Você conhece os fundamentos da medicina ortomolecular?


A medicina ortomolecular é algo um tanto recente no Brasil, não sendo tão conhecida quanto outras práticas medicinais. A sua atuação, como especialidade médica, é voltada para o gerenciamento da saúde física e mental, agindo para prevenir as doenças e não propriamente para sua cura, buscando corrigir os desequilíbrios das funções celulares em seu nível bioquímico-molecular e impedindo que fiquem doentes ou frágeis. Com isso, a medicina ortomolecular propõe-se a unir esforços com os tratamentos convencionais, trazendo de volta a saúde em menor tempo e com menos efeitos colaterais.

O princípio utilizado pela medicina ortomolecular é baseado em vitaminas, minerais e aminoácidos, que são utilizados em sua forma natural, no próprio organismo, mantendo o equilíbrio necessário no metabolismo principalmente pela sua atuação no combate e destruição dos radicais livres.

A palavra ortomolecular foi aplicada pelo criador da medicina ortomolecular, Linus Pauling, falecido em 1994 aos 93 anos de idade, cientista premiado duas vezes com o Prêmio Nobel, de Química em 1994 e da Paz em 1962. Sua proposta com essa modalidade de cuidado com a saúde é voltada para a correção dos desequilíbrios ou deficiências cerebrais através do uso correto de vitaminas e outros nutrientes, tendo como alternativa a administração de drogas psicoativas sintéticas. Seus estudos lhe renderam o título de pai da Biologia Molecular.

Linus Pauling estudou as vitaminas, defendendo o seu uso como base bioquímica para as reações celulares em todo o complexo do organismo humano, trazendo resultados comprovados para sua utilidade. Ao mesmo tempo, publicou uma monografia sobre a alteração das moléculas de hemoglobina na anemia falciforme, a primeira doença molecular descoberta, e isso deu início à medicina ortomolecular.

Atualmente já sabemos da existência de outras doenças moleculares, como a fenilcetonúria, que pode ser tratada com a retirada do aminoácido fenilalanina, e a galactosemia, cuja cura pode ser feita através da retirada do leite da alimentação. Esses estudos fizeram com que ele se voltasse para o desenvolvimento da Bioquímica da Nutrição.

Pauling conseguiu estender o conceito ortomolecular a todas as áreas da medicina, aplicando a tese de que devem haver moléculas certas em concentrações certas, usando essa abordagem para a prevenção e o tratamento de doenças, fazendo com que as pessoas voltassem a ter saúde apenas baseadas nas ações fisiológicas e enzimáticas de determinados nutrientes presentes no organismo.

Hoje sabemos que a medicina ortomolecular é uma orientação terapêutica que tem como objetivo a restauração molecular de concentrações normais das substâncias necessárias ao organismo, fazendo com que ajam em benefício da própria saúde.

Os fundamentos da medicina ortomolecular.

A medicina ortomolecular está fundamentada em dois princípios básicos, como podemos ver a seguir:

1.Nutrologia

A nutrologia é uma especialidade médica voltada para a qualidade da alimentação, verificando as necessidades de calorias diárias para cada pessoa, de acordo com sua atividade física, com sua fisiologia e com seu ritmo de vida, adequando os nutrientes de acordo com as necessidades do organismo.

A nutrologia busca manter o equilíbrio metabólico e energético dos indivíduos, desde os nutrientes essenciais, que podem ser ingeridos pela alimentação, até os suplementos necessários para a manutenção da saúde.

2. Ambiente

O ambiente é essencial para a medicina ortomolecular estudar o indivíduo, detectando e corrigindo intoxicações que possam vir do ar, do solo e da água, bem como das substâncias ingeridas pelo indivíduo juntamente com os alimentos (e aí se encaixam os corantes, conservantes, acidulantes, adoçantes, minerais tóxicos e agrotóxicos).

Ao mesmo tempo, o ambiente também pode fornecer informações sobre as fontes de radiações nocivas, usando meios para evitá-las promovendo o saneamento, melhorando as condições de moradia e do ambiente de trabalho, considerando, portanto, que o ser humano deve ser analisado como um complexo montado sobre sua própria estrutura física e sobre o ambiente em que está instalado.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário