Veja algumas curiosidades sobre a Mini Lipo, decida se vale a pena enfrentar


Será que vale a pena enfrentar uma Mini Lipo?

Mini Lipo – Será que vale a pena?A lipoaspiração é o procedimento cirúrgico estético mais realizado do Brasil: são cerca de 200 mil intervenções anuais. Mas apesar de ser comum, a cirurgia apresenta riscos, como qualquer outra cirurgia, principalmente quando feita de maneira leviana , por médicos pouco profissionais e pacientes pouco cuidadosos e mal informados.
Neste cenário, diversas clínicas passaram a vender a mini lipo, ou lipo light, que surgiu como uma alternativa menos invasiva à cirurgia convencional. A promessa básica é um procedimento simples, rápido, barato e livre de complicações.

Se você está interessado em fazer uma mini lipo o primeiro passo é ter em mente que ela não é parte de um processo de emagrecimento. Assim como a lipoaspiração, ela é destinada única e exclusivamente a melhorar o contorno corporal dos pacientes, retirando uma pequena parcela de gordura – que geralmente não ultrapassa os 5% em Centros Cirúrgicos – e é ainda menor quando feita em consultórios.

Mas então, afinal, qual a diferença entre estes dois procedimentos?
A lipoaspiração está regulamentada no Conselho Federal de Medicina, deve ser realizada exclusivamente em Centros Cirúrgicos e por médicos especialistas em Cirurgia Plástica, certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para driblar esta normatização, surgiu a mini lipo ou lipo light. A promessa é um procedimento menor e realizado em consultório. Mas os especialistas garantem: A mini nada mais é do que uma lipoaspiração disfarçada.

Diversas clínicas oferecem o serviço de mini lipo e lipo light e garantem que o trauma é menor do que o de uma cirurgia comum. Entre as vantagens listadas pelas clínicas está a recuperação mais rápida do paciente, um menor custo para o procedimento e a falta de necessidade de internação hospitalar.
A técnica acontece com anestesia local e o paciente pode receber um sedativo. É comum que haja um pequeno desconforto durante o procedimento. Já o pós operatório é idêntico ao de uma lipoaspiração tradicional: é necessário o uso de cinta, da drenagem linfática e o paciente deve ser advertido da possibilidade de engordar caso não haja uma dieta adequada e exercícios físicos regulares.

Consultórios que vendem a ideia da mini lipo garantem que ela apresenta um menor risco, já que retira menos gordura do paciente. A maioria dos médicos Cirurgiões Plásticos discorda. Esses profissionais afirmam que o risco é, inclusive, maior. Isso porque o procedimento é comumente realizado em consultórios, sem estrutura para uma intervenção em caso de complicações. Outro fator que deve ser levado em consideração é que o paciente, pensando que a técnica é simples e segura, não se prepara como deveria para o procedimento e não respeita os cuidados necessários no pós-operatório. Vale lembrar que a mini lipo, assim como a lipoaspiração tradicional, é uma cirurgia, envolve riscos e deve ser tratada como tal.

Ainda que a quantidade de gordura que o paciente deseja retirar seja pequena, o mais correto é que candidatos à lipoaspiração recorram exclusivamente a médicos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Estes profissionais não realizam procedimentos cirúrgicos fora de um Centro Cirúrgico e possuem todo o conhecimento técnico necessário para lidar com qualquer complicação que possa acontecer. Além disso, na maioria das vezes esses profissionais são mais capacitados, estando aptos a alcançar melhores resultados. Convencionou-se a dizer que a mini lipo nada mais é do que uma pequena lipoaspiração.Vale à pena economizar quando estamos falando de saúde e beleza?


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário