e seu jantar precisa preparar seu organismo para o descanso

3.   Faça a base de sua nutrição esportiva

A base de uma boa nutrição é formada por três pilares: proteínas, carboidratos e lipídios. Para a nutrição esportiva, são ainda mais importantes, para lhe dar o equilíbrio no metabolismo e a energia necessária para a prática de sua atividade física. Sua nutrição esportiva deve ter pelo menos 80% desses nutrientes que, considerados a grosso modo, devem ser distribuídos entre 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de lipídeos, sem esquecer que os restante 20% devem ser complementados com minerais e vitaminas.

4.   Complemente sua nutrição esportiva

Não deixe de incluir na sua dieta as verduras, legumes e frutas, que são os alimentos que nos trazem vitaminas, minerais e fibras, além de possuírem antioxidantes que irão limpar nosso organismo das toxinas, trazendo mais qualidade de vida e mais energia para sua prática esportiva.

5.   Hidrate bem o seu organismo

Nunca se esqueça da água. A hidratação é fundamental para complementar a nutrição esportiva. Tomar pelo menos 2 litros de água por dia trará melhor distribuição dos nutrientes no seu corpo, irá melhorar o seu fluxo sanguíneo, ajudar na eliminação de toxinas e controlar sua pressão arterial. Você pode, ao seu gosto, usar isotônicos, sucos, água de coco, entre outros, mas sem esquecer-se da quantidade necessária.

Seguindo esses procedimentos você poderá ter uma nutrição esportiva dentro dos padrões normais, podendo até mesmo fazer uso de algum suplemento, que complemente sua nutrição, fazendo com que seus objetivos sejam alcançados com mais facilidade. Lembre-se, no entanto, que nada pode ser exagerado. Nosso corpo precisa da nutrição para sobreviver e não para estocar.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.