Os 7 mandamentos do emagrecimento sustentável


As dietas radicais costumam trazer muitas ilusões com as suas promessas de perda de peso rápida. Ocorre que normalmente, por não seguirem os “mandamentos do emagrecimento”, elas provocam resultados apenas nos primeiros dias, devido à eliminação de líquidos abundante nesse momento inicial da restrição alimentar. Depois ficamos tão ansiosos, famintos e fracos, que nos entregamos vorazmente aos alimentos engordativos.

Sete mandamentos do emagrecimento sustentável

Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

Por incrível que pareça, as mudanças de comportamento mais simples são as que mais produzem efeitos sustentáveis, ou seja, mudanças que realmente reduzem peso sem aquele conhecido efeito sanfona. Essas mudanças de atitudes podem ser organizadas no que chamamos de: “Os sete mandamentos do emagrecimento rápido e sustentável”.

7 mandamentos do emagrecimento

Conheça os sete mandamentos do emagrecimento rápido e sustentável.

: Durma bem!

Pois é, o primeiro mandamento trata justamente de manter boas horas diárias de sono. Entre sete e oito horas está ótimo. Quando dormimos mal, nosso corpo reduz o metabolismo para economizar energia, e acabamos acumulando gordura e líquido. O sono eficaz ajuda a manter a “fogueira do metabolismo” sempre bem acesa.

: Coma de três em três horas.

Essa é mais uma dica importante e que costuma levantar polêmicas e dúvidas. Isso ocorre porque até pouco tempo atrás as dietas eram baseadas em grande restrição de alimentos por grandes períodos de tempo. As pessoas começaram a perceber que essa atitude não era capaz de provocar perda de peso, pois o corpo também entra em um estado de redução do metabolismo quando deixamos de nos alimentar regularmente. Por sua vez, quando comemos com regularidade, mantemos nosso metabolismo a todo o vapor.

: Pelo menos meia hora de exercícios todos os dias.

Estudos do Colégio Americano de Medicina do Esporte garantem que trinta minutos de atividade física pelo menos cinco dias da semana já são capazes de provocar uma perda de peso satisfatória, além da redução das chances do desenvolvimento da diabetes, colesterol alto e hipertensão.
É claro que quanto mais exercício fizermos, mais observaremos bons resultados. Por isso, caso arranje mais um tempo para se dedicar às atividades físicas, mergulhe bem fundo!

4º: Não vá para a cama de barriga cheia.

Perto da hora de dormir, evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos ou em gordura. Durante a noite nosso corpo não processa tanto os alimentos, porque ele já está em um momento de desaceleração. O ideal é consumir apenas alimentos leves, como frutas, iogurtes, sucos, sopas ou suplementos com baixo teor de açúcares.

5º: Almoço é hora de olhar sistematicamente para o prato.

A primeira coisa é ter cuidado com pratos e copos de tamanho grande, que nos fazem consumir mais alimentos do que nossa fome necessita.
Em segundo lugar, cabe salientar que o prato deve ser medido sempre que possível da seguinte forma: ¼ de proteína (carnes, frangos ou peixes), ¼ de grãos (feijão, arroz, grão de bico, lentilha, etc.) e 2/4 de salada e legumes.

6º: Beba água

Beba pelo menos dois litros de água todos os dias. E atenção: nos dias em que fizer exercício físico intenso, cabe aumentar esse volume ingerido. A água reduz a nossa fome, por manter nosso estômago cheio por um tempo, e ajuda a reduzir a absorção intestinal de gordura. (Veja a Importância da água: saiba mais sobre seus benefícios)

7º: Suco verde, já!

O suco verde é o alimento ideal para iniciar o dia. Ainda em jejum, leve uma fruta (maçã, abacaxi, melão, melancia), uma folha (couve, alface, hortelã) e um legume (pepino é o ideal) ao liquidificador e beba 300 ml do suco. Pesquise outras receitas de suco, para não cansar.

Conclusão 
É notável que o segredo do emagrecimento não está apenas em reduzir a ingestão de alimentos, mas, sobretudo, em aumentar o consumo dos alimentos e melhorar a maneira que ingerimos. Siga os sete mandamentos do emagrecimento e curta os resultados!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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