Veja as características e os benefícios dos 10 melhores alimentos para o ser humano


Melhores alimentos para o ser humanoUma alimentação saudável tem uma série de benefícios não só para o corpo, mas para a mente também. Quando nos alimentamos bem nos sentimos bem, e quando nos sentimos bem ficamos mais felizes, mais produtivos, mais dispostos e por aí vai. O que se vê é uma tendência cada vez maior em relação à vida saudável, seja sobre alimentação, hábitos, estilo de vida, etc. Então, por que não aderir a essa tendência começando por uma alimentação de qualidade? Para lhe ajudar a começar, fizemos uma lista com os 10 melhores alimentos para o ser humano, confira.

Melhores alimentos para o ser humano

1. Maçãs

Melhores alimentos para o ser humano - maçãsAs maçãs são muito ricas em antioxidantes, substâncias importantíssimas no combate aos radicais livres. O excesso de radicais livres no organismo pode contribuir para o surgimento de alguns problemas, tais como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento. Além disso, complicações mais sérias como artrite e arteriosclerose podem acontecer.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, disseram que as maçãs podem ser chamada de “frutas milagrosas”. No estudo realizado, os investigadores descobriram que as mulheres de maior idade que começaram a comer maçãs todos os dias tiveram uma queda de 23% nos níveis de colesterol ruim (LDL), e um aumento de 4% nos níveis de colesterol bom (HDL), em apenas 6 meses.

2. Amêndoas

Melhores alimentos para o ser humano - AmêndoasEm segundo lugar da nossa lista do 10 melhores alimentos estão as amêndoas. Essas frutas oleaginosas são ricas em nutrientes, incluindo magnésio, vitamina E, cálcio, ferro, fibras e riboflavina.

Um artigo científico publicado pela revista “Nutrition Reviews” revelou que as amêndoas dão suporte às funções do cérebro, ajudam a prevenir doenças cardíacas, auxiliam na perda de peso, melhoram o funcionamento do sistema digestivo e ajudam a manter os níveis de colesterol saudáveis.

3. Brócolis

Melhores alimentos para o ser humano - BrócolisO brócolis é um vegetal rico em fibras, minerais (cálcio e potássio) e possui fito nutrientes.

Esse último é um composto que reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns cânceres.

O brócolis também contém boas quantidades de vitamina C, bem como o betacaroteno, um poderoso antioxidantes.

4. Peixes oleosos

Melhores alimentos para o ser humano - Peixes oleososExemplos de peixes oleosos incluem o salmão, a truta, a cavala, a sardinha e as anchovas.

Mais de 30% do filé desses peixes contém esses óleos, especificamente os ácidos graxos e o ômega-3.

Essas substâncias são conhecidas pelos seus benefícios ao coração e ao sistema nervoso.

5. Batata doce

Melhores alimentos para o ser humano - Batata doceAs batatas doces são ricas em fibras alimentares, betacaroteno, carboidratos complexos, vitamina C e vitamina B6. Entre os benefícios da batata doce incluem o auxílio no controle de açúcar no sangue, o aumento da imunidade, o auxílio na digestão e ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer. Fácil entender o porquê da batata doce estar entre os 10 melhores alimentos do mundo.

6. Abacate

Melhores alimentos para o ser humano - AbacateEssa fruta é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, bem como a vitamina K e a vitamina E. O abacate também tem um altíssimo teor de fibras, 25% solúveis e 75% insolúveis.

Estudos têm mostrado que o consumo regular de abacate reduz os níveis de colesterol no sangue. O extrato de abacate está sendo estudado a fim de verificar se eles podem ser úteis para o tratamento do diabetes e da hipertensão.

Além dos benefícios já mencionados, estudos mostraram que o abacate pode ajudar na perda de peso, na prevenção de certos tipos de câncer, na melhora da saúde dos olhos e redução dos sintomas da artrite.

7. Aveia

Melhores alimentos para o ser humano - AveiaA aveia também faz parte da lista dos 10 melhores alimentos, e não poderia ser diferente. Estudos tem demonstrado que se você comer uma tigela de aveia todos os dias, seus níveis de colesterol, especialmente se eles estiverem muito altos, vão cair consideravelmente.

A agência americana FDA (Food and Drug Administration), concordou que os alimentos com altos níveis de flocos de aveia ou farelo de aveia em sua composição podem incluir nos rótulos os benefícios cardiovasculares que esse componente possui.

A aveia é rica em carboidratos complexos e em fibras solúveis em água, o que auxilia na digestão e ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue.

8. Couve

Melhores alimentos para o ser humano - CouveO couve não poderia ficar de fora da lista dos 10 melhores alimentos para a saúde do ser humano. Esse vegetal é rico em vitaminas (A, C e K), ferro, cálcio e potássio.

Utilizado muito nos sucos detox, o couve tem uma série de benefícios para o nosso organismo, como o auxílio nas funções cerebrais, na prevenção de doenças cardíacas, do câncer, no combate as infecções entre outros.

9. Alho

Melhores alimentos para o ser humano - AlhoDe todos os alimentos dessa lista, o alho talvez seja o menos apreciado. No entanto, isso não significa que ele não tenha seus benefícios. O alho é rico em manganês, cálcio, fósforo, selênio e vitaminas B6 e C. Por isso, esse alimento é benéfico para os ossos e para à tireoide.

Além disso, estudos indicaram que o alho combate as gripes e os resfriados, ajuda na prevenção de doenças do coração, auxilia no combate às bactérias e aos parasitas e ajuda a purificar o sangue.

10. Espinafre

Melhores alimentos para o ser humano - EspinafreE por último na lista dos 10 melhores alimentos vem o espinafre. Esse vegetal integra o time dos alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os benefícios do espinafre incluem o combate as infecções, a melhora do sistema imunológico, o fortalecimento dos ossos, dentes e tendões, o auxílio nos processos digestivos e a auxílio na prevenção do câncer.

Esses são os alimentos que você deveria consumir de forma constante. Faça um teste, comece uma dieta que contenha pelo menos 3 desses alimentos por dia e veja como seu organismo reage após um determinado período.

O artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também…
12 dicas de alimentos para substituir o jantar e comer sem culpa
Veja os principais benefícios de suco de couve
Os piores alimentos para o ser humano
Informações sobre o uso e os benefícios de produtos naturais
O que comer no café da manhã?


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário