Veja como viver em alto astral com os métodos da Medicina Ayurveda


Métodos da Medicina AyurvedaSe você adora uma massagem ou um bom tratamento de beleza, precisa conhecer os métodos da Medicina Ayurveda que, dentre outros benefícios, harmoniza corpo, mente e espírito. Desenvolvida na Índia há mais de sete mil anos é um dos mais antigos métodos medicinais existentes. Por ser uma técnica eficiente e de baixo custo, ela está presente no mundo todo, inclusive no Brasil, onde é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas.

Medicina Ayurveda: A tradição indiana, que nos dá dicas de como viver em alto astral e com mais energia. Ótimos métodos para se sentir renovado!

Para que qualquer indivíduo esteja saudável, é necessário que os tecidos de seus organismos também estejam: e isso só é possível através de uma boa alimentação. O que o paciente pode (ou não) comer é decidido ao observar o seu estado atual e se há algum desiquilíbrio.

Segundo a tradição da medicina Ayurveda, tudo o que há no universo (inclusive os seres humanos) foram formados pelos cinco elementos: água, fogo, ar, terra e éter. Quando falta um desses elementos no nosso organismo, originam-se as doenças.
Quando há equilíbrio, conseguimos absorver os nutrientes necessários para fortalecer os tecidos do nosso corpo; Contudo, quando o organismo não está em equilíbrio, a capacidade digestiva diminui: o que compromete a saúde. Não basta se alimentar de forma adequada: tem de haver esse equilíbrio, para que o corpo retenha tudo aquilo que os nutrientes podem oferecer.

Compensa-se a falta de equilíbrio ao descobrir o que falta no nosso corpo, que é o que os indianos chamam de doshas. Há três tipos deles: vata, pitta e kapha, cada um com características muito específicas, que você poderá conferir a seguir:

Métodos da Medicina Ayurveda

Vata: atividades físicas mais tranquilas; atividades de concentração (como pintura, bordado e leitura); tomar sol sempre; comer alimentos quentes (de sabores ácidos, doces e picantes), em pouca quantidade, várias vezes ao dia; procurar estabilidade e segurança; tomar banhos quentes; massagens com movimentos lentos e firmes.
Pitta: atividades físicas em que não haja competição; trabalhos voluntários e doações; procurar paisagens com frio; pratos substanciais doces, amargos ou adstringentes, sem muitos condimentos; exercitar a calma e a flexibilidade; banhos frios; massagens com movimentos firmes em ritmo moderado.
Kapha: atividades físicas intensas; dançar e caminhar em lugares secos; exposição ao sol; jejuns periódicos e abusar de sabores picantes, amargos e adstringentes; cultivar o desapego e promover a mudança de hábito; banhos quentes; massagens com movimentos profundos e rápidos.
Porém, além dessas sugestões há algumas que são indicadas para todos: acordar cedo e dormir antes das dez da noite; tomar água com uma gota de limão, em jejum; consumir poucos líquidos durante as refeições; não comer sem fome nem quando estiver sob efeito de energia negativa (tristeza, raiva, etc.); oferecer amor as pessoas e cultivar sempre o pensamento positivo.

Com a medicina Ayurveda se obtém excelentes resultados: ela contribui com a cura de muitas doenças (dependência química, alergias, depressão, etc.), auxilia na desintoxicação do organismo, fortalece o sistema imunológico, rejuvenescimento, maior mobilidade das articulações, aceleração da circulação linfática, emagrecimento, dentre outros.
Porém, dentre todos os benefícios o melhor é o fato de poder viver de forma mais harmoniosa e feliz… Vale ou não a pena?

Veja também:
Saiba quais são as terapias usadas na medicina alternativa

Saiba mais sobre a culinária japonesa, uma das mais saudáveis do mundo
Conheça hábitos saudáveis de diversas populações do mundo
Medicina Alternativa, saude e plantas medicinais


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário