Molhos saudáveis, leves e perfeitos para a sua macarronada 1


Conheça 5 tipos de molhos saudáveis e perfeitos para uma bela macarronada

 

MolhosSempre é possível preparar uma bela macarronada sem abrir mão do molho, o componente principal do prato. Para saborear esse incrível prato sem remorsos quanto ao ganho de peso, basta priorizar receitas de molhos saudáveis, leves e deliciosos. Dosando bem os ingredientes que irão constituir o molho, é possível chegar a um resultado com baixíssima concentração de gordura saturada, e extremamente concentrado em nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde do organismo.
Na sequência, você perceberá que ter sempre em mãos um cardápio com alternativas saudáveis de consumo não significa, necessariamente, ter de sacrificar os pratos que proporcionam mais prazer. Afinal, acima de tudo, o que vale é comer de modo satisfatório.

Molho bolonhesa (Vídeo – Como fazer Molho à Bolonhesa)
A receita tradicional desse molho pede carne moída, tomate, cebola, e alho. Essa combinação proporciona uma mescla entre os carboidratos da massa e as proteínas presentes na carne vermelha. Neste caso, a proteína cumpre uma função muito importante para prolongar a sensação de saciedade, uma vez que a processo de digestão do carboidrato é muito acelerado, deixando um vazio no estômago em questão de minutos.
De quebra, as proteínas ainda garantem o suprimento de aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Entretanto, como se trata de carne vermelha, deve-se ter máxima cautela durante a compra. Os nutricionistas aconselham a jamais adquirir bandejas “prontas” de carne moída devido ao enorme risco de contaminação agregado a elas. Além disso, o tipo de carne também conta. Desse modo, prefira cortes magros, como a alcatra, o contra filé, e o patinho.

Molho alho e óleo
Sendo um dos molhos mais tradicionais de todos os tempos, o bom e velho alho e óleo é o preferido de muitas pessoas. De acordo com os nutricionistas, a combinação dessa alternativa é poderosa, fortalecida pela presença das vitaminas A, do complexo B, como B1 e B2, e minerais, como cálcio, iodo, enxofre, magnésio, iodo, selênio, zinco, e sódio.
Além disso, o alho ainda possui alicina, um composto antioxidante que gerencia a pressão arterial e fortalece o sistema cardiovascular.
Para incrementar o prato e ampliar seu valor nutricional, experimente acrescentar brócolis, pois esse poderoso vegetal contém sulforafano, um antioxidante que ajuda a prevenir o desenvolvimento do câncer, artrite, e gastrite, além de inibir a ação de determinadas bactérias inimigas dos pulmões. E o brócolis também colabora com a porcentagem de fibras, nutriente no qual ele é altamente concentrado.

Molho branco (Vídeo – Como fazer Molho Branco)
Diferentemente do tradicional molho branco, extremamente gorduroso, é possível preparar uma versão mais light. Por isso, é preferível ignorar ingredientes como leite integral, creme de leite, farinha, e manteiga. Substitua todos por um leite desnatado e ricota, podendo variar com algum iogurte com baixas calorias, amido de milho, e mais algum tipo de vegetal.

Molho com frutos do mar
Aproveite ao máximo os ricos nutrientes propiciados pelo vôngole, camarão, tomate, alho, e mexilhão. Todos eles oferecem poucas calorias e muitas proteínas, a combinação perfeita.
No entanto, vale a pena não exagerar no camarão, já que ele concentra elevadas doses de colesterol.
Os nutricionistas chamam a atenção para a presença de zinco, no qual todos os alimentos citados são bem servidos. O zinco é importante, pois ele colabora para a produção de hormônios sexuais, além de aperfeiçoar o processo digestivo.

Molho alla sicilliana
Constituído por manjericão, alho, ricota, berinjela, e tomate, esse molho é uma fonte riquíssima de magnésio (do manjericão) e de vitaminas B, C, e K (da berinjela). A última contribui para inibir a absorção de colesterol por parte do organismo, auxiliando a evitar o acúmulo de gordura nas artérias.
Cabe ressaltar que a berinjela nunca deve ser ingerida em sua forma crua devido à presença substâncias nocivas ao organismo. Por fim, a ricota, além de conceder um toque especial ao molho, ainda proporciona uma boa dose de proteínas e cálcio.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

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Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

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