Você sabe o que é medicina natural, ou naturopatia?


A medicina natural, ou naturopatia, é uma das terapias alternativas à medicina tradicional, buscando fazer com que o corpo possa curar-se e manter-se com saúde. Os adeptos da medicina natural usam recursos como ervas e alimentos, em vez de medicamentos sintéticos e procedimentos cirúrgicos para curar diversas doenças.

Medicina naturalCom essa alternativa, os doentes buscam outras modalidades de tratamento, praticando uma visão holística de assistência ao doente, com meios que possam ser feitos juntamente com a medicina tradicional.

A medicina natural teve o nome de naturopatia cunhado por John Scheel e Benedict Lust, no final do século XIX e princípio do século XX, passando essas terapias a ser motivo de estudos de diversos especialistas. Uma das práticas adotadas pela medicina natural é tratar cada paciente como se fosse único, buscando os tratamentos específicos para cada caso.

Desde 2003 a naturopatia é reconhecida como especialidade da medicina tradicional, havendo muitos médicos naturopatas em atividade. Esses médicos desenvolvem técnicas para encontrar uma causa paralela às doenças, buscando compreender, além dos problemas de saúde, o estado emocional dos pacientes em exames que podem incluir não somente os tradicionais, como a medição da pressão arterial, mas também a situação física das unhas, da língua e dos ouvidos, além de observar a fala.

Técnicas utilizadas na medicina natural

A medicina natural, entre outras utiliza as seguintes técnicas para buscar a cura dos pacientes:

  • Mudança na alimentação;
  • Uso da fitoterapia (através de chás e de suplementos alimentares naturais);
  • Hidroterapia;
  • Massagens terapêuticas;
  • Iridologia para busca de diagnósticos;
  • Correção da postura;
  • Argiloterapia (utilização de argila no corpo ou nas partes afetadas);
  • Ventosoterapia (uso de ventosas para eliminar os problemas).

A medicina natural busca que as pessoas encontrem uma nova filosofia de vida, fazendo com que um dos pontos mais importantes seja a cura através da alimentação correta. Segundo esse princípio, a boa alimentação acompanhada de programas adequados trazem o equilíbrio orgânico, melhorando o estado físico do paciente.

Desta maneira, o organismo consegue recuperar o seu correto funcionamento, fazendo a prevenção de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e outros, que geralmente são diagnosticados tarde demais.

De acordo com esses princípios, a medicina natural considera que o organismo humano é capaz de suportar algumas doenças que, se tratadas a tempo, poderão ser revertidas e completamente curadas.

A alternativa de uso da medicina natural tem trazido bons resultados, principalmente em virtude de sua eficácia em determinados casos e de seu baixo custo, mostrando que com uma boa orientação, a maior parte das pessoas consegue manter a saúde, obtendo até mesmo maior expectativa de vida.

Com a aplicação de técnicas de naturopatia, o paciente é ajudado na cura de suas doenças, eliminando os obstáculos criados por um estilo de vida menos saudável, estabelecendo novos métodos internos e externos e removendo as causas primárias de doenças em vez de curar apenas os sintomas.

Para os naturopatas é importante que as pessoas prestem atenção nos sinais que o organismo envia, que devem soar como alertas para que um indivíduo busque saber as causas desses sinais, podendo encontrar mais rapidamente a cura e livrar-se de problemas futuros.

Dessa maneira, não basta apenas tomar um medicamento antifebril ao apresentar-se a febre, devendo-se lembrar que a febre é um sinal enviado pelo organismo de que algo não está correndo bem com algum órgão do corpo. Buscando essa causa, a pessoa tem condições de cortar o mal pela raiz, tratando especificamente da causa e eliminando a possibilidade de agravar-se o seu estado de doença. Considerando por esse lado, se o paciente buscar medicamentos para baixar a febre, o corpo tornará a enviar novamente o sinal, mas o mal estará agravado.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário